Vale a pena investir em energia solar em tempos de crise?
Pandemia, crise hídrica e economia instável. O recente histórico não é favorável para investimentos no Brasil. Para sobreviver a esse período, muitas empresas se viram obrigadas a cortar custos, mudar processos de trabalho, além de encontrar novas formas de economizar.
No entanto, apesar das incertezas, a produção de energia solar na crise não pode esperar. Temos vários motivos para afirmar que a energia solar é o investimento certo, mesmo em momentos incertos.
Cenário nacional
Além do compromisso das empresas em adotar medidas sustentáveis, o cenário para investimentos em energia solar no Brasil é favorável. Isso por causa da nova regulamentação que trouxe segurança para novos investimentos no setor.
A Lei 14.300, aliada às novas linhas de financiamento criam um momento perfeito para investir em energia solar no Brasil.
Saiba mais sobre a Lei 14.300.
Saiba mais sobre as linhas de financiamento de energia solar.
Hora de economizar
O segundo motivo que nos leva a acreditar que os investimentos em energia solar devem continuar, é a economia proporcionada por esses sistemas. Principalmente em tempos de crise, onde as empresas precisam encontrar formas de economizar, os sistemas fotovoltaicos são fundamentais, pois podem gerar uma economia de até 95% nas faturas de energia.
De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ASOLAR) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), 96% dos pequenos negócios que usam energia solar têm resultados positivos. Destes, 60% querem investir mais em energia solar nos próximos 2 anos. Além disso, 89% da população brasileira tem vontade de investir em energia solar residencial.
Conheça os principais motivos para investir em energia solar
Sustentabilidade
A preservação do ecossistema do nosso planeta depende de nós mesmos. É opção nossa fazer escolhas, rotineiramente, que contribuam com a diminuição dos impactos ambientais.
E sem dúvidas, uma das escolhas que podemos fazer, para ampliar a sustentabilidade dentro do nosso país, é investir em energia solar fotovoltaica. Por ser uma fonte limpa, ela é uma grande aliada na redução das taxas de poluição, como a emissão de gás carbônico.
Valorização da unidade consumidora
Tanto em imóveis residenciais, ou indústrias e/ou comércios, um sistema de energia solar fotovoltaica vai deixá-lo mais valorizado, afinal de contas o comprador vai contabilizar toda a economia que terá durante o período que for ocupar aquele local.
Isso é mais uma forma de retorno que as usinas solares geram. O valor que você investiu ao optar pela instalação de um sistema fotovoltaico, irá voltar para o seu bolso, com lucros. Outro fator que permite a valorização, é que o futuro comprador já vai pegar o sistema funcionando. Como ele não vai precisar instalar, o preço da venda tende a aumentar.
Custo benefício
O investimento financeiro continua sendo um entrave para quem quer ser o dono do seu próprio sistema fotovoltaico. No entanto, esse valor sofreu adequações e hoje é mais acessível. Fora que um só sistema é capaz de gerar energia para diversas localidades.
Leia aqui nosso conteúdo sobre créditos de energia solar.
Ainda vale reafirmar que a economia gerada por um sistema fotovoltaico, chega a abater aproximadamente 98% da conta de luz.
Os equipamentos que compõem um sistema de energia solar fotovoltaica, quando bem cuidados, podem durar até 25 anos. Ou seja, você terá redução de energia por muito tempo.
Além desses fatores, a energia solar oferece outras vantagens, como liberdade energética e retorno sobre o investimento. Saiba mais sobre esses assuntos clicando AQUI.
A energia solar é o investimento certo, em todos os aspectos. E é por conta disso, que você deve investir nesses sistemas o mais rápido possível.
Caso queira, podemos entrar em contato com você e te mostrar um pouquinho sobre esses sistemas. Basta preencher alguns dados no nosso site, que nossa equipe entrará em contato com você.