Custo da energia elétrica aumentou 47% nos últimos 5 anos

Custo da energia elétrica aumentou 47% nos últimos 5 anos

Segundo dados divulgados pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), nos últimos 5 anos, o custo da energia elétrica no Brasil aumentou 47%.

Esse aumento, que atualmente compromete 25% do orçamento de uma família, fez do Brasil o segundo país do mundo com a conta de luz mais alta, ficando atrás apenas da Colômbia.

A estimativa divulgada pelo estudo, utilizou o custo de 200 kWh ajustado à renda per capita de cada país, ranqueando os 10 que têm as contas mais caras do mundo.

1 – Colômbia – 50,4

2 – Brasil – 34,2

3 – Turquia – 21,8

4 – Chile – 21,5

5 – Portugal – 19,8

6 – Polônia – 19,6

7 – Letônia – 19,1

8 – Eslováquia – 18,5

9 – Espanha – 18

10 – República Tcheca – 15,7

Por que a conta de luz fica mais cara no Brasil?

A conta de luz não fica mais barata no nosso país por causa de um evento conhecido como inflação energética.

A inflação energética nada mais é do que a inflação comum aplicada à eletricidade. É a taxa de aumento do valor da eletricidade em um certo período.

Segundo dados do Ilumina (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético), as tarifas de energia elétrica subiram 107% acima do índice de inflação nos últimos 20 anos.

Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apresentou um levantamento, mostrando que a eletricidade ficou 230% mais cara no Brasil nos últimos 18 anos.

Isso, em termos reais, significa que a conta de luz do brasileiro dobrou de preço nos últimos anos. Um cenário assustador, que não possui sinais de melhora.

2023 e o segundo semestre de 2022 nos esperam com mais aumentos na conta de luz. Por isso, é importante estar muito atento com novas formas de se proteger desses aumentos abusivos, como a energia solar fotovoltaica.

Como a energia solar te livra da inflação energética?

Como vocês sabem, a energia solar é capaz de reduzir em até 95% o valor da sua conta de energia, sendo uma excelente opção para te livrar da inflação energética.

Já que as usinas solares garantem produção de eletricidade por décadas, ao instalar esse tipo de sistema, você passa a produzir sua própria energia, não pagando pelos constantes aumentos. Ao longo da vida útil do seu sistema fotovoltaico, você terá economia na conta de luz.

Saiba mais sobre a vida útil da energia solar.

Quer se proteger da inflação energética?

Faça os cálculos você mesmo e comprove. A inflação energética acaba com o poder de investimento privado do país e acaba com o poder de compra da família.

Quer se proteger e passar a pagar menos nas faturas de energia, solicite uma cotação para instalar um sistema solar fotovoltaico na sua estrutura.

E olha que se proteger da inflação energética, é só um dos benefícios da energia solar fotovoltaica. Clique AQUI e conheça todos os benefícios.

Empresas que possuem grandes áreas de telhado de galpões disponíveis, estão jogando dinheiro no lixo, a cada conta de energia cara que estão pagando.

Ter energia solar é assegurar liberdade energética, proteção contra a inflação energética, retorno sobre o investimento, preservação ecológica e economia mensal.

O solar fotovoltaico pode ser instalado em qualquer local. Se quiser saber mais sobre o funcionamento e aquisição de um sistema de energia solar, assista o vídeo abaixo.


Se você tiver alguma dúvida com relação à inflação energética, ou funcionamento da energia solar, questões burocráticas com a Cemig, fale conosco. Estamos disponíveis para te atender por:

Telefone – (31) 3191 1880 | (35) 3196 0980

E-mail – insol@insolenergia.com.br

Caso prefira, venha nos visitar. Estamos na rua Ministro Orozimbo Nonato, 392, Galpão 5, Bairro Dona Clara.

Nossa equipe está pronta para te atender e sanar todas as suas dúvidas, te ajudando a economizar energia diariamente.


WhatsApp