O que verificar com a concessionária antes de instalar sua usina fotovoltaica?
A economia que os sistemas fotovoltaicos propiciam estão fazendo esses sistemas conhecidos e desejados. A possibilidade de pagar uma conta de energia elétrica bem mais baixa, enche os olhos de qualquer pessoa.
No entanto, para tirar o projeto do papel surge a principal dúvida: O que eu devo verificar com a concessionária antes de instalar uma usina fotovoltaica? Bom, vamos lá.
Conhecendo um pouco sobre a energia solar
É considerado energia solar toda a forma de energia que chega até nós, através da incidência dos raios solares. A energia solar é tida como uma fonte de energia renovável (isto é, sem limite de uso pois se renova).
Potência solar no Brasil
O nosso país é enorme, possuindo dimensões continentais. Sua localização é considerada privilegiada no globo terrestre, quando o assunto é radiação solar. Cortado ao norte pela linha do Equador, nos encontramos em um local que recebe incidência direta dos raios solares.
Através da visualização do mapa, é possível observar que todo o território brasileiro recebe taxas altas de irradiação solar.
E a energia solar fotovoltaica?
A energia solar fotovoltaica é um processo de conversão de energia que transforma a luz solar em energia elétrica.
A transformação acontece graças às células fotovoltaicas, componentes feitos de materiais semicondutores como o silício.
Quando as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos das diversas células fotovoltaicas que estão acopladas às placas, acontece o deslocamento dos elétrons, e assim a geração de energia elétrica.
Vale ressaltar que as placas solares geram energia em corrente contínua (CC), porém a energia consumida nas casas e estabelecimentos comerciais é fornecida em corrente alternada (CA).
A conversão de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) é realizada pelo Inversor.
O equipamento converte a energia elétrica gerada pelas placas solares, e injeta a produção na rede da concessionária local (em projetos conectados à rede On-Grid) o que permite a troca da energia gerada pelo sistema fotovoltaico com a energia da rede elétrica local.
Como funciona um sistema fotovoltaico?
Quais informações eu preciso passar para a concessionária de energia antes de instalar a minha usina?
Desde 2012, através da resolução 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é permitido e regulamentada no Brasil a micro e minigeração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como as usinas fotovoltaicas.
Tenha sempre em mente que o processo de aprovação e homologação junto a rede da Cemig pode demorar. Em tese, se toda a documentação for aprovada, o processo de homologação é finalizado em 30 dias. No entanto, os prazos também variam de acordo com a disponibilidade da sua concessionária de energia.
O processo de aprovação com a concessionária
Passo 1: O primeiro passo é verificar se o seu sistema On-Grid (conectado à rede) se enquadra dentro do micro ou da minigeração de energia.
Microgeração: Centrais geradoras com potência de até 75kVA
Minigeração: Usinas fotovoltaicas com potência acima de 75 kVA e menor ou igual a 5 MVA.
Passo 2: Após isso, é hora de regularizar o sistema na concessionária de energia, seguindo os próximos passos.
Passo 3: Antes de instalar o sistema fotovoltaica On-Grid, entre em contato com a distribuidora e solicite a conexão;
Passo 4: Envie seu projeto para análise da concessionária. O prazo de resposta é aproximadamente 15 dias;
Passo 5: Após a aprovação, partimos para a instalação do sistema e a solicitação de vistoria. Vale lembrar que o prazo para a instalação vai depender do tamanho da sua usina;
Passo 6: Um técnico especializado deverá realizar a vistoria e produzir um relatório para encaminhamento a distribuidora de energia;
Passo 7: Em outra vistoria, a concessionária de energia fara a ligação do sistema. Caso haja necessidade de alguma alteração, a distribuidora precisa enviar um relatório apontando as pendências em até 7 dias. Caso esteja tudo certo, a concessionária fará a troca do relógio medidor de energia elétrica por um medidor bidirecional.
Passo 8: Assim que o sistema estiver conectado, não se esqueça de anexar os seguintes documentos:
Certificado de conformidade dos inversores ou número de registro da concessão do Inmetro;
Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do responsável técnico pelo projeto elétrico e também pela instalação da usina fotovoltaica;
Lista de unidades consumidoras que estão inclusos dentro do sistema de compensação;
Formulários de Solicitação de Acesso preenchidos para a micro e minigeração distribuída, de acordo com a potência instalada;
Documentação específica com particularidades de cada usina fotovoltaica.
ATENÇÃO! Para saber de tudo que permeia o seu processo de homologação e instalação da sua usina, contrate uma empresa confiável.
A Insol Energia é uma empresa especialista no desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (ON-Grid). Através da economia gerada pelas usinas solares fotovoltaicas, oferecemos resultados financeiros positivos para os nossos clientes. Temos inúmeros projetos e somos referência em credibilidade e confiança no mercado.
Bate um papo com a gente e descubra um pouquinho mais sobre os sistemas fotovoltaicos.
Agora você já sabe do que precisa para homologar sua usina fotovoltaica junto a concessionária, está na hora de contar com um sistema fotovoltaico. Pare de perder tempo e de pagar caro nas suas contas de energia.