O que é arquitetura sustentável?

O que é arquitetura sustentável?

Conceituando arquitetura sustentável

Arquitetura sustentável nada mais é do que uma adaptação dos princípios já aplicados em um bom planejamento arquitetônico: exploração do entorno, checagem das condições climáticas do local e preocupação com as necessidades do usuário.

Mas existem algumas diferenças. Um projeto arquitetônico sustentável se atenta a três pilares principais:

  • Minimização dos impactos ambientais;
  • Promoção do desenvolvimento social e cultural;
  • Viabilidade econômica.

Dessa forma, um projeto de arquitetura sustentável leva em conta a integração do espaço urbano no qual será inserido e do bem-estar dos usuários, sem deixar de valorizar a cultura e os costumes locais.

Fora isso, um projeto de arquitetura sustentável dá atenção especial a modificações radicais do terreno, investe em eficiência energética e impacta a comunidade onde está inserida através da educação sustentável.

Porque investir em arquitetura sustentável?

Bem-estar físico e emocional

Investir em arquitetura sustentável pode trazer diversas vantagens para os seus empreendimentos. Além do fato de que você está construindo uma “ideologia” sustentável que dará frutos no futuro, o projeto de arquitetura sustentável traz maior bem-estar físico e mental para seus usuários, uma vez que diminui a poluição e torna a relação com o entorno e a vizinhança mais saudáveis.

Valor agregado

A eficiência também é uma das marcas registradas dos projetos arquitetônicos sustentáveis. Dentro do planejamento do projeto, os responsáveis focam na diminuição do desperdício de materiais, água energia. Nunca se esqueça que um projeto sustentável é também um investimento.

Construções que possuem esse tipo de certificado podem ter valorização instantânea no aluguel ou na nova aquisição.

Além disso, os custos de operação e manutenção desses empreendimentos são bem mais baixos em relação às construções tradicionais.

Vitrine e reconhecimento no mercado

Outra vantagem que tem levado muitas empresas a aderir os empreendimentos sustentáveis é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), criado pela Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). O índice é uma ferramenta de análise de empresas que se portam de maneira ecologicamente corretas no mercado e que buscam estimular cada vez mais a sustentabilidade nas suas rotinas administrativas.

Ou seja, além de contribuir para o futuro do planeta, o investimento na arquitetura sustentável também favorece a reputação da sua empresa.

Você sabia que a construção de usinas solares é um tipo de arquitetura sustentável?

É isso mesmo! É do conhecimento de todos que o sol é uma fonte de energia renovável e é a mais importante para a manutenção da vida humana.

Por causa desse potencial energético e da sustentabilidade que envolve a transformação da energia solar em energia elétrica, a geração solar fotovoltaica se espalha mais que qualquer outra hoje no mundo.

A transformação da luz do sol em energia acontece dentro das células fotovoltaicas, sendo um processo 100% limpo e sem emissão de nenhum gás poluente na atmosfera, sendo assim um projeto de arquitetura sustentável.

Confira outros benefícios da energia solar fotovoltaica

1 – Retorno rápido de investimento

Contar com um sistema fotovoltaico representa um investimento que volta ao cliente na forma de economia de até 95% obtida na conta de luz.

O retorno do investimento depende muito da quantidade de energia que você gasta e do tamanho do seu sistema. No entanto, a média de retorno gira em torno de 3 a 5 anos.

Mas, é necessário ressaltar que você vai demorar 1 ano para ter lucro e não economia. Esse lucro diz respeito a quantidade que você investiu na aquisição do sistema, e não na economia que ele vai gerar. Assim que o seu sistema

2 – Longevidade da tecnologia

Outro ponto importante que reforça as vantagens de investir em sistemas fotovoltaicos é a longa vida útil dos aparelhos do sistema.

Em média, as placas fotovoltaicas, quando bem cuidadas, duram cerca de 25 anos. Já os inversores são utilizados por 10 a 25 anos, dependendo da tecnologia escolhida.

3 – Baixa manutenção

Sistemas fotovoltaicos não precisam de muita manutenção. Importante mesmo é limpar os módulos (placas), principalmente em locais muito secos e empoeirados.

Vale frisar que a manutenção elétrica também é necessária. Quando ela é feita dentro dos períodos corretos, a vida útil do sistema tende a ser maior.

4 – Instalação rápida

A instalação do sistema é a parte mais rápida de todo o projeto. Geralmente quando o sistema será residencial, a instalação dura cerca de 3 dias.

Já quando trabalhamos com indústrias, o tempo de instalação costuma ser maior, variando de 1 a 3 meses.

5 – Silêncio para gerar

Se você acha que o sistema fotovoltaico terá ruídos no telhado, pode tirar isso da sua cabeça. A geração de energia solar é totalmente silenciosa.

Isso porque ela utiliza o processo fotovoltaico, e não mecânico, para gerar energia elétrica. Esse efeito fotovoltaico ocorre silenciosamente dentro de cada uma das células que compõe o módulo.

6 – Imunidade contra inflação energética

A energia elétrica fica mais cara a cada dia no Brasil. Ano após ano as contas de luz sofrem aumentos de preço e machucam o bolso do consumidor.

No entanto, quando você instala um sistema fotovoltaico, você fica protegido contra essa inflação, que sobe anualmente. Isso acontece porque o sistema fotovoltaico sempre vai gerar o que você precisa, não importando o preço da fatura de energia.

Vale lembrar que a expectativa sobre o preço da energia elétrica é ruim, e é possível que ela continue aumentando seu preço. A melhor forma de se proteger disso, é contando com um sistema movido a energia solar.

7 – Créditos de energia

Os créditos de energia são gerados quando uma unidade consumidora (casas ou empresas que possuem sistema solar fotovoltaico) injeta o excedente de energia elétrica na rede da concessionária local.

Isso acontece, pois, em determinados momentos a usina solar irá produzir uma quantidade de energia elétrica maior do que o consumo. A fim de que a energia produzida não seja desperdiçada o Inversor Solar injeta o que sobrou na rede da concessionária para que seja utilizada em outros locais.

O Medidor Bidirecional é o equipamento responsável por medir quantos KWh sua usina solar fotovoltaica injetou na rede da concessionária, pois, no fim do mês a quantidade de créditos gerados será abatida da quantidade de energia que a residência ou estabelecimento consumiu da rede local. Cada crédito é equivalente a 1 (um) kWh.

Aprenda tudo sobre créditos de energia.

8 – Geração Distribuída

Geração distribuída pode ser definida como uma fonte de eletricidade, conectado à rede de distribuição. A geração distribuída de energia solar pode ser obtida através de diversas fontes, e a energia solar fotovoltaica é uma delas.

Em termos simples, geração distribuída é o nome que se dá a energia elétrica gerada no local de consumo, ou próxima a ela, podendo ser compartilhada com outras localidades (distribuída).

Percebeu agora que além de garantir arquitetura sustentável e responsabilidade social, a energia solar fotovoltaica gera todos esses outros benefícios? Não deixe de investir nessa tecnologia e garantir um futuro melhor e mais econômico para o planeta.  

WhatsApp