Vale a pena financiar um sistema fotovoltaico?
O uso das usinas solares está crescendo consideravelmente no nosso país. A intensa variação da tarifa energética, a instabilidade no sistema de fornecimento, além das constantes crises hídricas que fazem a eletricidade pública ficar mais cara, impulsionam o crescimento do solar fotovoltaico no Brasil.
O jeito mais fácil de uma pessoa adquirir os sistemas fotovoltaicos, é o financiamento bancário. Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a geração distribuída cresceu 200% e a expectativa é de que, até 2029, existam mais de 1,3 milhão de brasileiros produzindo a própria eletricidade.
As instituições bancárias estão oferecendo opções de financiamento cada vez mais atrativas para o consumidor. Então, vale mesmo a pena investir em um sistema fotovoltaico através do financiamento? É isso que responderemos a seguir.
O que a energia solar me oferece?
Antes de irmos direto ao financiamento, vamos provar para você que a energia solar oferece muitas vantagens. Vamos lá!
Economia
O primeiro motivo é o mesmo que levou milhares de brasileiros a investirem em energia solar. A economia na conta de luz.
Quando você decide orçar um sistema fotovoltaico, a empresa que você escolheu irá projetar, com base no seu consumo mensal de energia elétrica e nas condições climáticas do local, qual será a configuração do seu sistema. Dentro das especificidades desse projeto, é definido a quantidade de placas, o local de instalação, o melhor inversor etc.
Dessa forma, o seu sistema fará com que você deixe de consumir a energia da rede da distribuidora e abata completamente os seus gastos com energia.
É isso mesmo, pois com a instalação de um sistema fotovoltaico, você consegue uma economia de até 95% na sua conta de energia mensalmente.
Vale lembrar que a sua fatura de energia só não virá zerada pois você continua pagando a taxa de disponibilidade e uso da rede. Essa taxa é obrigatória para todos os consumidores de energia elétrica.
O que eu pago na conta de luz? Descubra aqui.
Agora pense bem. Um sistema fotovoltaico possui a vida útil avaliada em 25 anos. Já imaginou a economia que você terá ao longo desse tempo? Vale ou não vale a pena investir em energia solar? Vale e muito!
Proteção
Além das altas taxas de economia propiciadas pelos sistemas fotovoltaicos, eles ainda oferecem proteção para a sua casa ou empresa. Estamos falando da proteção contra a inflação energética.
Com a crise que se instaurou no setor elétrico do Brasil, o preço da energia elétrica sobe constantemente, atingindo níveis que outrora seriam inimagináveis. Esse aumento machuca o bolso do consumidor que se vê com um serviço caro e improdutivo.
O baixo nível de água nos reservatórios e o acionamento de usinas termelétricas, somada aos erros de gestão dos governos passados, estão gerando e vão gerar gastos e dívidas que serão pagos pelo consumidor brasileiros nos próximos anos. Infelizmente, quem não conta com um sistema de energia solar nada pode fazer para enfrentar o problema.
No entanto, quem possui um sistema fotovoltaico fica livre desses aumentos e até se beneficia com eles.
Pensa comigo: Conforme o valor da conta aumenta, o valor economizado por você também aumenta, pois o seu sistema produz independente do preço da fatura de energia. Investir em energia solar significa economia e proteção.
Valorização imobiliária
Se você fosse sair para comprar uma casa hoje, qual você escolheria: Uma normal ou uma que possui geração própria de energia? Claro que seria a segunda opção.
Por causa disso, quando você investe em energia solar seu imóvel é valorizado imediatamente. Isso também vale para centros comerciais e industriais.
Uma pesquisa realizada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, descobriu que as pessoas estão dispostas a pagar até 15 mil dólares a mais por uma casa com placas solares instaladas.
O futuro proprietário imagina de cara a economia que terá com a geração do sistema e por isso está disposto a pagar mais.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é outro motivo muito importante que justifica o investimento em energia solar.
É do conhecimento de todos que o sol é uma fonte de energia renovável e é a mais importante para a manutenção da vida humana.
Por causa desse potencial energético e da sustentabilidade que envolve a transformação da energia solar em energia elétrica, a geração solar fotovoltaica se espalha mais que qualquer outra hoje no mundo.
A transformação da luz do sol em energia acontece dentro das células fotovoltaicas, sendo um processo 100% limpo e sem emissão de nenhum gás poluente na atmosfera.
Além de gerar economia, proteção e valorização, investir em energia solar significa diminuir os impactos ambientais comumente causados na natureza.
Retorno sobre o investimento
Se todos os motivos acima ainda não te convenceram, daremos o último que com certeza vai te fazer repensar. Estamos falando do retorno do investimento.
Diferente da compra de um carro ou um apartamento, a instalação de uma usina solar não é apenas um gasto, mas sim um investimento.
Números afirmam que você pode lucrar até 10 vezes o que você gastou quando instalou seu sistema fotovoltaico. Claro que isso depende diretamente do tamanho e da vida útil da sua usina, mas não deixa de ser um valor expressivo.
No Brasil a média para ter lucratividade com seu sistema leva em média 3 anos. Mas atenção. Lucratividade aqui é diferente de economia. É muito importante dizer que quando você instala seu sistema fotovoltaico, a economia é imediata.
Imagina que você financie sua usina em 5 anos. Ainda terá 20 para curtir energia elétrica sem pagar essas contas altas de luz.
Hoje em dia, não existe solução mais vantajosa que a instalação de um sistema fotovoltaico. Por isso, é nela que você deve investir.
Para frisar ainda mais essa questão do retorno sobre o investimento feito, podemos comparar as taxas de lucro de uma usina solar com as de outros investimentos, como CBD (Certificado de Depósito Bancário) e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
O CDB é um depósito bancário a prazo, isto é, um produto comumente oferecido pelos bancos. Sua taxa de rendimento gira em torno de 3%.
O CDI, ou Certificados de depósitos interbancários são títulos emitidos pelos bancos em forma de captação ou aplicação de recursos excedentes. Seu rendimento pode atingir até 5%.
Claro que essa porcentagem de lucro pode variar de acordo com o investimento que você fizer, mas o rendimento continua sendo bem baixo.
O que vocês podem não saber, no entanto, é uma usina solar pode te gerar até 20% de lucratividade sobre o investimento. Isso porque o sistema gera muita economia.
Você não gasta quando compra um sistema fotovoltaico. Você investe o seu dinheiro para que ele trabalhe para você e volte em forma de lucratividade.
O financiamento de energia solar vale a pena?
Os sistemas fotovoltaicos são extremamente versáteis e atendem a residências, indústrias, comércios e setores do agronegócio. Outrora, o valor desses investimentos poderia representar uma dificuldade para os consumidores.
No entanto, já existem várias linhas de financiamento que visam facilitar o acesso e incentivar os potenciais clientes a investirem nessa tecnologia.
Inúmeras instituições – públicas ou privadas oferecem opções de financiamento diferentes para os mais variados clientes. Como dissemos acima, o retorno sobre o investimento em energia solar é garantido, podendo acontecer entre 3 e 5 anos, dependendo do tamanho da usina.
Nós da Insol Energia, temos linhas de financiamento específicas para vocês. Procuramos sempre oferecer as melhores soluções para os nossos clientes.
Podemos afirmar que, levando em conta todas as vantagens dos sistemas fotovoltaicos, o financiamento de energia solar vale muito a pena. Vale lembrar que você deve pesquisar o mercado e fechar seu contrato com uma empresa confiável.