Sistema fotovoltaico x aquecedor solar
Hoje em dia, com a temática sustentabilidade em pauta, podemos encontrar diversas matrizes energéticas limpas e renováveis.
No entanto, apesar de difundido, o assunto ainda gera dúvidas em muitas pessoas. A energia solar fotovoltaica, por exemplo, é comumente confundida com o aquecedor solar, gerando um entendimento superficial da potência que os sistemas fotovoltaicos possuem.
Pensando nisso, hoje iremos apontar para vocês as principais diferenças entre um sistema de energia fotovoltaica e um sistema de aquecedor solar. Ficou curioso para descobrir? É só rolar a página e acompanhar com a gente.
Energia fotovoltaica x aquecedor solar
Aquecimento solar é um sistema que usa a energia fornecida pelo sol, com o único intuito de esquentar ambientes com água, sejam eles em unidades consumidoras residenciais, comerciais ou indústrias.
Um sistema básico de aquecimento solar é composto por coletores solares e um reservatório térmico. As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar, e o calor que é captado através dessas radiações é transferido para a água que circula no interior das tubulações de cobre.
Já a energia fotovoltaica é uma alternativa de energia sustentável, renovável e limpa, que funciona utilizando o sol como matriz energética, sendo utilizada para gerar energia elétrica.
O conceito de energia solar é mais associado à energia fotovoltaica, que nada mais é do que a utilização do sol para geração de eletricidade. Nesse sistema, os módulos/placas fotovoltaicas são utilizadas para captar a energia do sol, bem como a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, comércios ou indústrias.
Muitas casas brasileiras possuem sistemas de aquecedor solar. Por se tratar de uma solução mais popular, muitas pessoas utilizam o sistema de placas escuras para aquecer a água e armazená-la em um recipiente especial (aquecedor solar). No entanto, com a adequação dos preços, juntamente com a abordagem mais direta dos benefícios, os sistemas fotovoltaicos têm se tornado mais vantajosos para muitas pessoas, resultando em um aumento significativo deste produto.
Por contar com uma aparelhagem mais completa, os sistemas fotovoltaicos oferecem mais vantagens e possibilidades de economia e distribuição de energia elétrica. Quando falamos em economia, por exemplo, é possível diminuir a sua conta de luz em até 95%, com os sistemas fotovoltaicos.
Sistema de geração de energia fotovoltaica
Por ser mais completo, esse sistema oferece resultados melhores e mais econômicos. Os aparelhos utilizados nesse sistema, possuem muitas funções, gerando uma alta quantidade de eletricidade nos seus locais de instalação. Em função dessa geração, encontramos alguns componentes mais específicos, responsáveis pela captação e conversão da energia. Os principais são:
Placas fotovoltaicas: Essas placas, são compostas por materiais semicondutores, que possuem a capacidade de converter radiação solar em energia elétrica. Geralmente são instaladas nos telhados dos imóveis e conectados aos outros componentes por meios de fios condutores.
Inversores: Como a energia proveniente das placas são geradas em corrente contínua, e a usada nos imóveis é corrente alternada, é preciso contar com um aparelho que vai fazer a inversão dessas correntes. E é exatamente por esse motivo que temos os inversores solares.
Não sabe o que são inversores solares? Confira aqui a definição.
A placa gera energia em corrente contínua para ele. Assim que essa energia chega ao inversor, ele a transforma em corrente alternada e garante uma completa usabilidade da eletricidade gerada pelos módulos fotovoltaicos.
Caixa de proteção: Caixa de proteção ou string box, é um quadro elétrico responsável pela proteção do sistema como um todo. Composta por disjuntores, DPS e outros dispositivos de proteção, essa caixa preserva o investimento feito por muito mais tempo.
Como o sistema de energia solar fotovoltaica é mais completo, os resultados aparecem com mais expressividade e o tempo de retorno é muito mais rápido. É uma ótima solução para as pessoas que querem agregar economia e sustentabilidade nos seus empreendimentos.
Equipamentos dos aquecedores solares
Como as finalidades de uso dos dois modelos são diferentes, é importante diferenciar seus principais componentes.
As instalações que convertem a radiação solar em calor para a água são mais simples e formadas por 2 componentes principais. São eles:
Coletor solar: Esse aparelho é responsável pela captação da radiação solar. Uma vez que o calor é obtido, ele é transferido para a água que circula no interior das tubulações de cobre.
Boiler: É dentro do boiler que a água fica armazenada. Esse aparelho serve como um reservatório, deixando a água aquecida até o momento que ela será utilizada.
Alguns cabos e conectores findam o sistema, mas é perceptível que o mesmo possui uma estruturação simples que demanda um investimento menor.
Vale lembrar que um sistema de aquecimento solar não elimina completamente a dependência da energia elétrica. Caso o local de instalação não absorva a quantidade necessária de radiação para o funcionamento, os gastos com energia podem até aumentar.
Dado ao exposto, podemos afirmar que existem consideráveis diferenças entre aquecedor e energia fotovoltaica. Um sistema fotovoltaico gera economia em todos os pontos elétricos de uma unidade consumidora, mas os aquecedores possibilitam somente um menor consumo elétrico do chuveiro.
Agora que você já sabe os pontos díspares, pode confirmar que um sistema de energia solar fotovoltaico é muito mais vantajoso e completo do que um simples aquecedor de água.
Esse conteúdo foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.
Entre em contato com a Insol e saiba mais sobre energia solar.