Crescimento de energia solar impulsiona o mercado de carros elétricos

Crescimento de energia solar impulsiona o mercado de carros elétricos

A união dos carros elétricos, carregadores e geradores solares fotovoltaicos tem revolucionado a indústria de automóveis e deve ditar o futuro das montadoras, distribuidoras de energia, fabricantes de equipamentos e demais setores da mobilidade urbana.

Utilizando os carros elétricos como exemplo, o investimento em pesquisa é desproporcional à atual presença desses veículos no Brasil. De acordo com dados do Sindipeças (sindicato de empresas fabricantes de peças), em 2020, os veículos elétricos somavam 11 mil unidades no Brasil.No entanto, com os novos investimentos no setor e a conexão com a energia solar, os números estão aumentando significativamente.

Em setembro deste ano, a Aneel (agência reguladora do setor elétrico) aprovou 30 projetos de pesquisa e desenvolvimento em mobilidade elétrica, com um investimento previsto de R$463,8 milhões nos próximos três anos.

Liderados por empresas de energia, como EDP, CPFL, Light e Neoenergia, a combinação entre energia solar e carros elétricos atraíram gigantes multinacionais, como ABB, Efacec e Siemens (empresas responsáveis por produzir 90% de carregadores para carros elétricos no mundo) e Grupo Volkswagen. Todas essas empresas estão trabalhando juntas, com o intuito de fazer o mercado de carros elétricos crescer no Brasil.

Segundo previsão do Boston Consulting Group (BCG), os carros elétricos irão representar 5% da frota brasileira, com vendas de 180 mil unidades por ano. E é exatamente a conexão entre carros elétricos e energia solar que faz o mercado crescer.

Vejamos bem. Um automóvel elétrico faz a conta de luz disparar. No entanto, se você tiver um sistema fotovoltaico em casa, sua conta não fica mais alta. Muito pelo contrário, ela fica até mais baixa. Isso porque, um sistema de energia solar pode reduzir em até 95% seus gastos com energia elétrica.

O que você precisa fazer é instalar um sistema fotovoltaico que já conte com o que você gasta de energia com um carro elétrico. Ao dimensionar e calcular esse gasto, o engenheiro irá produzir uma usina solar que suprirá toda a sua demanda energética.

Ou seja, com um carro elétrico e com energia solar, você economiza em duas frentes. Não precisa pagar pelas altas contas de luz e muito menos pelo combustível. De quebra, ainda investe em duas soluções sustentáveis que fazem bem para a natureza. É uma vida de economia e sustentabilidade.

A demanda elétrica disponível no país também é um fator que potencializa a combinação entre energia solar e carros elétricos. Imagine que, da noite para o dia, todos os carros a combustão viraram elétricos, não havendo eletricidade o suficiente para dar conta dessa demanda.

A necessidade ambiental de aposentar os veículos tradicionais proporciona esse desafio estrutural. E a melhor solução para aumentar a oferta de energia elétrica e acompanhar de perto esse crescimento, é investindo em energia solar fotovoltaica.

Primeiro por se tratar de uma fonte renovável. Não faz sentido investir em formas de descarbonizar a mobilidade urbana, fazendo uso de fontes poluentes de geração de energia, como usinas térmicas fósseis.

Outra questão é a versatilidade. A energia solar se diferencia das outras fontes por ser modular, podendo ser utilizada em usinas de grande, médio e pequeno porte.

Todos esses pontos tornam a energia solar uma tecnologia perfeita para aplicação conjunta com a mobilidade elétrica, permitindo o aumento da oferta de eletricidade, a expansão dos postos de recarga, o desenvolvimento sustentável e a possibilidade de economia para quem investir nas duas tecnologias.

Este cenário traz um enorme potencial de crescimento para o mercado de energia solar no Brasil e no mundo.   


WhatsApp