Energia Solar pelo mundo. Conheça os países que mais investem nessa tecnologia.

Energia Solar pelo mundo. Conheça os países que mais investem nessa tecnologia.

O uso da energia solar no mundo já se consolidou como uma importante alternativa para geração de eletricidade. Além de instituições públicas e privadas, que precisam diminuir seus custos com energia elétrica, a solução fotovoltaica também se mostrou viável para consumidores residenciais que sofrem com o aumento da conta de luz.

As instalações em pequenos comércios e residências tem se mostrado um investimento cada vez mais acessível e vantajoso, gerando muita economia energética.

O crescimento da energia solar no mundo já é uma realidade. E é exatamente sobre isso que iremos falar hoje. Continue lendo nosso artigo e descubra os países que mais investem em energia solar no mundo.

China

De acordo com dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a China é o país com a maior capacidade de produção de energia solar instalada, totalizando 78.100 MW, correspondendo a 25,8% da produção global.

O gigante asiático também lidera as estatísticas de países que mais instalaram energia solar nos últimos anos. Além disso, o país detém a maior fazenda de energia solar flutuante do mundo, aproveitando terreno que era de uma mineradora desativada.

Japão

Conhecido por seu foco em tecnologia e inovação, o Japão se destaca por possuir a segunda maior capacidade de energia solar instalada, com produção de 42.800 MW, ou seja, 14,1% da produção mundial. A preocupação em utilizar fontes renováveis no país aumentou após o acidente na Usina Nuclear de Fukushima.

Por ser pequeno, territorialmente falando, os sistemas fotovoltaicos são instalados em campos de arroz, campos de golfe, pistas de aeroportos, entre outras áreas, para instalar os módulos fotovoltaicos.

Alemanha

Em terceiro lugar no ranking de países com as maiores capacidades de produção de energia solar no mundo, mesmo sendo um país com baixos níveis de irradiação solar, a Alemanha soma 41.200 MW, sendo responsável por 13,6% da produção global.

A Alemanha é a potência europeia mais engajada em causas de sustentabilidade, tecnologia e inovação. Recentemente o país ampliou sua capacidade em 1.500 MW, gerando mais energia solar para todas as unidades consumidoras.

Um fato que auxilia muito o crescimento da energia solar na Alemanha são os incentivos governamentais. O governo alemão, por exemplo, oferece tarifas subsidiadas para energia limpa. Regulamentou o setor para que pequenas empresas e cooperativas familiares que queiram vender energia elétrica tenham acesso à rede pública e determinou que as alternativas energéticas renováveis, tenham preferência na rede de distribuição de energia.

Isso tudo faz com que a energia solar se desenvolva cada vez mais no país.

Estados Unidos

Outro também que não poderia ficar de fora dessa lista, os Estados Unidos, contam com 40.300 MW de capacidade instalada, contribuindo com 13,3% da geração de energia solar mundial.

Dados da UNEP dizem que nos últimos anos o país investiu mais de 30 bilhões de dólares em energia solar, movimentando a economia do país através da construção de usinas de grande porte e geração de empregos.

Itália

Na quinta colocação, a Itália tem capacidade instalada para gerar 19.330 MW de energia solar, correspondendo a 6,4% da produção global.

A Itália se destaca por utilizar a energia solar de maneiras menos convencionais, como em drones solares e no auxílio ao Corpo de Bombeiros, em combates a grandes incêndios.

No entanto, vale ressaltar que no país existem muitas unidades consumidoras residenciais, comerciais e industriais.

E no Brasil?

A energia solar também não para de crescer no nosso país. No segmento de geração distribuída de energia, são 9,3 GW de potência instalada da fonte solar. Esse número indica um valor de R$49,5 bilhões em investimentos, R$11 bilhões em arrecadações e aproximadamente 278 mil empregos acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões do Brasil. Por isso reafirmamos que os sistemas fotovoltaicos são a chave para o crescimento econômico do país.

Quando somamos as capacidades instaladas de todas as unidades consumidoras do Brasil, a fonte solar ocupa o quinto lugar na matriz elétrica nacional. Os sistemas fotovoltaicos já superaram a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis na matriz elétrica brasileira.

O investimento em energia solar é certeiro e lucrativo. Optando pela instalação dos sistemas fotovoltaicos você garante uma economia energética nunca pensada. Entre em contato conosco e saiba mais.


WhatsApp