Tipos de carregadores para carros elétricos

Tipos de carregadores para carros elétricos

Carregar um veículo elétrico é quase tão simples quanto carregar um celular. Basta conectar o cabo no veículo e esperar o término da carga. No entanto, existem vários tipos de carregadores que podem se adequar a soluções específicas, atendendo as necessidades diferentes dos usuários.

Neste texto você irá aprender sobre os principais tipos de carregadores de veículos elétricos, classificados por tipo e com detalhamento individual. Rola para baixo e acompanhe com a gente.

Carregador de emergência

Esse carregador já vem com o carro no momento da compra e permite carregar o carro em tomadas comuns de 10A, como aquelas que temos em casa. Eles são pequenos e leves, podendo ser transportados dentro do porta-malas. Como o próprio nome sugere, esse tipo de carregador é usado em situações de emergência, onde o condutor não está próximo de nenhuma tomada ou local de carregamento. Apesar de ser muito útil, sua potência é baixa e o carregamento é longo.

Na maioria das vezes, com uma corrente máxima de 8 ou 10 A, o carregador portátil fornece uma potência máxima de cerca de 2 kW em 220 V ou 1 kW em 110 V. Isso indica que em veículos com baterias de 40 kW, uma carga completa duraria de 20 a 40 horas. Ou seja, é muito lento se comparado com outros tipos de carregadores.

As montadoras escolheram essa corrente de 8 ou 10 A para evitar riscos de segurança para o motorista e para o carro no ato de carregamento das baterias. Como essas potências são aceitas em tomadas domésticas, elas são mais seguras.

Outro diferencial do carregador emergencial para veículos elétricos, é que ele vai funcionar em qualquer casa, empresa ou comércio. É sempre bom ter um por perto.

Carregador portátil

Os carregadores portáteis são muito parecidos com os carregadores de emergência. A principal diferença é a potência de carregamento. Os carregadores portáteis podem fornecer até 32 A em até 3 fases, reduzindo muito o tempo de carregamento das baterias.

A potência máxima de carga é de 22 kW em 380 V (trifásico), mas também existem modelos monofásicos de 7 kW (220 V) ou ainda os modelos de 3,7 kW (16 A em 220 V). Essa capacidade de 7 ou 22 kW é a mesma dos carregadores de parede ou “Wallbox”, para que sirva de referência. Com 22 kW é possível carregar uma bateria de 40 kW em menos de 2h, enquanto com 7 kW, uma carga completa poderia levar cerca de 6h.

Por causa disso, os carregadores portáteis têm substituído os carregadores fixos, pois os mesmos fornecem a mesma potência, com a vantagem de serem portáteis e mais flexíveis que os tradicionais modelos Walbox.

Carregador residencial ou Wallbox

O carregamento residencial é responsável por 80% de todos os carregamentos feitos pelos donos de veículos elétricos no Brasil. A justificativa para isso é muito simples, pois este é o local onde o veículo passa a maior parte do tempo, gerando assim a melhor oportunidade de carregamento.

Os carregadores residenciais são mais rápidos e seguros que os carregadores emergenciais. Esses modelos são fixos e instalados nas paredes. Por isso recebem o nome de Wallbox (carregador de parede).

Da mesma forma que os carregadores portáteis, os carregadores wallbox são mais rápidos que os emergenciais. Esse tipo de carregador chega a 16 ou 32 A e pode ser instalado em tensões de 220/380 V, dependendo da disponibilidade da rede residencial.

Além disso, os carregadores de parede são mais seguros, pois contam com mais proteções e utilizam uma instalação elétrica dedicada, gerando mais segurança para as pessoas, para o veículo e para o próprio aparelho.

Carregar comercial (parking)

Os carregadores comerciais são muito similares aos residenciais, principalmente no que diz respeito à potência de carregamento. A principal diferença entre eles é a quantidade de recursos disponíveis e a robustez.

Carregadores comerciais apresentam mais de uma saída para o carregamento, gerando a possibilidade de carregar dois carros ao mesmo tempo. Seu uso é indicado para estabelecimentos comerciais e condomínios, onde o consumo tende a ser compartilhado.

Os carregadores comerciais oferecem inúmeros recursos para os proprietários dos veículos elétricos. Eles possibilitam ter o histórico de consumo e fazer a gestão de energia, monitorar e controlar o acesso, além de permitir a cobrança pelo uso.

Estação de carga rápida cc

Estes carregadores rápidos, também conhecidos como eletropostos, são os mais potentes encontrados no mercado, realizando a carga de um veículo em poucos minutos. Por sua velocidade de carregamento ele é ideal para postos de serviço e abastecimento, rodovias e frotistas.

Esses carregadores são grandes devido ao inversor integrado em seu interior que fornece energia já em corrente contínua. Mesmo assim, eles também possuem saída para corrente alternada, quando necessário.

As estações de carregamento rápido podem ser instaladas em áreas internas ou externas, geralmente sendo fixadas no solo. A maioria vem com recursos de mediação e gestão de energia, além de dispositivos de segurança que protegem o veículo durante o carregamento.

Um ponto importante é que o carregamento rápido deteriora a vida útil das baterias e deve ser evitado, se possível. Portanto seu uso deve ser restrito a situações emergenciais, para viagens longas ou operações dedicadas.

Para entender mais sobre carros elétricos, carregadores elétricos, autonomia, tecnologia, inovação e muito mais, fique atento no nosso blog. Estaremos produzindo conteúdos novos todos os dias para vocês.


WhatsApp