O que devo ter na minha construção para receber os sistemas fotovoltaicos
Não importa se a sua ideia é instalar um sistema fotovoltaico residencial, industrial ou comercial. Se a sua construção tiver sido preparada para receber uma usina solar, todo o processo de instalação será mais fácil.
É dentro do projeto da construção que a gente consegue definir alguns detalhes que farão toda a diferença na hora de contar com seu sistema fotovoltaico.
Faça verificações da sua área disponível
A primeira coisa que você precisa verificar é o espaço físico para receber os módulos fotovoltaicos. Obviamente, se a sua empresa consome muita energia, você precisará de mais módulos e mais área de instalação.
No entanto, é possível se basear nos seguintes dados:
- Usina Solar com potência de 1.5kWp ocupa no mínimo 10.5m²;
- Usina Solar com potência de 2.0kWp ocupa no mínimo 14m²;
- Usina Solar com potência de 3.0kWp ocupa no mínimo 21m²;
- Usina Solar com potência de 4.0kWp ocupa no mínimo 28m²;
- Usina Solar com potência de 5.0kWp ocupa no mínimo 35m²;
- Usina Solar com potência de 10.0kWp ocupa no mínimo 70m²;
- Usina Solar com potência de 50kWp ocupa no mínimo 400m²;
- Usina Solar com potência de 100kWp ocupa no mínimo 800m²;
- Usina Solar com potência de 1MWp ocupa no mínimo 8.000m².
Além disso, uma regrinha básica pode ser usada na sua construção para saber se você tem espaço para receber os sistemas fotovoltaicos.
Para cada kWp de potência você precisará de aproximadamente 10m² disponíveis.
Na realidade, quando a instalação é de um sistema fotovoltaico residencial, esse valor pode chegar a 7m². Em empresas e indústrias que é preciso um estudo mais amplo e mais espaço para instalação, até porque o consumo é maior.
Outro ponto importante no estudo de espaço, procure trabalhar com módulos mais eficientes, com maior potencial de geração. A eficiência dos painéis pode diminuir consideravelmente a quantidade de placas necessárias para suprir sua demanda energética.
Escolha o telhado pensando no solar fotovoltaico
Esse é um detalhe comumente negligenciado por diversos engenheiros e arquitetos na hora de desenvolver projetos. Seja por pressa ou falta de conhecimento na área, esses profissionais acabam escolhendo telhados que dificultam a instalação dos sistemas fotovoltaicos.
Alguns tipos de telhas, por exemplo, são grandes obstáculos para realizarmos a instalação do solar fotovoltaico.
Caso seja possível escolher, prefira as telhas metálicas. Elas facilitam a instalação e são extremamente resistentes, gerando até mais segurança para os instaladores.
Coberturas planas com lajes ou telhas fabricadas em concreto também são excelentes e podem receber as placas solares de diversas formas:
- Estrutura aparafusada na laje com aplicação de impermeabilização;
- Fixadas com colas especiais que podem durar mais de duas décadas;
- Com a colocação de um suporte especial na parte de trás da placa, o que acaba adicionando um pouco mais de peso no conjunto.
Não deixe de construir pensando na posição do sol
Para contar com uma performance otimizada, seus módulos fotovoltaicos precisam estar virados para o norte e com um grau de inclinação igual ao da latitude da localização da obra.
Caso a sua obra já tenha começado ou se você já estiver com tudo pronto, o seu painel poderá ser instalado em diferentes partes do telhado, menos voltados para o sul.
Veja como a queda na eficiência das placas de acordo com sua direção é pequena.
O peso dos painéis também é importante
Se você está projetando o local, apenas leve em consideração a carga extra das placas solares. Na realidade, os módulos são considerados leves, mas de acordo com o local que eles serão instalados, pode ser necessário a presença de algum tipo de reforço.
Deixando muito simples, tenha em mente que um sistema fotovoltaico adiciona em média 15kg para cada metro quadrado de placa instalada.
Vale lembrar que a instalação dos painéis pode acabar produzindo aquilo que chamamos de carga do vento. Isso é o peso adicional causado pela resistência dos painéis à ação dos ventos. Esse peso, mesmo parecendo baixo, pode chegar a 70kg por cada metro de placa do sistema.
Ainda com dúvidas com relação à adequação do local para receber o solar fotovoltaico?
Na teoria, listamos acima os principais pontos que você precisa verificar para receber o solar fotovoltaico em seus empreendimentos.
No entanto, se você ainda tiver alguma dúvida, fale conosco! A Insol Energia é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos On-Grid, com anos de experiência no mercado. Estamos prontos para te atender e sanar as suas dúvidas.
Acreditamos verdadeiramente nos benefícios da energia solar fotovoltaica, que é uma fonte geradora de energia revolucionária.