Geração distribuída deve triplicar em 2023

Geração distribuída deve triplicar em 2023

A energia solar vem batendo recordes de geração no Brasil em 2022. A fonte fotovoltaica cresce ano a ano, apesar de ainda representar uma parcela minoritária da matriz do país.

Por ser limpa, renovável e econômica, os sistemas fotovoltaicos têm alcançado um enorme crescimento no Brasil. Além disso, nosso país é perfeito para receber as usinas solares, uma vez que oferecemos condições climáticas ideais para a geração solar.

Funcionamento do mercado de energia solar no Brasil

Antes de irmos direto ao ponto, vamos contextualizar para vocês. Hoje no Brasil existem duas formas de gerar energia solar. A geração centralizada e a geração distribuída. Acompanhe a diferença entre as duas.

Geração Centralizada

De forma bem simples, um modelo de geração centralizada conta com poucas unidades geradoras produzindo energia para muitas pessoas. A eletricidade é levada por cabos de transmissão maiores, mais altos e com alta tensão, até as redes de distribuição, que são os cabos de energia dos postes.

A grande vantagem desse tipo de geração é a otimização de custos na geração e simplicidade de gestão administrativo, visto que tudo é concentrado somente em um lugar.

Geração Distribuída

A geração distribuída de energia, também chamada de GD, é um modelo em que várias unidades geradoras de menor porte abastecem a rede. Na maioria dos casos elas se conectam diretamente com as linhas de distribuição.

A geração distribuída cresceu muito nos últimos anos com o amplo desenvolvimento das usinas solares.

Vale lembrar que a maioria das usinas instaladas hoje são unidades consumidoras classificadas como geração distribuída, incluindo residências, comércios e indústrias.

Geração Distribuída no Brasil

Há cerca de 1,2 milhão de pontos de geração distribuída de energia solar no Brasil em 2022. De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), elas estão concentradas da seguinte forma:


Hoje, a Geração Distribuída já representa 8% da matriz energética nacional, e as expectativas de crescimento não param por aí.

Geração Distribuída em 2023

Impulsionadas pela nova regulamentação, aliado a criação de novas linhas de financiamento e queda nos preços dos equipamentos, a ideia é que a Geração Distribuída cresça cada vez mais em 2023.

Saiba tudo sobre a regulamentação da energia solar.

Encontre a melhor linha de financiamento para o seu sistema fotovoltaico. 

Mesmo com alguns encargos e tributos advindos da Lei 14.300, um estudo da ABSOLAR mostrou que o setor deve crescer 50% em 2023. Isso porque o brasileiro já conhece os benefícios dos sistemas fotovoltaicos, tendo finalmente encontrado uma alternativa viável para reduzir seus gastos com energia elétrica.

Confira todos os benefícios da energia solar.

Podemos afirmar que estamos no melhor momento para investir em energia solar. Entre em contato conosco e saiba mais.


WhatsApp