Energia solar fotovoltaica – Principais dúvidas #2
Hoje, daremos seguimento na resposta dos principais questionamentos que envolvem a energia solar fotovoltaica.
Visando auxiliar as pessoas que entendem pouco a respeito do tema, explicaremos porque é tão vantajoso contar com um sistema fotovoltaico.
Vale lembrar que essa é a nossa segunda publicação. Caso queira ver a primeira, clique AQUI.
Como sempre, se ao final do texto você ainda permanecer com alguma dúvida não respondida, fale conosco. Nossa equipe está à disposição para esclarecer qualquer tipo de questionamento que você tiver.
O que é preciso para calcular o tamanho da usina solar?
Para calcular o tamanho da sua usina solar, de quantos módulos você vai precisar, qual o inversor ideal e todo o restante do dimensionamento, é necessário saber:
1 Qual o consumo mensal de kWh;
2 A tensão da corrente elétrica (110V, 220V, etc);
3 Se o sistema é monofásico, bifásico ou trifásico;
4 O tamanho do local da instalação.
Através dessas informações iniciais, é possível traçar um esboço do que seria necessário para instalar a sua usina solar. Com esse planejamento inicial, além de descobrir o preço do seu sistema fotovoltaico, você iria saber quanto de energia e economia ele geraria.
Quais são os componentes básicos de uma usina solar?
No nosso blog, temos um texto que explica tudo sobre um sistema de energia solar fotovoltaica, inversor solar e medidor bidirecional. Deixaremos os links para vocês e daremos uma explicação resumida desses principais aparelhos.
1 Placas solares: O painel solar é um produto de alta qualidade, e por isso é desenvolvido para durar por muitos anos. Exposto a inúmeros fenômenos da natureza, como sol, chuva, granizo ou neve, esses aparelhos são marcados pela sua resistência a ciclos adversos de temperatura.
A maioria das empresas que produzem os painéis solares, calculam a durabilidade do equipamento entre 20 e 25 anos.
2 Inversor: Os inversores são equipamentos compostos por elementos que regulam a qualidade da energia saída, evitando perda de potência.
São responsáveis por transformar a corrente continua gerada pela usina solar fotovoltaica em corrente alternada, que é utilizada em residências e estabelecimentos comerciais.
3 Medidor bidirecional: O medidor bidirecional tem como objetivo a contabilização da energia que você produz e a contabilização da energia que você consome. Só esse aparelho pode medir a quantidade de energia que seu sistema injetou na rede da Cemig. É ele que conta quantos Watts você gasta e produz.
Qual o número ideal de módulos fotovoltaicos para minha casa?
Como já falamos acima, isso depende muito do dimensionamento da sua localização. Geralmente, o cálculo é feito baseado na rotina de consumo do local. Esse consumo varia de acordo com a quantidade de energia elétrica gasta por cada localidade.
Caso você queira uma estimativa bem superficial, pode-se dividir o consumo da sua conta de energia por 35. Assim você pode ter um valor aproximado de quantos módulos a sua residência, comércio e/ou indústria iria precisar.
Todavia, cada caso é um caso. Muitas vezes um local consome mais energia que a média e o número de placas pode aumentar. Do mesmo modo, um local pode consumir menos que o esperado, precisando de menos placas.
Para saber de quantas placas você iria precisar, faça uma cotação.
Qual a vida útil de um sistema fotovoltaico?
A vida útil de um sistema fotovoltaico é uma das dúvidas mais frequentes de pessoas que se interessam pelas usinas solares.
Estima-se que um sistema movido a energia solar fotovoltaica, dure 25 anos com poucas manutenções. Mas atenção! Depois desse tempo estimado, o sistema não para de funcionar. O que acontece é uma pequena perda da eficiência energética, devido aos desgastes das placas fotovoltaicas.
Quanto custa um sistema fotovoltaico?
O valor de uma usina solar é extremamente variável. O principal fator determinante do custo do solar fotovoltaico é o consumo mensal de energia do local.
Para descobrir o valor, é preciso saber qual quantidade de energia necessária e as características do local da instalação.
Vale dizer que quanto maior for o sistema a ser instalado, menor será o custo por kWp (kilo-Watt-pico). É isso mesmo, sistemas que produzem mais energia são mais baratos do que sistemas menores, pois o custo da mão de obra e dos equipamentos, pode ser diminuído quando comprados em quantidade maior.
Existe algum incentivo ou algumas linhas de crédito para energia solar?
Essa é outra dúvida frequentemente abordada pelos nossos clientes. A resposta é positiva, pois existem muitas linhas de financiamento e incentivos para você contar com energia solar. Algumas são:
Santander
O Santander Financiamentos disponibiliza saldo para a instalação do sistema para pessoas físicas ou jurídicas.
Com um parcelamento que chega até 48 vezes, as taxas de juros vão depender do tamanho do investimento.
Banco do Brasil
Das variadas linhas de financiamento do Banco do Brasil, a Proger e BB Agro se destacam. Eles visam dar apoio para a produção de energia limpa e renovável em atividades do agronegócio.
Essa linha de financiamento engloba pessoas físicas, empresas e cooperativas do setor.
Conheça nossas linhas de funcionamento.
Qual a área necessária para instalar um sistema fotovoltaico?
O tamanho da área de instalação dos módulos fotovoltaicos, pode variar de acordo com o tamanho das placas solares, suas características e também da forma como eles serão montados.
Para exemplificar, podemos dizer que um sistema de 1KWp, precisa de mais ou menos 8 metros quadrados de telhado para funcionar corretamente.
Por hoje, ficamos por aqui pessoal. Mas fiquem tranquilos, porque vai ter mais textos que respondam as principais dúvidas de vocês.
Se você ainda tem algum questionamento sobre energia solar fotovoltaica que não foi esclarecido, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp (31 98755-2073) ou preencha um formulário no nosso site. Será um prazer atendê-lo.