Conheça a relação entre carros elétricos e energia solar
Os veículos elétricos são uma alternativa aos modelos convencionais, sendo mais econômicos e não prejudiciais ao meio ambiente. Isso acontece pois o funcionamento desses veículos depende de um motor que é recarregado por eletricidade. Economia e sustentabilidade são duas palavras que definem muito bem os carros elétricos.
As vantagens desses veículos são amplificadas quando eles se unem à energia solar. A seguir, mostraremos como a união entre carros elétricos e energia solar pode gerar economia e redução dos impactos ambientais para você. Acompanhe com a gente.
Cenário nacional dos carros elétricos
No início de 2021, houve um aumento de 55% da frota mundial de carros elétricos em relação ao mesmo período analisado em 2020.
O setor se estabilizou e cresceu no Brasil. Hoje temos a marca de 3,2 milhões de veículos elétricos em circulação pelas cidades do país.
Crescimento internacional e nacional
Só na Europa, a quantidade de veículos elétricos supera a marca de 1 milhão. Já para os Estados Unidos, é esperado até o fim de 2022, 1,35 milhões de automóveis elétricos rodando pelo país. Vale ressaltar, que esses dados, incluem veículos híbridos e totalmente elétricos.
Em 2020, ano da pandemia, a China colocou em circulação mais de meio milhão de veículos elétricos. A Noruega segue na liderança do ranking dos países com mais carros elétricos vendidos, sendo que 37% dos modelos utilizados no país são híbridos ou elétricos.
Outro país que tem se destacado no desenvolvimento do setor elétrico automotivo é a Alemanha. No último ano o país ultrapassou a Noruega em números gerais de veículos elétricos vendidos, colocando 84 mil carros elétricos circulando pelas ruas e rodovias do país.
Com relação ao Brasil, podemos dizer que o mercado está em franco desenvolvimento. Segundo a Anfavea (Associação Brasileira de Veículos Automotores), a expectativa é de que até 2026, circulem 100 mil veículos elétricos pelo país.
Montadoras tradicionais
Muitas montadoras tradicionais têm sido atraídas pelo mercado de carros elétricos. A BMW por exemplo, foi eleita em 2016 como o grupo mais sustentável do mundo.
O grupo é alinhado ao desenvolvimento sustentável e conseguiu, entre 1995 a 2020, reduzir em 40% a emissão de CO2 dos seus veículos vendidos na Europa.
Outra montadora convencional que se apaixonou pela produção de veículos híbridos e elétricos é a Volvo. Atualmente gerida por um grupo chinês, a empresa abandonou a produção de modelos que funcionam a gasolina desde 2019.
Montadoras sustentáveis
Com o crescimento do setor no mundo, surgiram novas montadoras com foco na criação de veículos elétricos e híbridos.
Com posição de destaque no segmento temos a Tesla, empresa estadunidense que tem como principal foco a preocupação com o transporte sustentável. A empresa é dedicada a produzir carros elétricos, com diferentes preços para atingir todos os públicos.
Outra empresa com protagonismo no setor é a startup holandesa Lightyear, que lançou em 2019 o primeiro veículo 100% movido a energia solar.
Como funciona um carro elétrico?
Carros elétricos funcionam através de uma corrente elétrica, e não pela queima de combustíveis fósseis. Esse mecanismo depende de quatro componentes básicos.
- bateria;
- inversor;
- motor de indução;
- sistema de recuperação de energia.
A bateria, que é recarregável, armazena a energia elétrica que será utilizada para fazer o carro funcionar. Já o inversor converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é levada até o motor de indução. A eletricidade por sua vez, aciona os mecanismos do motor e faz as rodas girarem e o carro se movimentar.
Sem a queima de combustíveis, o carro elétrico é totalmente silencioso e 100% sustentável. Além disso, o uso da eletricidade permite que a energia seja melhor aproveitada , já que o mecanismo do motor sofre menos atrito, em comparação com o motor à combustão. Dessa forma, a condução do veículo é mais facilitada e a aceleração é mais leve.
Sendo assim, o sistema de recuperação de energia se mostra muito vantajoso e econômico. Em um carro comum (à combustão) a energia do carro ao ser freado é desperdiçada em forma de calor. Já nos automóveis elétricos, essa energia retorna para a bateria como fonte de eletricidade.
Energia solar e carros elétricos
A geração de energia solar fotovoltaica pode impactar os veículos elétricos de várias formas diferentes. Confira a seguir as principais.
Abastecimento com energia solar
Para resolver o problema de demanda energética, os módulos fotovoltaicos são utilizados para produzir eletricidade para residências, condomínios e prédios comerciais. Além de toda a economia gerada, essa energia serve para alimentar o veículo elétrico. Dessa forma, você economiza nas faturas de energia e economiza no uso de combustíveis, já que possui carros elétricos e energia solar.
Veículos com placas solares
Andar de carro tendo o sol como combustível está cada vez mais perto de acontecer. Desenvolvedores de projetos desse tipo estão trabalhando cada vez mais na otimização dessa tecnologia. Em breve teremos novidades.
Agora que você já sabe como os veículos elétricos se relacionam com a energia solar, gerando mais economia para você, o que está esperando para instalar módulos fotovoltaicos? Entre em contato conosco e saiba mais.