Conheça os diferentes tipos de manutenção em sistemas fotovoltaicos

Conheça os diferentes tipos de manutenção em sistemas fotovoltaicos

Marcando forte presença entre os principais tipos de energia renováveis, o solar fotovoltaico é uma excelente escolha. Se pudéssemos escolher três palavras para definir a energia solar, elas seriam: Econômica, Sustentável e Inesgotável. Por causa disso, as placas solares estão ganhando cada vez mais adeptos.

Para gerar esse tipo de energia, muito mais barata, é necessário investir inicialmente em alguns equipamentos capazes de captar, converter e distribuir a eletricidade obtida através do sol. Vale lembrar que esse é um investimento 100% recuperável em curto/médio prazo, dependendo do tamanho da sua usina e da quantidade de energia que você vai usar.

Como todo sistema, as usinas solares precisam de cuidados. É necessário dar manutenção em sistemas fotovoltaicos, evitando a deterioração precoce dos módulos e de todos os aparelhos do sistema.

Conheça agora, os principais tipos de manutenções em sistemas fotovoltaicos e saiba como prolongar a vida útil desses equipamentos.

A manutenção começa pela instalação

A instalação correta da usina, reduz muito a necessidade frequente de manutenção em sistemas fotovoltaicos.

O primeiro passo é a escolha adequada do local e do modo de instalação, que devem privilegiar o escoamento da água da chuva, permitindo a limpeza natural dos módulos fotovoltaicos.

É importante evitar a proximidade de árvores ou arbustos, visto que eles podem diminuir a eficiência das placas fotovoltaicas por causa do sombreamento.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva em sistemas fotovoltaicos, nada mais é do que uma boa limpeza periódica dos painéis solares e tem o objetivo de reduzir o risco de avarias no sistema.

O que pode sujar os painéis?

Fuligem, galhos, folhas, dejetos de aves e outros animais pequenos, poeira, poluição ou partículas presentes no ar e orvalho.

O que o excesso de sujeira pode levar para os módulos fotovoltaicos?

A sujeira depositada sobre as células fotovoltaicas, pode reduzir a efetividade do painel, comprometendo toda a eficiência do sistema.

Além disso, o excesso de resíduos ao longo do tempo pode ocasionar manchas nos módulos, favorecendo o surgimento de fungos que por sua vez vão diminuir a vida útil das placas, estimadas em 25 anos.

Para limpar os painéis, temos três opções:

Limpeza natural: A chuva já faz boa parte da limpeza na maioria das instalações fotovoltaicas. A água ajuda a levar muitas impurezas que se acumulam sobre as placas. No entanto, uma limpeza mais detalhada é sempre uma boa opção.

Limpeza manual: A limpeza manual do sistema fotovoltaico não demanda qualificação profissional, podendo ser realizada pelo próprio dono da usina.

Seguindo algumas regras de segurança que o próprio fabricante demanda, a limpeza deve acontecer com o sistema completamente desligado, em dias sem chuva.

Além disso, é recomendável limpar o sistema anualmente ou semestralmente, dependendo do nível de sujeira. Locais com menor incidência de chuva ou índice elevado de poluição, como grandes centros urbanos, exigem uma periodicidade fixa para limpar as placas.

Para que a limpeza não prejudique o sistema, é aconselhável limpá-los somente com água, um pano limpo ou uma esponja limpa com cerdas macias.

Por questões de segurança, não utilize nenhum produto químico, abrasivo, item perfurocortante ou pressurizador com jato direto.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva do sistema de energia solar consiste em realizar uma inspeção visual periódica no painel, identificando arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra.

Também é importante, acompanhar frequentemente os índices de desempenho da sua usina. Assim você poderá ver se ela está gerando o que você precisa. Vale ressaltar que você pode monitorar todo o seu sistema fotovoltaico através de aplicativos e plataformas de monitoração. De forma rápida e remota, você fica sabendo da quantidade de energia que sua usina gerou.

As simples observações e análise dos sistemas solares fotovoltaicos podem ser feitas pelo próprio usuário, reduzindo custos com manutenções corretivas.

Manutenção corretiva

Se mesmo após a limpeza dos painéis fotovoltaicos, for identificado baixo rendimento da usina, é recomendável acionar a assistência técnica especializada.

Os profissionais farão uma manutenção assertiva, com diagnóstico assertivo e reparo técnico do sistema. EM NENHUMA HIPÓTESE O USUÁRIO DEVE SUBIR NO TELHADO E TENTAR DESMONTAR O SISTEMA.

Porque devemos realizar manutenções no sistema fotovoltaico?

Quando você realiza manutenções em sistemas fotovoltaicos, você garante um funcionamento eficaz do seu sistema de energia fotovoltaica, reduzindo os custos com eventuais reparos ou reposições de peças, ampliando potencialmente a vida útil da sua usina solar.

Mantendo as ações de limpeza e inspeções periódicas, os custos com a manutenção de um sistema fotovoltaico são basicamente nulos.

A manutenção do sistema fotovoltaico é eventual e bem simples de ser realizada. Dessa forma, os usuários podem ficar tranquilos e desfrutar calmamente da sua usina por muitos anos.

Vale lembrar que as manutenções em sistemas fotovoltaicos não possuem um custo elevado. Na verdade, muitas empresas que instalam o sistema nem cobram pelo serviço.

Essa praticidade e economia reforçam a energia como uma fonte de energia barata e sustentável, perfeita para as necessidades urbanas e rurais, indústrias ou comércios ou residências. A única forma de você garantir um futuro melhor para o ecossistema do planeta e economizar na conta de luz, é investindo nos sistemas fotovoltaicos.

Porque eu devo investir em sistemas fotovoltaicos

Vale mesmo a pena investir em energia solar?

Essa é uma pergunta frequentemente ouvida pelos profissionais que atuam no mercado solar ao apresentar a solução fotovoltaica para diversos clientes.

A resposta é simples: Sim, vale muito a pena investir em energia solar. O mercado solar brasileiro é uma das melhores opções para investimento no nosso país. Esses sistemas, que geram economia de energia e sustentabilidade, estão cada vez mais próximos do bolso do consumidor brasileiro, por causa das diferentes opções de financiamento e queda dos preços.

Confira aqui como financiar a sua usina, pagando pouco.

Pare de pagar caro pela sua eletricidade. Converse com um de nossos consultores e adquira já o seu sistema fotovoltaico.

Esse conteúdo foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer as vantagens e os diferentes tipos de manutenções em sistemas fotovoltaicos.


WhatsApp