Deprecated: Creation of dynamic property BlogController::$page is deprecated in /home3/insole60/public_html/site/controllers/blog-controller.php on line 12

Deprecated: Creation of dynamic property BlogController::$pageReturn is deprecated in /home3/insole60/public_html/site/controllers/blog-controller.php on line 14

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home3/insole60/public_html/site/controllers/blog-controller.php:12) in /home3/insole60/public_html/app/classes/class-MainController.php on line 210

Deprecated: Creation of dynamic property BlogController::$news is deprecated in /home3/insole60/public_html/site/controllers/blog-controller.php on line 64
Principais cidades produtoras de café em Minas Gerais

Principais cidades produtoras de café em Minas Gerais

Minas Gerais é um estado de grande impacto econômico no Brasil. E dentre as principais atividades desenvolvidas no estado, a produção de café se destaca. Acompanhe com a gente e conheça as principais cidades produtoras de café do Estado.

Todo mundo sabe que Minas Gerais é conhecido por ser um dos maiores polos de produção de café do Brasil.

Além de ser o estado responsável pela maior safra de café do país, Minas Gerais se destaca também por produzir os melhores cafés especiais do Brasil, com seus grãos sendo bem avaliados anualmente.

Pensando nisso hoje vamos falar sobre as principais cidades produtoras de café de Minas Gerais. E de quebra vamos te mostrar como a energia solar pode auxiliar todos os produtores do estado.

Está preparado? Então vem com a gente.

São Lourenço / Carmo de Minas

Na região que é famosa por ter os melhores cafés especiais do mundo, é possível fazer um passeio pelas lavouras, conhecer o processo de produção e ao final da rota, participar de uma degustação especial.

A cidade ainda oferece o famoso e revigorante banho de café. É uma experiência única que atrai muitos turistas para a região.

O clima e a tipografia das cidades favorecem o plantio do café, que recebe notas altíssimas em suas avaliações.

Manhuaçu

Considerada uma das cidades polo da produção no Brasil, Manhuaçu conta com fazendas que recebem visitação, onde é possível acompanhar o processo produtivo.

A cidade tem diversos pontos turísticos ligados ao café, realizando em 2019 a primeira festa do café. Infelizmente, devido a pandemia a festa não foi realizada em 2020 e nem nesse ano. Mas existe uma expectativa dela ser realizada no próximo ano.

Quem passa de carro por Manhuaçu pode observar como as plantações de café que estão nas áreas rurais da cidade.

Santa Rita do Sapucaí

Beneficiada por seu clima e topografia, a produção de café no município é tradicional e forte. A cidade é famosa por suas cafeterias e tem uma cultura bastante feminina no empreendedorismo, com as mulheres a frente dos principais empreendimentos de café da cidade.

O clima da cidade, que está localizada no sul de Minas Gerais favorece a plantação do café, sendo a principal atividade econômica do município.

Carangola

Localizada na região da Zona da Mata, o município possui relevo acidentado, chuvas, solo e média de 700 metros de altitude, que favorecem a produção do café na região.

No entanto, apesar de ser um local com ótimas condições climáticas para ao cultivo do café, a maioria da produção da cidade provém da agricultura familiar, com trabalhos manuais de colheita e secagem do grão.

Patrocínio

A cidade de patrocínio está localizada na região do cerrado mineiro. O município vem se desenvolvendo cada vez mais na produção do café, conquistando amantes no país inteiro. Patrocínio é a maior cidade produtora do Brasil, referência no cultivo do grão arábica, além de ser conhecida pela alta qualidade e produtividade dos grãos.

Alfenas

Alfenas é outra cidade mineira que se destaca pela produção de café. Localizada no sul de Minas Gerais, a cidade conta com um clima propícia para a produção do café, assim como outras cidades do sul do estado.

Além do café, Alfenas se destaca por ser um dos maiores pontos turísticos do estado, sendo uma porta de entrada para o famoso lago de furnas.

Santo Antônio do Amparo

Outro município mineiro que se destaca pela produção de café em Minas Gerais é Santo Antônio do Amparo.

A cidade, também localizada no sul do estado, tem uma economia baseada na cafeicultura com aplicação de boas práticas de cultivo, receptividade às inovações tecnológicas, predominância de agricultores familiares, organização e interesse em associativismo.

