Preço da conta de luz pode ficar até 14,3% mais cara em 2023
O brasileiro pode se preparar, pois neste ano, é possível que a conta de luz aumente 14,3%. Segundo projeções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa subirá, em média, 5,6%. Em alguns estados, o aumento pode atingir 14,3%. Em linhas gerais, a conta de luz subirá entre 2,7% a 14,3% no país.
Os dados foram apresentados pela Aneel em reunião com o governo de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última semana de janeiro.
Na reunião, a Aneel reforçou que esses resultados podem sofrer alterações até a homologação dos processos tarifários, que sofrem reajustes anuais.
A Aneel também comentou sobre algumas propostas legislativas relacionadas ao setor elétrico, que encontram-se na pauta de aprovação do Congresso, como o projeto de lei 414/2021, que propõe um cronograma de abertura do mercado livre de energia, e o projeto de cunho legislativo que visa acabar com as cobranças vindas das tarifas de transmissão.
Uma coisa é certa. A conta de luz do brasileiro em 2023 vai ficar mais cara. Em alguns estados o crescimento pode ser baixo, mas na grande maioria teremos uma média de 6% de aumento.
Energia solar e conta de luz
Hoje em dia, só existe uma maneira de ficar livre do aumento na conta de luz: produzir sua própria energia. Felizmente, essa alternativa está cada vez mais acessível através das usinas fotovoltaicas.
O aumento da conta de luz no Brasil, fenômeno também conhecido como inflação energética, tem machucado o bolso do consumidor. E nesse contexto surge a energia solar, que permite a instalação de sistemas fotovoltaicos residenciais, levando muita economia para as pessoas.
Pense bem. Ao iniciar o processo de adquirir um sistema fotovoltaico, um engenheiro eletricista irá calcular, com base nas suas contas de luz, seu consumo médio de energia. Com esses números em mãos, ele poderá desenvolver uma usina fotovoltaica capaz de produzir toda a energia que sua casa precisa.
Uma vez que você possui um sistema fotovoltaico instalado em casa, você para de pagar pelos constantes aumentos na conta de luz, já que seus módulos fotovoltaicos produzirão energia suficiente para a sua casa.
A inflação energética é um dos fatores que justificam o crescimento da energia solar residencial, pois é uma solução que leva a economia de verdade.
Além da economia gerada nas faturas de energia, os sistemas fotovoltaicos possuem diversas outras vantagens, como vida útil prolongada (25 anos), retorno sobre o investimento feito, além de ser uma forma 100% sustentável de gerar energia.
Conheça todos os benefícios da energia solar fotovoltaica.
Uma vez que o sistema fotovoltaico garante a produção de eletricidade por décadas, ao instalar este tipo de solução você coloca uma trava nos seus gastos com energia elétrica, por pelo menos vinte e cinco anos.
Quer parar de pagar pelos aumentos na conta de luz agora?
A inflação energética só traz desvantagens. Acaba com o poder de investimento das empresas e com o poder de compra das pessoas.
Quer se proteger e parar de pagar pelos aumentos na conta de luz? Fale conosco e solicite uma cotação para instalar energia solar fotovoltaica na sua casa, empresa ou comércio.