Tipos de carros elétricos
É indiscutível o crescimento do mercado de carros elétricos no nosso país. No entanto, este tema ainda é relativamente novo para nós, deixando muitas dúvidas nas pessoas.
Pensando nisso, resolvemos escrever um conteúdo explicativo, que irá te mostrar os principais tipos de carros elétricos existentes na indústria automobilística. Rola para baixo e acompanhe com a gente.
Carros elétricos
Assim como existem uma enorme variedade de tecnologias disponíveis para os carros a combustão, os veículos elétricos (VE) podem trazer várias comodidades para os motoristas.
Existem três tipos básicos de veículos elétricos: os 100% elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Vamos repassar um por um a seguir.
Veículo elétrico híbrido (HEV)
Os veículos híbridos utilizam gasolina/álcool ou diesel como principal forma de alimentar o motor a combustão interna. Além de usar o motor a combustão, os híbridos possuem um motor elétrico e uma bateria.
Ao utilizar os dois motores, os híbridos apresentam significativamente melhor eficiência no uso de combustível que um carro não híbrido. Eles poluem menos e economizam no reabastecimento de combustível, uma vez que o motor elétrico complementa a atividade do motor a combustão em alguns momentos.
Os veículos híbridos mais avançados possuem a bateria de maior capacidade. Essa bateria pode ser recarregada por uma fonte externa, pela rede elétrica por exemplo, permitindo que o veículo se desloque por distâncias maiores.
Modelos conhecidos: Toyota Prius, Ford Fusion Hybrid, Chevrolet Malibu
Veículos híbridos plug-in (PHEV)
O veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV, em inglês), combina motor a combustão interna alimentado por gasolina ou álcool ou diesel com um motor elétrico e um banco de baterias recarregável.
Diferente dos modelos híbridos convencionais, os elétricos híbridos plug-in podem ter sua bateria recarregada de duas formas: a primeira é via frenagem regenerativa, que nada mais é do que a conversão da energia perdida na frenagem em eletricidade; a segunda é por cabo, alimentando de uma fonte externa, como a rede elétrica.
Esse modelo de carro emite menos poluentes que os carros a combustão, pelo fato de serem carregados por eletricidade vindo da rede. Eles não geram nenhum tipo de poluição, além de serem econômicos quando funcionam com os combustíveis.
Uma vez que eles utilizam menos combustível devido ao motor elétrico, dirigir um PHEV gera muita economia no abastecimento de gasolina ou álcool.
Modelos conhecidos: BMW i8, Mercedes Benz C350e, Volvo V60 PHEV, Mitsubishi Outlander, Volkswagen Golf GTE
Veículo elétrico a bateria (BEV)
Carro 100% elétrico (do inglês BEV), usam eletricidade armazenada na bateria para alimentar o motor e tracionar as rodas. Quando a bateria acaba, ela é recarregada automaticamente pelos freios regenerativos ou com energia proveniente da rede elétrica, através de uma fonte externa de carregamento.
Esse tipo de carro não emite nenhum gás poluente ou de efeito estufa pelo escapamento, visto que eles nem possuem escapamento para esse fim.
Assim como os modelos apresentados acima, os BEV são extremamente econômicos, em comparação com os veículos convencionais, gerando mais economia e sustentabilidade.
Modelos conhecidos: Tesla, Chevrolet Bolt, Nissan Leaf, BMW i3, Renault Zoe, Jaguar I-Pace, Volkswagen e-Golf