Você já ouviu falar em Fazenda Solar?

Você já ouviu falar em Fazenda Solar?

Você com certeza já ouviu falar em Fazenda Solar. Essa forma de geração de energia solar está cada vez mais aparecendo entre as grandes empresas que gastam muito com energia elétrica. Elas permitem que os consumidores economizem sem ter que investir num sistema único. Ou seja, é possível adquirir economia nos gastos com energia elétrica e na instalação de um sistema fotovoltaico.

Ao contrário do que muitos afirmam, a Fazenda Solar não é necessariamente construída em propriedades rurais. Trata-se na realidade, de uma Usina Fotovoltaica de grande potência e produção, instaladas em locais que permitem um maior rendimento das placas fotovoltaicas. A usina solar é conectada à rede de energia, e passa a gerar uma alta quantidade de energia elétrica que pode ser aproveitada em diversos locais.   

Isso acontece, porque a energia produzida é transformada em créditos, que por sua vez podem ser utilizados em qualquer lugar. Dessa forma, é possível adquirir cotas de energia produzidas pela Fazenda Solar, permitindo que os créditos gerados sejam usados de forma remota. Vale lembrar que cada crédito equivale a 1 kilowatt.   

Como funciona uma fazenda solar?  

O primeiro passo para instalar a Fazenda Solar, é escolher um local que tenha alta incidência de raios solares. O termo “Fazenda Solar” é advindo dos locais onde essas usinas são instaladas. Por essa questão da otimização da luz do sol, a montagem do sistema é feita geralmente em áreas rurais.   

Nessas usinas são instaladas milhares de placas fotovoltaicas, que serão as captoras de energia de todo o sistema. Através da energia obtida pelas placas, e transformado pelo inversor solar, é possível abastecer inúmeros locais. A energia elétrica gerada na Fazenda Solar será transmitida para a rede pública de energia, que por sua vez irá computar os créditos que o sistema injetou na rede.   

Assim que a usina está gerando, é possível alugar porcentagens da Fazenda Solar. O cliente escolhe um local que supra seus gastos com energia elétrica e paga uma mensalidade para o proprietário da usina.   

Vale lembrar que esse aluguel passa pelas normas de Geração Compartilhada definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A norma estabelece os critérios para que as redes de mini e micro geração precisam respeitar para funcionar.   

Geração compartilhada e Fazenda Solar   

Geração distribuída ou compartilhada, pode ser definida como uma fonte de eletricidade, conectado à rede de distribuição. A geração distribuída de energia pode ser obtida através de diversas fontes, e a energia solar fotovoltaica é uma delas.   

Em termos simples, geração distribuída é o nome que se dá a energia elétrica gerada no local de consumo, ou próxima a ela, podendo ser compartilhada com outras localidades (distribuída).   

O assunto é tão sério, que no nosso país temos normativas que definem e regulamentam a geração distribuída de energia. No Brasil, a definição de geração distribuída é exposta no Artigo 14° do Decreto Lei n° 5.163 do ano de 2004.  

Quais as vantagens e desvantagens da Fazenda Solar?  

Sem dúvidas, a principal vantagem das Fazendas Solares é a economia. Como o sistema funciona a base de “locação energética”, não é preciso instalar um sistema fotovoltaico único na sua casa ou residência. Isso impacta também nos custos de manutenção, que não ficam na responsabilidade do locador.   

Além disso, é possível reduzir em até 15% os gastos que você tem com energia elétrica.   

Por outro lado, a economia é consideravelmente menor no contexto de energia elétrica. Enquanto um sistema fotovoltaico único gera uma economia de até 95% nas suas contas de luz, uma locação dentro de uma Fazenda Solar atinge no máximo 20%.   

Fora que com uma usina solar própria, o consumidor tem o controle completo do sistema e uma maior previsibilidade dos gastos com energia.   

Para quem a Fazenda Solar é interessante?   

As Fazendas Solares são mais indicadas para pessoas que querem investir em energia solar, mas não possuem estrutura para instalar um sistema particular.   

Como as usinas solares precisam de mais estrutura e espaço para serem instaladas, muitas pessoas, que não contam com esses locais em suas indústrias ou residências, não investem na geração de energia solar fotovoltaica.

Nesse contexto, as Fazendas Solares surgem como opção viável para pessoas que não possuem espaço suficiente para instalar um sistema completo.

Dado ao exposto, podemos dizer que uma Fazenda Solar gera sim muita economia para quem opta pela instalação desses sistemas, mas ainda sim perdem em questão de economia para um sistema fotovoltaico único. Só uma usina solar própria, pode produzir energia suficiente para você abater o seu consumo com energia elétrica.

Quer aprender mais sobre as vantagens que um sistema fotovoltaico possibilita? Se sim, assine agora o nosso newsletter e receba conteúdos diariamente em seu e-mail.  

WhatsApp