Produção de energia solar cresceu 72% em dezembro de 2022
De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a geração de energia solar cresceu 72,7% em dezembro de 2022, em comparação com dezembro de 2021.
A fonte fotovoltaica registrou 1.793 MW médios de potência gerada em dezembro do último ano. Já em 2021, a produção foi de 1.039 MW médios.
Quando comparamos com outras fontes de energia, o aumento é ainda mais considerável. Listamos algumas abaixo:
- Hidrelétrica: crescimento de 10,3%;
- Eólica: crescimento de 3,8%;
- Térmica: redução de 51,3%.
Em níveis gerais, o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou um total de 67,980 MW médios de potência de energia gerada, um número 1,5% menor em comparação com o mesmo período do ano passado.
O que explica o crescimento da energia solar?
Constantemente temos mostrado para vocês conteúdos que falam sobre a evolução da energia solar no Brasil. Mas, afinal de contas o que justifica esse crescimento acentuado?
Mais economia
A principal razão para o aumento das instalações fotovoltaicas no Brasil é a economia que esses sistemas proporcionam. Nos últimos anos ocorreram diversos reajustes no preço da energia elétrica no Brasil, contribuindo para que muitas pessoas considerassem o investimento em energia solar fotovoltaica.
Com a utilização das usinas solares, você pode economizar até 95% nas suas faturas de energia, pagando apenas pela taxa mínima da Cemig. Ao invés de ficar pagando pelos aumentos na conta de luz, o brasileiro percebeu que a energia solar proporciona muita economia.
Matéria prima renovável e inesgotável
A matéria-prima da energia solar é obtida através da captação dos raios solares. Esses raios incidem sobre os módulos fotovoltaicos, que transformam a energia adquirida em eletricidade.
Esse processo não tem nenhum impacto ambiental negativo e nenhuma degradação da natureza, pois se trata de uma forma 100% sustentável de gerar energia.
Além disso, o sol é uma fonte de energia renovável e inesgotável. Aliado ao enorme tempo de vida útil dos sistemas fotovoltaicos, que podem durar até 25 anos, o investimento em energia solar se torna extremamente vantajoso.
Retorno sobre o investimento
Por fim, mas não menos importante, temos o retorno sobre o investimento. Muito diferente de outros investimentos, o ROI da energia solar é muito vantajoso.
Isso porque, você leva no máximo cinco anos para quitar o seu sistema, mas como dissemos no tópico anterior, essa tecnologia possui vida útil de 25 anos. Basicamente você desfrutará de economia livre por 20 anos.
Viu como o investimento em energia solar é vantajoso? Acreditamos que todas essas vantagens juntas têm contribuído para o aumento das instalações fotovoltaicas no nosso país.