Energia Solar deve crescer 42% em 2023
As porcentagens da energia solar estão para crescer no Brasil. De acordo com um levantamento da Absolar, o parque gerador fotovoltaico deve crescer 10 gigawatts em 2023, ou 42,4% ante a potência alcançada para o fechamento de 2022, alcançando mais de 34 GW.
Dos 34 GW, a entidade acredita que 21,6 GW serão provenientes de pequenos e médios sistemas solares instalados pelos consumidores nas residências, pequenos negócios, indústrias e propriedades rurais. Essas instalações estão enquadradas na Geração Distribuída, que devem somar 23,87 GW ao final deste ano.
O restante (12,4 GW), está concentrada nas grandes usinas solares, também chamadas geração centralizada, que deverá fechar 2022 com aproximadamente 8 GW.
Ainda de acordo com a Absolar, em 2023, os sistemas fotovoltaicos deverão gerar mais de 300 mil novos empregos,e os novos investimentos no setor devem ultrapassar a cifra de 50 bilhões de reais.
A Absolar projetou esse crescimento com base nas novas projeções do mercado e no crescimento das instalações em Geração Distribuída. De fato, a energia solar tem desempenhado um papel fundamental na recuperação econômica do Brasil.
Você conhece as principais vantagens da energia solar?
Economia
A energia solar pode resultar em diminuição significativa dos gastos com a conta de luz. Um investimento em energia solar fotovoltaica pode reduzir em até 95% os valores pagos nas faturas de energia.
Além disso, o retorno sobre o investimento é real e lucrativo com os sistemas fotovoltaicos. Dados informam que em muitos casos, considerando a vida útil das usinas (25 anos), e o tempo de pagamento do mesmo (5 anos), os sistemas fotovoltaicos podem oferecer economia por 20 anos.
Crescimento econômico
A energia solar é boa para o país de diferentes formas. Ela, por exemplo, ajuda a lidar com a expectativa de crescimento da demanda de energia, conforme o aumento do número de fábricas e indústrias previstos para os próximos anos.
Além disso, a construção de usinas movimenta a economia por causa da geração de empregos e renda.
Ou seja, em uma análise rápida entendemos que a energia solar fortalece a economia e oferece soluções estratégicas para a transição energética do Brasil.
Sustentabilidade
A energia solar é 100% sustentável. Quando você gera eletricidade através da energia solar, em qualquer unidade consumidora, você está fazendo um processo livre de emissão de poluentes. Portanto, é uma forma muito boa de contribuir com a preservação do meio ambiente.
Além disso, com a preocupação pela sustentabilidade crescendo cada vez mais, é importante que pessoas e empresas sejam aderentes com formas renováveis de gerar energia.
Como funciona a energia solar?
Antes de finalizarmos o conteúdo, é importante que vocês entendam como a energia solar fotovoltaica funciona.
A energia solar fotovoltaica é um processo de conversão de energia que transforma a luz solar em energia elétrica. A transformação acontece graças às células fotovoltaicas, componentes feitos de materiais semicondutores como o silício.
Quando as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos das diversas células fotovoltaicas que estão acopladas às placas, acontece o deslocamento dos elétrons, e assim a geração de energia elétrica.
Vale ressaltar que as placas solares geram energia em corrente contínua (CC), porém a energia consumida nas casas e estabelecimentos comerciais é fornecida em corrente alternada (CA). A conversão de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) é realizada pelo inversor.
O equipamento converte a energia elétrica gerada pelas placas solares, e injeta a produção na rede da concessionária local (em projetos conectados à rede on-grid) o que permite a troca da energia gerada pelo sistema fotovoltaico com a energia da rede elétrica local.
Confira nosso vídeo abaixo e aprenda sobre o funcionamento da energia solar.
Através desse conteúdo, você percebeu que a energia solar não para de crescer no nosso país, e que as projeções são ainda futuras.
Entre em contato conosco e saiba mais.