Você sabe como as estações de recarga para carros elétricos funcionam?

Você sabe como as estações de recarga para carros elétricos funcionam?

Os veículos elétricos e híbridos já são uma realidade no Brasil. Por serem mais sustentáveis, econômicos e tecnológicos que os automóveis a combustão, os carros, motos, ônibus e caminhões elétricos, tem alcançado maiores fatias do mercado brasileiro,

E para que a mobilidade elétrica funcione bem no Brasil, é fundamental que seja criada uma infraestrutura de pontos de recarga para abastecimento desses veículos, com ampla disponibilização de estações de recarga para estes automóveis.

E é exatamente isso que iremos abordar hoje. Fique conosco e descubra tudo sobre estações de recarga para veículos elétricos.

O que é uma estação de recarga para veículos elétricos?

Qualquer unidade de abastecimento que possibilita a recarga da bateria de um veículo elétrico podem ser consideradas estações de recarga para veículos elétricos.

Seja qual for o tipo de carregador (residencial, comercial, portátil), estão caracterizados dentro das estações de recarga.

Como funciona o carregamento em uma estação de recarga para veículos elétricos?

Carregar um carro elétrico é muito simples, e a ideia é a mesma de um posto de gasolina. Existe um cabo que tem duas extremidades, uma conectada ao carro e outra ao carregador.

Os carregadores podem ser utilizados de variadas formas. Existem modelos fixos na parede e também modelos portáteis. No entanto, o carregamento geralmente é feito por um cabo conector entre o carregador e o automóvel.

Pela lógica simples, os carregamentos podem ser realizados por funcionários do eletroposto ou pelos próprios motoristas, no caso de estações de recarga residenciais.

Quais os principais tipos de estações de carga para veículos elétricos?

Estações de recarga para carregadores de emergência

Esse carregador já vem com o carro no momento da compra e permite carregar o carro em tomadas comuns de 10A, como aquelas que temos em casa. Eles são pequenos e leves, podendo ser transportados dentro do porta-malas. Como o próprio nome sugere, esse tipo de carregador é usado em situações de emergência, onde o condutor não está próximo de nenhuma tomada ou local de carregamento. Apesar de ser muito útil, sua potência é baixa e o carregamento é longo.

Na maioria das vezes, com uma corrente máxima de 8 ou 10 A, o carregador portátil fornece uma potência máxima de cerca de 2 kW em 220 V ou 1 kW em 110 V. Isso indica que em veículos com baterias de 40 kW, uma carga completa duraria de 20 a 40 horas. Ou seja, é muito lento se comparado com outros tipos de carregadores.

As montadoras escolheram essa corrente de 8 ou 10 A para evitar riscos de segurança para o motorista e para o carro no ato de carregamento das baterias. Como essas potências são aceitas em tomadas domésticas, elas são mais seguras.

Outro diferencial do carregador emergencial para veículos elétricos, é que ele vai funcionar em qualquer casa, empresa ou comércio. É sempre bom ter um por perto.

Estações de recarga para carregadores portáteis

Os carregadores portáteis são muito parecidos com os carregadores de emergência. A principal diferença é a potência de carregamento. Os carregadores portáteis podem fornecer até 32 A em até 3 fases, reduzindo muito o tempo de carregamento das baterias.

A potência máxima de carga é de 22 kW em 380 V (trifásico), mas também existem modelos monofásicos de 7 kW (220 V) ou ainda os modelos de 3,7 kW (16 A em 220 V). Essa capacidade de 7 ou 22 kW é a mesma dos carregadores de parede ou “Wallbox”, para que sirva de referência. Com 22 kW é possível carregar uma bateria de 40 kW em menos de 2h, enquanto com 7 kW, uma carga completa poderia levar cerca de 6h.

Por causa disso, os carregadores portáteis têm substituído os carregadores fixos, pois os mesmos fornecem a mesma potência, com a vantagem de serem portáteis e mais flexíveis que os tradicionais modelos Walbox.

Estações de recarga para carregadores residenciais ou Wallbox

O carregamento residencial é responsável por 80% de todos os carregamentos feitos pelos donos de veículos elétricos no Brasil. A justificativa para isso é muito simples, pois este é o local onde o veículo passa a maior parte do tempo, gerando assim a melhor oportunidade de carregamento.

Os carregadores residenciais são mais rápidos e seguros que os carregadores emergenciais. Esses modelos são fixos e instalados nas paredes. Por isso recebem o nome de Wallbox (carregador de parede).

Da mesma forma que os carregadores portáteis, os carregadores Wallbox são mais rápidos que os emergenciais. Esse tipo de carregador chega a 16 ou 32 A e pode ser instalado em tensões de 220/380 V, dependendo da disponibilidade da rede residencial.

Além disso, os carregadores de parede são mais seguros, pois contam com mais proteções e utilizam uma instalação elétrica dedicada, gerando mais segurança para as pessoas, para o veículo e para o próprio aparelho.

Estações de recarga para carregadores comerciais (Parking)

Os carregadores comerciais são muito similares aos residenciais, principalmente no que diz respeito à potência de carregamento. A principal diferença entre eles é a quantidade de recursos disponíveis e a robustez.

Carregadores comerciais apresentam mais de uma saída para o carregamento, gerando a possibilidade de carregar dois carros ao mesmo tempo. Seu uso é indicado para estabelecimentos comerciais e condomínios, onde o consumo tende a ser compartilhado.

Os carregadores comerciais oferecem inúmeros recursos para os proprietários dos veículos elétricos. Eles possibilitam ter o histórico de consumo e fazer a gestão de energia, monitorar e controlar o acesso, além de permitir a cobrança pelo uso.

Estação de recarga rápida cc (Fast Charge)

Estes carregadores rápidos, também conhecidos como eletropostos, são os mais potentes encontrados no mercado, realizando a carga de um veículo em poucos minutos. Por sua velocidade de carregamento ele é ideal para postos de serviço e abastecimento, rodovias e frotistas.

Esses carregadores são grandes devido ao inversor integrado em seu interior que fornece energia já em corrente contínua. Mesmo assim, eles também possuem saída para corrente alternada, quando necessário.

As estações de carregamento rápido podem ser instaladas em áreas internas ou externas, geralmente sendo fixadas no solo. A maioria vem com recursos de mediação e gestão de energia, além de dispositivos de segurança que protegem o veículo durante o carregamento.

Um ponto importante é que o carregamento rápido deteriora a vida útil das baterias e deve ser evitado, se possível. Portanto seu uso deve ser restrito a situações emergenciais, para viagens longas ou operações dedicadas.

Quanto tempo leva para carregar a bateria de um veículo elétrico?

Essa pergunta não é fácil de ser respondida, uma vez que existem vários fatores que influenciam no carregamento de um carro elétrico.

Em uma estimativa, podemos dizer que um carro elétrico típico (bateria de 60kWh), carregando em um ponto de recarga de 7 kW, leva ao menos 8 horas para ter a carga completa, levando em consideração a bateria de 0 a 100%. Vale lembrar que a maioria dos motoristas não esperam a bateria acabar para recarregar seu veículo elétrico.

Sobre quilometragem, considerando a média das baterias dos carros elétricos atuais, também é possível afirmar que podemos abastecer até 180 quilômetros de alcance em cerca de 35 minutos com um carregador rápido de 50 kW.

Hoje você aprendeu sobre as variadas estações de recarga para veículos elétricos existentes no Brasil. Incrível como os carros elétricos podem ser vantajosos para as pessoas.

Fique ligado no nosso blog e saiba mais sobre veículos elétricos.


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