Qual o futuro da energia solar no Brasil
O debate em torno de fontes de energias sustentáveis e renováveis já acontece há várias décadas. O uso incansável de energias poluentes tem causado severos impactos no meio ambiente, e não existe outra opção a não ser substituir essas fontes poluentes por maneiras sustentáveis de produzir eletricidade.
O Brasil é um país tropical, de clima temperado. Por isso, ao pensar em fontes renováveis de gerar energia, como eólica, solar, hídrica, geotérmica e biomassa, a energia solar é uma das que melhor se adapta ao cenário energético brasileiro.
Quer saber agora o que o futuro tem guardado para a energia solar no Brasil? Então rola para baixo e acompanhe com a gente.
Entendendo o que é energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é um processo de conversão de energia que transforma a luz solar em energia elétrica. A transformação acontece graças às células fotovoltaicas, componentes feitos de materiais semicondutores como o silício.
Quando as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos das diversas células fotovoltaicas que estão acopladas às placas, acontece o deslocamento dos elétrons, e assim a geração de energia elétrica.
Vale ressaltar que as placas solares geram energia em corrente contínua (CC), porém a energia consumida nas casas e estabelecimentos comerciais é fornecida em corrente alternada (CA). A conversão de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) é realizada pelo inversor.
O equipamento converte a energia elétrica gerada pelas placas solares, e injeta a produção na rede da concessionária local (em projetos conectados à rede on-grid) o que permite a troca da energia gerada pelo sistema fotovoltaico com a energia da rede elétrica local.
Confira nosso vídeo abaixo e aprenda sobre o funcionamento da energia solar.
Mercado de energia solar no Brasil
O cenário da energia solar no Brasil é muito otimista. Além do clima perfeito, as novas linhas de financiamento somadas aos incentivos governamentais estão fazendo o número de instalações crescer cada vez mais.
Economicamente falando o mercado fotovoltaico é bastante maduro no Brasil. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas estejam empregadas no setor energético atualmente. Hoje, o Brasil está entre os 30 países que mais geram energia solar no mundo.
Futuro da energia solar no Brasil
O setor é muito atrativo para novos investidores. Estima-se que mais de R$ 20 bilhões serão investidos na geração de energia solar no Brasil até 2023. Além disso, de acordo com a Absolar, o mercado fotovoltaico deve faturar no Brasil R$100 bilhões em 2030.
O Brasil esteve presente no acordo de Paris, que teve como principal pauta a diminuição do aquecimento global. A meta estipulada para o Brasil, responsável por quase 3% da emissão de todo o gás carbônico do mundo, é de reduzir em 37% toda essa poluição no país até 2025. E claro, a energia solar é a principal opção para reduzir essas taxas de poluição.
Até 2050, é estimado que metade de toda energia global seja oriunda das energias solar e eólica. Hoje, essas duas fontes juntas correspondem a 7% do suprimento de energia do mundo.
Benefícios da energia solar
O principal benefício da energia solar é o baixo impacto ao meio ambiente e a economia gerada nas faturas de energia. O investimento em energia solar também atrai novos investidores privados e parcerias, além de gerar novos empregos e fomentar a economia do país.
Um outro benefício da adoção da energia solar está na isenção fiscal e tributária. Em 2015, foi aprovada uma liminar que isenta o ICMS na compra de equipamentos que contribuem na produção de energia solar. Isso serve de incentivo para que mais pessoas tenham interesse em realizar a geração de energia distribuída.
Portanto, o futuro se mostra maravilhoso para a energia solar fotovoltaica no Brasil. Mais do que uma opção econômica, a energia solar preserva a natureza e evita catástrofes ambientais que vem acontecendo nos últimos tempos.
Saiba mais sobre energia solar no Brasil.