Energia solar e taxa Selic

Energia solar e taxa Selic

Quando é decidido adquirir um sistema de energia solar, o processo sempre passa por um crivo relacionado ao retorno sobre o investimento. Por causa disso, empresas que trabalham com o solar fotovoltaico precisam estar sempre atentas as variações da taxa Selic.

Indústrias e grandes empresas já conhecem a relação investimento – taxa Selic. No entanto, muitos cidadãos comuns não entendem bem como monetizar através dos picos da taxa Selic ou mesmo como ela pode pesar em uma decisão de investir num sistema fotovoltaico.

Para “jogar” luz sobre o assunto, hoje vamos conversar um pouquinho sobre a confluência que os dois mundos – energia solar e taxa Selic – oferecem. Vamos mostrar para vocês como a taxa Selic tem influenciado pessoas e empresas a optarem pela instalação dos módulos fotovoltaicos.

Os sistemas fotovoltaicos

Os sistemas fotovoltaicos uma alternativa de geração energética sustentável, renovável e limpa, que funciona utilizando o sol como matriz energética, sendo utilizada para gerar energia elétrica.

Por ser completo, os sistemas fotovoltaicos oferecem resultados melhores e mais econômicos. Os aparelhos utilizados nesse sistema, possuem muitas funções, gerando uma alta quantidade de eletricidade nos seus locais de instalação. A funcionalidade de alguns desses sistemas se dá pelo uso de alguns equipamentos. Os principais são:

Placas fotovoltaicas: Essas placas são compostas por materiais semicondutores, que possuem a capacidade de converter radiação solar em energia elétrica. Geralmente são instaladas nos telhados dos imóveis e conectados aos outros componentes por meios de fios condutores.

Inversores: Como a energia proveniente das placas é gerada em corrente contínua, e a usada nos imóveis é corrente alternada, é preciso contar com um aparelho que vai fazer a inversão dessas correntes. E é exatamente por esse motivo que temos os inversores solares.

Não sabe o que são inversores solares? Confira aqui a definição.

A placa gera energia em corrente contínua para ele. Assim que essa energia chega ao inversor, ele a transforma em corrente alternada e garante uma completa usabilidade da eletricidade gerada pelos módulos fotovoltaicos.

Caixa de proteção: Caixa de proteção ou string box, é um quadro elétrico responsável pela proteção do sistema como um todo. Composta por disjuntores, DPS e outros dispositivos de proteção, essa caixa preserva o investimento feito por muito mais tempo.

Medidor bidirecional: Por fim, mas não menos importante, temos os medidores bidirecionais. Esses aparelhos tem a função de medir o quanto seu sistema injetou e consumiu da rede da concessionária.

A taxa Selic

Vamos falar agora do outro ponto central desse texto, a Taxa Selic.

A Selic é uma taxa famosa no mundo dos investimentos, sempre marcando presença nos jornais e artigos que se dispõe a escrever sobre investimentos. Ela é fundamental para a economia do país e por isso afeta a sua vida de forma contundente.

Selic é uma sigla para o Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É um programa, onde os títulos do Tesouro Nacional são comercializados diariamente. Somente o Banco Central e instituições financeiras podem comprar e vender títulos dentro da Selic.

Relacionando energia solar e taxa Selic

Se você veio até aqui e ainda não identificou a relação entre a Taxa Selic e energia solar, vem com a gente…

A taxa Selic atualmente está em torno de 2% ao mês. Esse é um número muito vantajoso para quem quer investir em energia solar. Pense que você pega um empréstimo com uma instituição financeira para comprar um sistema fotovoltaico. Você só terá que pagar 2% desse valor.

Além disso, ao contrário da Selic, o preço da energia elétrica tem superado com folga os reajustes promovidos pela inflação energética. Que nada mais é do que a inflação sendo aplicada sobre o preço da energia elétrica.

Saiba o que é inflação e descubra como se livrar dela.

O cenário desenhado não requer nenhum tipo de especialista financeira para mostrar que esse é um dos melhores momentos para investir nos sistemas fotovoltaicos através da taxa Selic.

Fora que ao instalar um sistema solar, o investimento retorna em poucos anos e daí em diante, toda a economia pode ser aproveitada lucrativamente. Todos os meses você não terá que pagar a conta de luz e terá esse dinheiro para investir em outra área da sua vida ou do seu negócio.

Essa é definitivamente, uma das melhores horas para relacionar energia solar e taxa Selic, para contar de vez com uma usina solar.

Agora é a hora de investir

Ao adquirir um sistema de energia solar, além do retorno financeiro, você terá a redução da sua conta de energia, ficará livre de uma vez por todas da inflação energética, conseguirá também sua liberdade energética e irá baratear seu custo de vida.

Hoje em dia, existem variadas formas de financiar uma usina solar. Na Insol Energia por exemplo, temos algumas linhas de crédito muito interessantes para vocês.

Existem também diversas instituições financeiras, como o SICOOB, SICREDI, BANCO DO BRASIL E SANTANDER, que disponibilizam linhas de créditos vantajosas para a compra de um sistema fotovoltaico.

Energia solar e taxa Selic precisam entrar rapidamente no seu radar, para que você não perca essa oportunidade.

Se você ainda tiver alguma dúvida com relação à instalação, à aquisição ou sobre a parte burocrática com CEMIG, fale conosco! Estamos sempre disponíveis para atendê-los através do nosso e-mail (insol@insolenergia.com.br) ou telefone ((31) 3191 1880 | (35) 3196 0980).

Dado ao exposto, podemos concluir dizendo que taxa Selic e energia solar estão caminhando lado a lado para melhorar os investimentos em energia solar.  

WhatsApp