Porque o mercado fotovoltaico não para de crescer?

Porque o mercado fotovoltaico não para de crescer?

Atualmente, passamos por um período de crises energéticas no nosso país. As usinas hidrelétricas, muito usadas no Brasil, dependem de níveis adequados de água em seus reservatórios. Quando o tempo de seca ou diminuição de chuvas vem, todo o processo de geração e distribuição de energia é prejudicado.

Nós humanos, dependemos cada vez mais de aparelhos ou processos que utilizem a energia elétrica. Por isso, medidas restritivas tomadas rotineiramente já não são mais bem aceitas pelas pessoas.   

Nesse contexto, podemos afirmar que as placas solares surgem como a melhor forma de continuar usufruindo tranquilamente da energia elétrica. Além de possibilitar uma geração completa, a energia solar é mais econômica e sustentável.   

Conceituando energia solar   

É considerado energia solar toda a forma de energia que chega até nós, através da incidência dos raios solares.    

A energia solar é tida como uma fonte de energia renovável (isto é, sem limite de uso pois se renova).     

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que todas as formas de geração energética são provenientes da energia solar. É a energia do sol por exemplo, que altera o estado físico da água, deixando-a apta para ser utilizado pelas usinas hidrelétricas.     

O aquecimento das massas de ar são responsáveis pelos ventos, que por sua vez são utilizados na geração de energia eólica. Tudo gira em torno da energia solar.     

E a energia solar fotovoltaica?  

É agora que a mágica acontece. A energia solar fotovoltaica é o processo de conversão de energia que transforma a luz do sol em energia elétrica.   

A transformação acontece graças às placas solares, componentes feitos de materiais semicondutores como o silício.    

Quando as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos das diversas células fotovoltaicas que estão acopladas às placas, acontece o deslocamento dos elétrons, e assim a geração de energia elétrica.    

Vale ressaltar que as placas solares geram energia em corrente contínua (CC), porém a energia consumida nas casas e estabelecimentos comerciais é fornecida em corrente alternada (CA).    

A conversão de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) é realizada pelo Inversor.   

Ainda não entendeu como o processo de transformação da luz solar em energia elétrica acontece? Assista nosso vídeo e tire todas as suas dúvidas. 

 

Quais as vantagens da energia solar?  

É econômica  

Indo direto ao ponto, as pessoas estão interessadas em reduzir seus custos. E isso é uma realidade de quem conta com placas solares.   

Os sistemas fotovoltaicos, são projetados para abater completamente seus gastos com eletricidade. Na maioria dos casos, o consumidor consegue zerar as suas faturas de energia, pagando apenas os custos de disponibilidade da rede.   

Veja na prática a economia que nossos clientes tiveram.   

Longa vida útil   

O conjunto das placas solares, isso é, o sistema fotovoltaico, não contam com nenhum tipo de aparelhos móveis, o que aumenta a sua vida útil.   

A maioria dos fabricantes das usinas solares oferecem 25 anos de garantia. No entanto, estudos recentes comprovaram que se os sistemas forem bem cuidados, podem durar até 35 anos.   

Vale lembrar que após esse tempo informado pelos fabricantes, o seu sistema fotovoltaico não para de funcionar. Ele perde um pouco da eficiência de geração, por causa da degradação das células fotovoltaicas.    

Manutenção mínima  

Qualquer sistema ou processo precisa de manutenções pontuais, garantindo que ele funcione bem ao longo de toda a sua vida útil.   

No entanto, as placas solares são muito resistentes e praticamente não oferecem custos de manutenção.   

Sustentável  

A energia solar é renovável e inesgotável. Diferentemente dos combustíveis fósseis, esse processo de geração de energia elétrica não emite dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono.  

Esses gases são muito poluentes e nocivos à saúde humana, além de contribuírem diretamente para o aumento do aquecimento global.   

Como adquirir um sistema fotovoltaico?  

Hoje em dia, diversas linhas de financiamento foram implementadas para quem não possui o valor à vista para a implantação do sistema. Algumas delas são:  

Sicoob  

O Sicoob Engecred oferece aos seus associados o financiamento para equipamentos, montagem e instalação de fonte de energia solar fotovoltaica.  

As condições do financiamento são:   

1 – O financiamento é feito somente para associados do Sicoob Engecred (pessoas físicas ou jurídicas).  

2 – O prazo é de 72 meses com carência de até 6 meses.  

3 – A garantia é dada considerando o valor de risco do empréstimo.  

Para contratar o financiamento, você deve comparecer em um dos pontos de atendimento de proposta técnica e comercial, com descrição dos produtos e serviços contratados e fluxo financeiro do projeto.  

O recurso é liberado direto com o fornecedor e funciona da seguinte forma: 50% na entrega dos equipamentos no endereço do mutuário, 25% quando concluída a instalação do sistema, 25% quando concluído o processo de ativação do sistema de compensação pela concessionária.    

Sicredi  

O Sicredi também conta com um financiamento de energia solar. Trata-se de uma linha de crédito, destinada a compra de sistemas fotovoltaicos.   

Para solicitar o investimento, você deve comparecer em algum posto de atendimento do Sicredi com informações sobre o projeto (tamanho, local etc). Sendo aprovado, o dinheiro é depositado na conta da empresa que fará a instalação do sistema.   

Santander  

O Santander Financiamentos disponibiliza saldo para a instalação do sistema para pessoas físicas ou jurídicas.   

Com um parcelamento que chega até 72 vezes, as taxas de juros vão depender do tamanho do investimento.   

Banco do Brasil  

Das variadas linhas de financiamento do Banco do Brasil, a Proger e BB Agro se destacam. Eles visam dar apoio para a produção de energia limpa e renovável em atividades do agronegócio.   

Essa linha de financiamento engloba pessoas físicas, empresas e cooperativas do setor.   

Insol Energia  

Uma outra forma de estratégia de financiamento de energia solar que é muito interessante e facilitou a aquisição de muitas usinas solares é a possibilidade de contar com um sistema fotovoltaico pagando a entrada.   

Aqui na Insol Energia funciona assim: O cliente fecha o contrato e paga a entrada. Após esse pagamento, é feito um parcelamento para abater o restante. A quantidade de parcelas gira em torno do tamanho do sistema.

Caso tenha alguma dúvida, solicite o seu orçamento gratuito com a gente ou fale com um especialista. Temos os melhores sistemas do mercado e estamos aguardando o seu retorno.   

WhatsApp