Quais são as cidades mais sustentáveis no Brasil e no mundo?
A população do mundo não para de crescer. Por causa desse aumento populacional constante, nossos recursos naturais tendem a se esgotar, tornando inviável que as pessoas continuem utilizando esses recursos de forma desregrada.
Vale lembrar que a maior parte da população vive nos grandes centros urbanos, fazendo com que seja fundamental a criação de cidades sustentáveis.
Mas afinal de contas, o que são cidades sustentáveis? Como elas geram energia? Quais as práticas desses locais? Existem cidades sustentáveis no Brasil? Responderemos em seguida.
O que são cidades sustentáveis?
São chamadas cidades sustentáveis, locais que buscam implementar políticas sustentáveis, ou seja, ações voltadas para a preservação do meio ambiente, integrando essas políticas com a qualidade de vida da população. Basicamente, as cidades sustentáveis criam estratégias para, através de suas decisões, deixar o mundo mais sustentável e o cidadão mais confortável. É um conceito que busca a preservação da cidade para as futuras gerações.
São nove os conceitos básicos que classificam uma cidade sustentável. Alguns dos pilares classificatórios, avaliam a quantidade de espaços verdes, inteligentes, regenerativos e saudáveis. Outros fatores como aspectos sociais, ambientais e econômicos são essenciais para mensurar o nível sustentável de uma cidade.
Quais são as principais práticas que classificam uma cidade como sustentável?
Conforme vimos acima, as cidades sustentáveis nada mais são do que municípios que adotam políticas públicas que buscam a preservação dos recursos naturais do planeta, além da qualidade da vida da população e do crescimento econômico sustentável. As principais práticas adotadas por essas cidades são:
Diminuição da usabilidade incorreta dos imóveis urbanos;
Gerenciamento e planejamento de solo;
Preservação das áreas urbanizadas;
Diminuição da poluição ambiental;
Incentivo ao transporte alternativo, como andar de bicicleta ao invés de ir de ônibus;
Uso assertivo e consciente da água;
Destino adequado para o lixo;
Programas educativos sobre o desenvolvimento sustentável.
Programa cidades sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa de sustentabilidade urbana que busca agrupar aspectos sociais, políticos, ambientais, culturais e econômicos no planejamento municipal de cada cidade.
Sendo alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável das nações unidas, o projeto funciona auxiliando e dando suporte para cidades que queiram implementar sustentabilidade no nosso país. O programa conta com o apoio do governo, de voluntários e algumas empresas.
Além das diversas ações oferecidas, é ofertado um banco de boas práticas de cidades sustentáveis no Brasil e no mundo. O programa ainda conta com um curso interno que visa a capacitação de gestores públicos municipais, um plano de metas e um software que possibilidade a troca e comparação de dados entre uma cidade e outra.
No site do programa, ainda são oferecidos diversos conteúdos de valor, guias, publicações, ferramentas, metodologia de capacitação sustentável para gestores públicos e muito mais.
Quais são as cidades sustentáveis do Brasil?
No nosso país, alguns centros urbanos já investem em políticas sustentáveis. São eles:
Curitiba: Considerada a cidade mais sustentável do Brasil, a capital do Paraná conta com uma área verde de 64 metros quadrados por habitante, apresentando a melhor qualidade de ar do país. Além disso, Curitiba é considerada uma cidade inteligente, limpa, sustentável e menos desigual. Segundo dados do IBGE, 93% da população curitibana tem acesso a saneamento básico e 100% a água limpa.
Londrina: Também localizada no estado do Paraná, no sul do país, Londrina se destaca por duas ações principais: A coleta inteligente de lixo e o projeto Casa Verde. Em tese, o projeto tem a função de trocar lixo reciclável por alimentos, para os moradores de rua.
João Pessoa: A capital da Paraíba é considerada a primeira cidade sustentável do Brasil e desenvolveu em 2014, o Plano de Ação João Pessoa Sustentável. Com o intuito de avaliar as principais demandas sustentáveis da cidade, o plano ainda libera verbas direcionadas ao desenvolvimento sustentável do município.
Qual a cidade mais sustentável do mundo?
Ocupando a posição de cidade mais sustentável do mundo, encontramos o centro urbano mais populoso da Suíça, Zurique.
Lá, 32% dos deslocamentos são feitos em transportes públicos, e 42% a pé ou em bicicletas. Isso faz com que a cidade seja um verdadeiro exemplo de mobilidade urbana entre todos os países da Europa.
Como resultado disso, apenas 26% da população usa carro ou moto, diminuindo os gastos com combustíveis fosseis.
Interessante aprender um pouquinho sobre os as cidades sustentáveis do mundo não é mesmo? Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos.
Ah, vale lembrar que a energia solar fotovoltaica é uma das principais formas de levar sustentabilidade para a sua cidade. Se quiser saber rapidinho sobre os benefícios das usinas solares, clique AQUI.