Porque agora é a hora certa para investir em energia solar?
A baixa da taxa Selic
Atualmente a taxa Selic gira em torno de 2% ao ano. Esse é um patamar extremamente baixo, principalmente se compararmos com os valores da taxa de outrora. Cinco anos atrás, por exemplo, a taxa Selic estava 14% ao ano.
Se você não se lembra o que é taxa Selic, vamos refrescar a sua memória. Basicamente, a Selic é taxa básica de juros no país. Ela influencia todas as outras taxas de juros brasileiras, como aquelas que são cobradas em empréstimos, financiamentos e influi até no retorno financeiro de alguns investimentos.
Selic é o mesmo que Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa onde instituições financeiras podem comprar e vender títulos do Tesouro Nacional.
Oferta abundante de crédito
Além da baixa da taxa Selic, a oferta abundante de crédito favorece o investimento em energia fotovoltaica, pois quem sai ganhando com a livre concorrência entre bancos e instituições financeiras, é você consumidor.
Analisando de maneira divisória, essas duas condições são propícias para a instalação de novos sistemas de energia solar. No entanto, a primeira (baixa da Selic) favorece e cria terreno para a segunda (oferta alta de créditos). Na prática, quanto menor for a taxa Selic, mais linhas de crédito serão oferecidas pelos bancos.
Alguns exemplos de linhas de crédito para energia solar, podem ser encontradas nos seguintes bancos:
Sicoob
O Sicoob Engecred oferece aos seus associados o financiamento para equipamentos, montagem e instalação de fonte de energia solar fotovoltaica.
As condições do financiamento são:
1 O financiamento é feito somente para associados do Sicoob Engecred (pessoas físicas ou jurídicas).
2 O prazo é de 72 meses com carência de até 6 meses.
3 A garantia é dada considerando o valor de risco do empréstimo.
Para contratar o financiamento, você deve comparecer em um dos pontos de atendimento de proposta técnica e comercial, com descrição dos produtos e serviços contratados e fluxo financeiro do projeto.
O recurso é liberado direto com o fornecedor e funciona da seguinte forma: 50% na entrega dos equipamentos no endereço do mutuário, 25% quando concluída a instalação do sistema, 25% quando concluído o processo de ativação do sistema de compensação pela concessionária.
Sicredi
O Sicredi também conta com um financiamento de energia solar. Trata-se de uma linha de crédito, destinada a compra de sistemas fotovoltaicos.
Para solicitar o investimento, você deve comparecer em algum posto de atendimento do Sicredi com informações sobre o projeto (tamanho, local etc). Sendo aprovado, o dinheiro é depositado na conta da empresa que fará a instalação do sistema.
Santander
O Santander Financiamentos disponibiliza saldo para a instalação do sistema para pessoas físicas ou jurídicas.
Com um parcelamento que chega até 72 vezes, as taxas de juros vão depender do tamanho do investimento.
Banco do Brasil
Das variadas linhas de financiamento do Banco do Brasil, a Proger e BB Agro se destacam. Eles visam dar apoio para a produção de energia limpa e renovável em atividades do agronegócio.
Essa linha de financiamento engloba pessoas físicas, empresas e cooperativas do setor.
Investindo em energia fotovoltaica
Quem decide adquirir um sistema fotovoltaico, precisa contratar uma empresa confiável – como a Insol Energia que oferece as melhores soluções para sistemas fotovoltaicos conectados à rede. No mercado desde 2017, já ajudamos diversas empresas e famílias a reduzirem seus custos com energia elétrica.
Estamos a disposição para ajudar você que quer investir em energia solar fotovoltaica. Cuidamos de todo o processo burocrático que envolve a instalação de uma usina solar e te entregamos o sistema funcionando em poucos dias.
O retorno do investimento feito em sistemas fotovoltaicos
Agora vamos falar sobre o tema central de hoje: a lucratividade financeira que um investimento no solar fotovoltaico vai trazer para você.
Os custos desses equipamentos (módulos, inversores, medidores bidirecionais etc) estão cada vez mais baratos.
Tudo está ficando mais acessível e, como já mencionamos diversas vezes, inúmeros bancos e instituições financeiras estão disponibilizando linhas lucrativas de financiamento, destinadas aos sistemas fotovoltaicos. Tudo isso facilita o retorno do investimento e vamos mostrar o porquê.
É um investimento viável?
Pensar em viabilidade financeira é o mesmo que pensar nos custos iniciais investidos, nos custos com manutenções e no rendimento que seu investimento terá com o passar dos anos.
Quando se trata de energia fotovoltaica, temos um investimento alto, mas que pode ser compensado pelos financiamentos bancários. O custo de manutenção é praticamente nulo, e a geração ao longo dos anos é altíssima.
Aliás, você demora de 3 a 5 anos para pagar um sistema fotovoltaico. No entanto, ele dura cerca de 25 anos. Ou seja, você irá desfrutar de plena economia energética por 20 anos.
Levando todos esses fatores em conta, podemos assumir que o investimento em um sistema fotovoltaico é extremamente viável e financeiramente rentável.
Prontos para investir em energia fotovoltaica?
Agora que você descobriu que financeiramente falando, os sistemas fotovoltaicos compensam e muito, está pronto para investir nessa tecnologia.
Para saber como adquirir uma usina solar, entre em contato conosco. Estamos sempre disponíveis e aguardando o seu contato.