Insol Energia instala Usina Solar no Edifício Parc Zodíaco
O Edifício Residencial Parc Zodíaco foi desenvolvido pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados para harmonizar-se com seu entorno na cidade de Belo Horizonte (MG).
De arquitetura marcadamente contemporânea, possui curvas, varandas e jardins que favorecem a inserção harmoniosa do volume na paisagem. O projeto suaviza os contornos, numa solução cuidadosa quanto a sua relação com a rua, com a coesão compositiva e a simplificação dos detalhes, relata a arquiteta Laura Penna.
Um dos diferenciais do projeto arquitetônico está justamente no fato de ele dialogar com o cenário urbano, através de suas linhas e acabamentos.
Visando a diminuição dos gastos com energia elétrica e ter uma geração autossustentável, o condomínio Parc Zodíaco fechou a instalação de um sistema fotovoltaico com a Insol Energia.
O projeto foi desafiador, mas o desfecho foi amplamente positivo. Com um tempo recorde de execução da obra, foi instalada uma usina com 192 placas de 450 Wp. Ao todo o sistema possui uma potência instalada de 86.4 kWp com uma geração mensal calculada em mais de 10.000 kWh/mês. Tudo isso gera uma economia de 93% para o condomínio.
Você aí quer que seu condomínio gere a própria energia? Quer economizar nas faturas de energia e ainda contribuir com o meio ambiente? Se sim, faço como o Edifício Residencial Parc Zodíaco e instale já a sua usina solar com a Insol Energia.
Outras razões para investir em energia solar
Além de gerar um abatimento de até 95% na conta de luz, ainda existem vários outros motivos que confirmam a importância de investir em sistemas fotovoltaicos. Confira esses motivos abaixo:
1 Retorno rápido de investimento
Contar com um sistema fotovoltaico representa um investimento que volta ao cliente na forma de economia de até 95% obtida na conta de luz.
O retorno do investimento depende muito da quantidade de energia que você gasta e do tamanho do seu sistema. No entanto, a média de retorno gira em torno de 3 a 5 anos.
Mas, é necessário ressaltar que você vai demorar 1 ano para ter lucro e não economia. Esse lucro diz respeito a quantidade que você investiu na aquisição do sistema, e não na economia que ele vai gerar. Assim que o seu sistema
2 Longevidade da tecnologia
Outro ponto importante que reforça as vantagens de investir em sistemas fotovoltaicos é a longa vida útil dos aparelhos do sistema.
Em média, as placas fotovoltaicas, quando bem cuidadas, duram cerca de 25 anos. Já os inversores são utilizados por 10 a 25 anos, dependendo da tecnologia escolhida.
3 Baixa manutenção
Sistemas fotovoltaicos não precisam de muita manutenção. Importante mesmo é limpar os módulos (placas), principalmente em locais muito secos e empoeirados.
Vale frisar que a manutenção elétrica também é necessária. Quando ela é feita dentro dos períodos corretos, a vida útil do sistema tende a ser maior.
4 – Instalação rápida
A instalação do sistema é a parte mais rápida de todo o projeto. Geralmente quando o sistema será residencial, a instalação dura cerca de 3 dias.
Já quando trabalhamos com indústrias, o tempo de instalação costuma ser maior, variando de 1 a 3 meses.
5 – Silêncio para gerar
Se você acha que o sistema fotovoltaico terá ruídos no telhado, pode tirar isso da sua cabeça. A geração de energia solar é totalmente silenciosa.
Isso porque ela utiliza o processo fotovoltaico, e não mecânico, para gerar energia elétrica. Esse efeito fotovoltaico ocorre silenciosamente dentro de cada uma das células que compõe o módulo.
6 Imunidade contra inflação energética
A energia elétrica fica mais cara a cada dia no Brasil. Ano após ano as contas de luz sofrem aumentos de preço e machucam o bolso do consumidor.
No entanto, quando você instala um sistema fotovoltaico, você fica protegido contra essa inflação, que sobe anualmente. Isso acontece porque o sistema fotovoltaico sempre vai gerar o que você precisa, não importando o preço da fatura de energia.
Vale lembrar que a expectativa sobre o preço da energia elétrica é ruim, e é possível que ela continue aumentando seu preço. A melhor forma de se proteger disso, é contando com um sistema movido a energia solar.
7 – Créditos de energia
Os créditos de energia são gerados quando uma unidade consumidora (casas ou empresas que possuem sistema solar fotovoltaico) injeta o excedente de energia elétrica na rede da concessionária local.
Isso acontece, pois, em determinados momentos a usina solar irá produzir uma quantidade de energia elétrica maior do que o consumo. A fim de que a energia produzida não seja desperdiçada o Inversor Solar injeta o que sobrou na rede da concessionária para que seja utilizada em outros locais.
O Medidor Bidirecional é o equipamento responsável por medir quantos KWh sua usina solar fotovoltaica injetou na rede da concessionária, pois, no fim do mês a quantidade de créditos gerados será abatida da quantidade de energia que a residência ou estabelecimento consumiu da rede local. Cada crédito é equivalente a 1 (um) kWh.
Aprenda tudo sobre créditos de energia.
8 – Geração Distribuída
Geração distribuída pode ser definida como uma fonte de eletricidade, conectado à rede de distribuição. A geração distribuída de energia solar pode ser obtida através de diversas fontes, e a energia solar fotovoltaica é uma delas.
Em termos simples, geração distribuída é o nome que se dá a energia elétrica gerada no local de consumo, ou próxima a ela, podendo ser compartilhada com outras localidades (distribuída).
Por hoje é isso pessoal. Nesse texto, além de aprender tudo sobre a nova usina solar do Condomínio Parc Zodíaco, você viu que a energia solar é uma solução completa. Peça um orçamento gratuito no nosso site.