Sustentabilidade e energia solar

Sustentabilidade e energia solar

É do conhecimento de todos que as energias renováveis estão marcando cada vez mais presença na matriz energética brasileira. Dentre desse contexto, é muito importante ressaltar uma dupla que está fazendo muito sucesso: Energia Solar e Sustentabilidade.

É impossível falar de energia solar, sem citar sustentabilidade. Os sistemas fotovoltaicos, por exemplo, são os únicos geradores de energia que produzem muita economia e nenhuma degradação ambiental.   

O que é desenvolvimento sustentável?

Atualmente, vemos que diversos setores da sociedade estão falando sobre desenvolvimento sustentável. Mas afinal de contas, o que esse termo realmente significa?

O termo “desenvolvimento sustentável” foi usado pela primeira vez em 1987, por Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e que atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas. Ela publicou um livro (Our Common Future) onde escreveu em partes: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.

E é com esse comentário que encontramos a essência da sustentabilidade.

Porque a sustentabilidade é importante nos dias de hoje?

Além de ser uma tecnologia econômica e renovável, a energia solar reforça a importância da sustentabilidade nos dias atuais. Em vista disso, energia solar e sustentabilidade trazem diversos benefícios para o meio ambiente, como: redução de poluição por fontes contaminadoras (carvão) e de gases do efeito estufa, diminuição do desmatamento e elevação do uso de recursos naturais.

Essas ações sustentáveis se tornaram muito importantes nos dias de hoje. As pessoas perceberam que é preciso tratar a natureza com mais atenção, garantindo um futuro de qualidade para as gerações futuras.

Energia solar é sustentável?

A resposta para essa pergunta é sim. A energia solar é sustentável porque sua matéria prima é originada da natureza, ou seja, a captação de energia elétrica é realizada pela irradiação solar. Todo o processo de transformação e distribuição energética ocorre dentro das células fotovoltaicas. Dessa forma, os recursos naturais podem ser usados de forma abundante, sem causar degradação ao meio ambiente.

A eficiência da energia solar pode ser usada em qualquer local que use eletricidade, se valendo de sustentabilidade e economia.

Energia Renovável e Limpa

Também conhecida como energia limpa, a energia solar permite a produção de energia elétrica através de um recurso renovável, a luz solar. Por isso, ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia solar não emite gases poluentes como: óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Outras fontes energéticas, além de poluírem o planeta, são responsáveis pelo aquecimento global e comprometem o acesso das gerações futuras às fontes de energia.

Por isso, a única fonte de energia que gera economia e não degrada os recursos naturais do planeta, é a energia solar. Energia solar e sustentabilidade são conceitos que andam juntos.

Você sabe como é o processo de geração solar?

Bom, explicamos acima que energia solar e sustentabilidade andam lado a lado. Agora, iremos te provar, mostrando como essa energia é transformada em eletricidade.

A energia solar fotovoltaica é um processo de conversão de energia que transforma a luz solar em energia elétrica.

A transformação acontece graças às células fotovoltaicas, componentes feitos de materiais semicondutores como o silício.

Quando as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos das diversas células fotovoltaicas que estão acopladas às placas, acontece o deslocamento dos elétrons, e assim a geração de energia elétrica.

Vale ressaltar que as placas solares geram energia em corrente contínua (CC), porém a energia consumida nas casas e estabelecimentos comerciais é fornecida em corrente alternada (CA).

A conversão de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) é realizada pelo Inversor.

O equipamento converte a energia elétrica gerada pelas placas solares, e injeta a produção na rede da concessionária local (em projetos conectados à rede – On-Grid) o que permite a troca da energia gerada pelo sistema fotovoltaico com a energia da rede elétrica local.


Principais vantagens da energia solar

Além de ser sustentável, a energia solar conta com mais alguns benefícios, por exemplo:

Energia solar é econômica: Instalando um sistema fotovoltaico, você consegue abater o seu consumo de energia elétrica, pagando somente a tarifa mínima da Cemig nas faturas.

Energia solar é rentável: Investir em energia solar é muito lucrativo. Ao contrário de outros investimentos, as usinas fotovoltaicas possuem uma vida útil de 25 anos. Mesmo que você leve 5 anos para pagar a sua usina, terá mais 20 anos para usufruir de economia energética.

Energia solar e inflação energética: As contas de luz não param de ficar mais caras. E a única forma de se livrar desses aumentos de uma vez por todas é contando com seu sistema fotovoltaico. Saiba mais sobre inflação energética.

Nesse texto você aprendeu que energia solar e sustentabilidade andam juntos, além de ter visto como funciona o processo de transformação da luz solar em energia elétrica. Conheceu um pouquinho dos benefícios dessa tecnologia e ainda confirmou que a energia solar é a única alternativa energética que gera economia e sustentabilidade ao mesmo tempo.

Diante disso, invista nessa tecnologia. Peça um orçamento sem compromisso no nosso site. Teremos o maior prazer em atendê-lo. 

WhatsApp