Varginha

Varginha é um município no sudoeste de Minas Gerais que se destaca como um dos maiores centros de comércio e produção de café do Brasil e do mundo.

A cidade é um polo exportador de café, escoando a grande parte da produção do sul de Minas Gerais, facilitando o comércio de grãos com diversos países.

Além disso, a cidade é equidistante das três maiores regiões metropolitanas do Brasil (Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo).

Café em Minas Gerais

A safra de café no Brasil alcançou 34,6 milhões de sacas em 2020, um crescimento de 41% em comparação com 2019. E Minas Gerais é, de longe, o maior estado da produtor, sendo responsável por 54,9% de toda a produção nacional, segundo levantamento do Conselho Nacional de Abastecimento (Conab).

Quando fazemos um recorte de produção pelo Estado, o Sul e o Centro-Oeste são as regiões que apresentam a produção mais robusta. Essas duas áreas juntas representam 53,3% do total da produção mineira. Zona da Mata, Rio Doce e Central, Alto Paranaíba, Triângulo, Norte Jequitinhonha e Mucuri são outras regiões do estado que produzem café.

É claro que essa enorme produção agrícola tem importante reflexo no setor industrial. De acordo com dados da Gerência de Economia Empresarial da FIEMG, Minas Gerais conta com 10.629 empresas no setor cafeeiro, responsáveis ??por 62.251 empregos.

“O setor cafeeiro possui uma cadeia curta entre fornecedores e compradores, tendo em vista que a maior parte da produção é exportada. Contudo, ele tem um papel relevante na geração de empregos em Minas Gerais e no Brasil ”, explica o economista da FIEMG, Marcos Marçal.

Conheça os principais benefícios da energia solar para plantações de café

Economia

Em tempo de poupar dinheiro, nada melhor que tentar diminuir a sua conta de energia elétrica. Por meio das placas populares e demais equipamentos, que juntos formam um sistema de energia fotovoltaico, é possível reduzir consideravelmente seus gastos com energia elétrica.

Vale lembrar que um sistema fotovoltaico pode ser útil em qualquer área de atuação. Essa alternativa (energia solar fotovoltaica), gera lucratividade a médio prazo e ainda possui um preço justo de investimento.

Muitas pessoas não investem em energia solar fotovoltaica, pois ainda pensam que o investimento na instalação é alto demais. Isso é um conceito que ficou no passado, pois com o aumento das demandas no mercado fotovoltaico, os preços têm uma readequação e hoje cabem no bolso de muitas pessoas.

O custo fica ainda mais baixo quando o sistema começa a gerar lucratividade para a empresa. A diminuição de até 95% nas faturas de energia, deixa as contas da empresa muito mais econômicas.

Sustentabilidade

Nunca antes na história do mundo, tivemos uma preocupação tão alta com a sustentabilidade do nosso planeta. Reflexões sobre o uso ilimitado de recursos não renováveis ??estão surgindo em vários lugares.

Felizmente a energia solar fotovoltaica surge como uma matriz energética sustentável, limpa e totalmente renovável. Além disso, todos os produtos utilizados para a montagem do sistema fotovoltaico, são feitos através de processos que não agridem a natureza. 

Outros benefícios da energia solar fotovoltaica

Além das vantagens citadas acima, a energia solar ainda possui outro diferencial. Se trata da imunidade da informação energética, vantagem que agora atrai mais consumidores prejudicados pelos aumentos provocados pela pandemia.

Por causa disso, diversas empresas e comércios estão apostando na energia solar, e o número de instalações comerciais subiu 74% em relação ao mesmo período de 2020.

Mas vale ressaltar que o principal crescimento das instalações de usinas solares aconteceu no meio rural. Números apontam um aumento de 96% no setor.

Com um consumo elétrico mensal muito alto, aliado a linhas de financiamento incentivadas, é comum para os consumidores do campo conseguirem instalar seu sistema e pagar a parcela com bastante economia na conta.

E aí, gostou de saber como energia solar e produtores de café podem trabalhar juntos? Se quiser saber mais sobre esse mercado, é só entrar em contato conosco.