
Como se proteger dos aumentos na conta de luz?
Qualquer adulto nos dias de hoje sabe o que é inflação. No entanto, a inflação energética é um termo que muitas pessoas ainda não entendem.
Por isso, hoje vamos trazer esse tema que apesar de parecer algo muito técnico, permeia a vida de todos e influencia profundamente a realidade de qualquer consumidor brasileiro.
Portanto, o papo de hoje é com você que quer aprender tudo sobre inflação energética e deseja se proteger dela.
O que é inflação?
Antes de ir direto ao ponto e explicar o conceito de inflação energética, precisamos ir na origem da palavra inflação.
De acordo com o dicionário, inflação é o mesmo que aumento geral, sistemático e contínuo
dos preços que, juntamente com a diminuição do poder aquisitivo da população, provoca uma enorme desvalorização do dinheiro. Em termos mais simples a inflação é o aumento constante de preços de bens e serviços, reduzindo dessa forma o poder de compra do dinheiro.
No Brasil, temos vários índices de preços, mas o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o mais utilizado como referência para determinar a inflação.
Quais são as principais causas da inflação?
Procurando explicar as causas da inflação de forma mais visual para vocês, elencamos em uma imagem como a inflação acontece.
Quais as consequências da inflação?
A inflação é definitivamente muito ruim. Além de gerar incertezas no mercado econômico, ela desestimula os investimentos internos e externos e prejudica o crescimento da economia.
Como os preços de diversos produtos ficam distorcidos, o mercado vive um tipo de incoerência financeira, com altas taxas de ineficiência. As pessoas por sua vez, por causa dessa variada relação de preço perdem a noção do valor das coisas, e dessa forma fica difícil avaliar o que está caro ou barato.
Muitas pessoas acreditam que o governo se beneficia com o aumento da inflação. Para quem comanda a nação, as altas taxas de inflação aumentam o custo da dívida pública e na prática isso é o mesmo que perder dinheiro.
Afinal de contas, o que é inflação energética?
A inflação energética nada mais é do que a inflação aplicada sobre o custo da eletricidade. É a taxa de aumento do preço da conta de luz em algum período.
Aqui na Insol Energia, focamos muito na inflação energética e protegemos nossos clientes dela. Acreditamos que o impacto desse aumento machuca o bolso do consumidor e ainda deixa ele refém de um sistema que vive defasado.
Segundo o Ilumina (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético), nos últimos 20 anos, as faturas de energia subiram 107%.
Esses dados alarmantes só perdem para o prognóstico futuro em termos de preocupação. Ao observar o nível de alavancagem das empresas do setor elétrico, existem fortes razões para acreditar que os índices de aumentos futuros serão ainda maiores.
Qual a relação do sistema fotovoltaico com a inflação energética?
Lembra quando falamos no início que ao longo do texto iríamos te ensinar sobre as melhores formas de se livrar da inflação energética? Esse momento chegou.
Bom, se a energia fotovoltaica é capaz de diminuir em até 98% seus gastos com eletricidade, ela se apresenta como uma ótima e assertiva opção contra a inflação energética.
Já que a produção de energia fotovoltaica é proveniente do sol, ao instalar esses sistemas você trava o seu consumo de energia por pelo menos 25 anos.
Vejamos um simples exemplo. Se uma empresa, que não conta com energia solar, gastava em média R$3.000,00 de energia por mês, hoje ela gasta R$10.000,00.
Se esta empresa tivesse um sistema fotovoltaico instalado desde aquela época, ela estaria economizando cerca de 95% da sua conta de energia.
Descubra como economizar com energia solar.
Quer se proteger da inflação energética?
Agora que você já sabe o que é inflação energética e aprendeu como se proteger dela, não tem mais desculpas para não investir em um sistema fotovoltaico. A inflação energética corrói o poder de investimento da empresa e desvaloriza qualquer crescimento que ela possa almejar.
Quer se proteger? Fale conosco e solicite uma cotação para instalar um sistema fotovoltaico no seu comércio, indústria ou residência. Teremos o maior prazer em atendê-los.
Saiba que a proteção contra a inflação energética é só um dos benefícios da energia solar. Contar com liberdade energética, economia mensal, proteção contra os aumentos na conta de luz, o retorno sobre o investimento e a sustentabilidade são mais algumas vantagens que só a instalação de uma usina solar proporciona. Basta você decidir e investir.
Hoje existem variadas formas de financiar seu sistema fotovoltaico. A Insol Energia inclusive, oferece uma gama de possibilidades de financiamento e aquisição de um sistema fotovoltaico que sem dúvidas cabe no seu bolso.
Se você ainda tem dúvidas a respeito da inflação energética e da aquisição de um sistema fotovoltaico, entre em contato conosco. Estamos sempre disponíveis para atendê-los.