Energia solar fotovoltaica – Principais dúvidas #1
Por ser uma tecnologia relativamente nova, a usabilidade da energia solar fotovoltaica ainda gera muitas dúvidas na cabeça das pessoas. Muita gente não sabe apontar os principais aparelhos do sistema, ou até mesmo confundem o solar fotovoltaico com os aquecedores solares.
Há também pessoas que possuem dúvidas quanto à instalação, quanto ao fenômeno que explica o funcionamento do sistema, o preço e por aí vai.
Pensando nisso, nós resolvemos listar, elencar e responder para vocês essas principais dúvidas. Nesses textos (isso mesmo, vai ter mais de um), responderemos aos principais questionamentos que vocês possam ter com relação as usinas solares.
Se no final desse texto, você ainda estiver com alguma dúvida, não deixe de falar conosco. Nosso time de especialistas está pronto para salientar qualquer questionamento que vocês possam ter.
Sem mais delongas, vamos ao que de fato importa nesse texto, as dúvidas de vocês.
O que é energia solar fotovoltaica?
A energia solar fotovoltaica é um processo de conversão de energia que transforma a luz solar em energia elétrica.
A transformação acontece graças às células fotovoltaicas, componentes feitos de materiais semicondutores como o silício.
Quando as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos das diversas células fotovoltaicas que estão acopladas às placas, acontece o deslocamento dos elétrons, e assim a geração de energia elétrica.
O que é o efeito fotovoltaico?
O efeito fotovoltaico é um fenômeno observado quando há o surgimento de uma corrente elétrica num condutor que está exposto à luz solar.
A célula fotovoltaica é a matéria prima, ou seja, a base desse fenômeno, permitindo a construção das placas solares.
Eu posso produzir energia solar fotovoltaica na minha casa?
Com certeza. Qualquer local que esteja debaixo da incidência dos raios solares pode receber os módulos fotovoltaicos e começar a produzir eletricidade a partir do sol.
Se a localidade já receber energia elétrica da CEMIG ou de outra concessionária de energia, o sistema pode ser integrado à rede de distribuição.
Com essa conexão, você vai abater por completo o valor da sua conta de luz e pagará somente a taxa sobre o Custo de Disponibilidade da concessionária.
Posso produzir energia solar fotovoltaica na minha empresa?
Se você entendeu o questionamento anterior, sabe que a resposta é sim. Qualquer empresa pode aproveitar seu telhado para produzir eletricidade através da energia solar fotovoltaica.
O sistema fotovoltaico para empresas é sempre integrado à rede da concessionária.
Como na energia solar residencial, a conta de luz será zerada e o consumidor pagará somente o Custo de Disponibilidade da rede pública de energia.
Confira aqui as principais vantagens de instalar energia solar fotovoltaica na sua empresa.
Posso produzir energia solar fotovoltaica em áreas rurais?
Essa é mais uma dúvida muito comum e a resposta é sim novamente. Além de projetar e instalar placas fotovoltaicas no telhado da sua área rural, você pode instalar uma fazenda solar e produzir muita energia elétrica.
Vale lembrar que a geração fotovoltaica tem crescido muito no meio rural, visto que muitas pessoas que trabalham com o agronegócio, querem diminuir seus custos com energia elétrica.
Descubra o quanto você economiza com energia solar em áreas rurais.
E se eu produzir mais energia que eu consumir?
Essa é uma das dúvidas mais comuns que encontramos quando vamos falar sobre energia solar fotovoltaica.
Produzindo mais energia que você consumiu, você continuará pagando o Custo de Disponibilidade. Esse excesso de energia é convertido em créditos energéticos, que podem ser usados nas contas dos meses seguintes. Vale lembrar que cada kWh é um crédito.
Quanto de energia uma placa solar é capaz de gerar?
É difícil afirmar quanto uma placa solar pode gerar de energia, visto que esse cálculo varia de acordo com a potência do painel, a localização que ele está instalado, a inclinação e a orientação do painel com relação ao sol, a quantidade de sombra imposto sobre ele, a temperatura, dentre outros fatores.
O que essas unidades de medida (W, Wp, kWp, Wh e kWh) querem dizer?
W (WATT)
É uma unidade que mede potência. 1W de potência é o mesmo que um Joule por segundo. Chamamos de potência a quantidade de energia gasta durante um período de tempo.
Wp (WATT PICO)
O Watt pico é uma unidade de medida usada para placas solares. Ela nos diz a potência em Watts que um determinado módulo fotovoltaico fornece em condições de geração, levando em conta a temperatura e a luminosidade impostas sobre ele.
Basicamente, é o jeito de medir a potência máxima que uma placa solar pode atingir em condições favoráveis de usabilidade.
kWp (KILO WATT PICO)
Um quilowatt pico é o mesmo que 1000 Watts pico.
Wh (WATT HORA)
O Watt hora é a unidade de medida usada para medir a quantidade de eletricidade produzida em uma hora.
Imagine uma potência de 100 Watts exercida durante 5 horas. 100 Watts durante 5 horas é o mesmo que 500 Wh.
kWh (KILO WATT HORA)
Quando a unidade é o KWh, o formato é o mesmo composto por 1000 Wh.
Quando compreendemos melhor essa unidade de medida, podemos entender o que pagamos na nossa conta de luz, afinal de contas, nela encontramos o consumo medido em KWh.
Por hoje, responderemos somente essas oito perguntas com relação aos sistemas fotovoltaicos. Vale lembrar, que as usinas solares são sistemas sólidos e robustos, alinhados com o melhor da tecnologia e sustentabilidade.
Se você ainda tem algum questionamento que não foi esclarecido, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp (31 98755-2073) ou preencha um formulário no nosso site. Será um prazer atendê-lo.