Investimento em energia solar bate recorde em 2022

Investimento em energia solar bate recorde em 2022

A Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) anunciou recentemente que o Brasil atingiu a marca de 18 GW de potência instalada em energia solar, batendo mais um recorde do mercado fotovoltaico no Brasil.

A fonte que outrora não representava 1% da matriz energética nacional, agora equivale a 8,5%. Esse crescimento foi impulsionado pela construção de grandes usinas e pela adesão do consumidor final à instalação de sistemas fotovoltaicos em residências.

O estudo feito pela Absolar ainda mostrou que, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, a potência instalada de energia solar no país cresceu 38,4%, saindo de 13 GW para 18 GW.

Além disso, o crescimento nos últimos três meses é mais promissor ainda, sendo de aproximadamente 1 GW por mês. Não é à toa que a energia solar fotovoltaica agora é a terceira maior matriz energética nacional.

Cada vez mais as pessoas e os grandes empresários têm investido mais na tecnologia fotovoltaica. Durante os últimos anos a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$93,7 bilhões em novos investimentos, além de ter gerado mais de 540,5 mil empregos desde 2012, quando o primeiro marco regulatório do setor foi feito.

O CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia tem dado várias entrevistas, comentando acerca do crescimento da energia solar fotovoltaica no Brasil, pontuando que a expansão do setor está garantindo desenvolvimento socioeconômico no país. Isso pois o mercado solar é um dos que mais gerou empregos e investimentos no país.

“A fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do país, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de mais aumentos na conta de luz da população. As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário dos últimos anos sobre os consumidores”.

Hoje, o Brasil possui mais de 5,6 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte. Este segmento é o que capitaliza mais recursos e investimentos para o setor e para a economia do país, contando com cerca de R$28,1 bilhões em novos investimentos e mais de 168,5 mil empregos acumulados.

Confira mais motivos para investir em energia solar fotovoltaica

Economia

O primeiro motivo é o mesmo que levou milhares de brasileiros a investirem em energia solar. A economia na conta de luz.

Quando você decide orçar um sistema fotovoltaico, a empresa que você escolheu irá projetar, com base no seu consumo mensal de energia elétrica e nas condições climáticas do local, qual será a configuração do seu sistema. Dentro das especificidades desse projeto, é definido a quantidade de placas, o local de instalação, o melhor inversor etc.

Dessa forma, o seu sistema fará com que você deixe de consumir a energia da rede da distribuidora e abata completamente os seus gastos com energia.

É isso mesmo, pois com a instalação de um sistema fotovoltaico, você consegue uma economia de até 95% na sua conta de energia mensalmente.

Vale lembrar que a sua fatura de energia só não virá zerada pois você continua pagando a taxa de disponibilidade e uso da rede. Essa taxa é obrigatória para todos os consumidores de energia elétrica.

Agora pense bem, um sistema fotovoltaico possui a vida útil avaliada em 25 anos. Já imaginou a economia que você terá ao longo desse tempo? Vale ou não vale a pena investir em energia solar? Vale e muito!!!

Proteção

Além das altas taxas de economia propiciadas pelos sistemas fotovoltaicos, eles ainda oferecem proteção para a sua casa ou empresa. Estamos falando da proteção contra a inflação energética.

Com a crise que se instaurou no setor elétrico do Brasil, o preço da energia elétrica sobe constantemente, atingindo níveis que outrora seriam inimagináveis. Esse aumento machuca o bolso do consumidor que se vê com um serviço caro e improdutivo.

O baixo nível de água nos reservatórios e o acionamento de usinas termelétricas, somada aos erros de gestão dos governos passados, estão gerando e vão gerar gastos e dívidas

que serão pagos pelo consumidor brasileiros nos próximos anos. Infelizmente, quem não conta com um sistema de energia solar nada pode fazer para enfrentar o problema.

No entanto, quem possui um sistema de energia solar fica livre desses aumentos e até se beneficia com eles.

Pense comigo: Conforme o valor da conta aumenta, o valor economizado por você também aumenta, pois o seu sistema produz independente do preço da fatura de energia. Investir em energia solar significa economia e proteção.

Valorização imobiliária

Se você fosse sair para comprar uma casa hoje, qual escolheria? Uma convencional ou uma que possui geração própria de energia? Claro que seria a segunda opção.

Por causa disso, quando você investe em energia solar seu imóvel é valorizado imediatamente. Isso também vale para centros comerciais e industriais.

Uma pesquisa realizada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, descobriu que as pessoas estão dispostas a pagar até 15 mil dólares a mais por uma casa com placas solares instaladas.

O futuro proprietário imagina de cara a economia que terá com a geração do sistema e por isso está disposto a pagar mais.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é outro motivo muito importante que justifica o investimento em energia solar.

É do conhecimento de todos que o sol é uma fonte de energia renovável e é a mais importante para a manutenção da vida humana.

Por causa desse potencial energético e da sustentabilidade que envolve a transformação da energia solar em energia elétrica, a geração solar fotovoltaica se espalha mais que qualquer outra hoje no mundo.

A transformação da luz do sol em energia acontece dentro das células fotovoltaicas, sendo um processo 100% limpo e sem emissão de nenhum gás poluente na atmosfera.

Além de gerar economia, proteção e valorização, investir em energia solar significa diminuir os impactos ambientais comumente causados na natureza.

Retorno sobre o investimento

É importante lembrar: o que deve ser avaliado na compra de uma usina solar não é o valor total do investimento, mas o benefício que ele proporciona.

O primeiro passo é analisar o tempo de retorno sobre o investimento, que no Brasil gira em torno de 4 a 5 anos. Vale lembrar que a vida útil do seu sistema fotovoltaico é de 25 anos. Ou seja, após ter quitado a sua usina, você poderá desfrutar de 20 anos de economia livre.

Saiba mais sobre o tempo de retorno sobre o investimento da energia solar.

Percebeu como é vantajoso investir em energia solar? Não é por acaso que esse mercado está crescendo cada vez mais. Vem fazer parte desse crescimento com a Insol Energia.


WhatsApp