Conheça os fatores que influenciam na potência e eficiência dos módulos fotovoltaicos
Muitas pessoas têm dúvidas com relação a potência e a eficiência dos módulos fotovoltaicos. Esses questionamentos são coerentes se nos depararmos com módulos fotovoltaicos que têm potências e eficiências díspares.
Neste texto iremos falar sobre o comportamento destes parâmetros (potência e eficiência) operacionais do módulo fotovoltaico, apresentando os fatores que influenciam os mesmos. Por último, falaremos de forma macro, sobre a importância destes parâmetros para o funcionamento do sistema como um todo.
Potência dos módulos fotovoltaicos
A potência dos módulos fotovoltaicos não é constante. Ela varia em função da irradiância, temperatura da célula fotovoltaica e coeficiente de massa de ar. No entanto, com o objetivo de deixar as comparações entre os módulos justas, os testes são feitos através de um ensaio em condições padronizadas, ou seja, iguais para todos os módulos. Para isso foram definidas condições de teste padrão, também chamadas de STC (Standard Test Conditions).
Os testes STC são realizados em laboratório, trazendo um resultado justo e assertivo na análise. As placas fotovoltaicas são testadas nas seguintes condições: intensidade de radiação solar de 1000 W/m², massa de ar de AM 1.5, temperatura da célula de 25 °C e velocidade do vento de 1 m/s [1-2]. Isso quer dizer que um módulo de 400W só produzirá 400W quando exposto a 1000 W/m² de irradiância, massa do ar de 1,5, velocidade do vento de 1 m/s e a temperatura da célula for de 25 ºC.
Eficiência dos módulos fotovoltaicos
Assim como na potência, a eficiência dos módulos fotovoltaicos é influenciada por uma série de fatores. Os principais são:
- reflexo na superfície da célula;
- perdas no espectro infravermelho e ultravioleta;
- perdas devido a espessura da célula fotovoltaica;
- perdas devido ao fator de tensão.
- Outros fatores que influenciam no desempenho dos módulos fotovoltaicos
Vale lembrar também, que alguns dos fatores de perda na eficiência da célula fotovoltaica são determinados por leis fundamentais na física, não podendo ser controladas/reduzidas. Já as perdas de eficiência que dependem da tecnologia utilizada na fabricação das células fotovoltaicas podem ser reduzidas.
Alguns parâmetros operacionais, como temperatura da célula fotovoltaica, intensidade de irradiância, umidade e poeira, sombreamento etc, também afetam o desempenho do módulo fotovoltaico.
Por isso, é muito importante que a empresa contratada para desenvolver o seu projeto fotovoltaico, tenha profissionais qualificados que irão avaliar todo o seu contexto de instalação, oferecendo um sistema fotovoltaico que irá suprir toda a sua demanda energética.
Afinal de contas, eu devo considerar a potência e a eficiência dos módulos na hora de comprar meu sistema?
É importante sim você estar atento a essas condições na hora de escolher as placas que irão formar a sua usina solar. No entanto, um sistema fotovoltaico não é composto apenas por módulos.
Quando falamos em eficiência em um sistema de energia solar fotovoltaica, precisamos frisar que a eficiência do sistema como um todo é mais importante que a eficiência de um dos seus componentes.
A eficiência de um sistema fotovoltaico depende da arquitetura macro. Isso quer dizer que além da eficiência e potência dos módulos, é preciso avaliar os inversores, transformadores e demais equipamentos.
Conclusão
Por fim, podemos concluir que a potência e eficiência dos módulos fotovoltaicos não são constantes. Elas variam em torno de condições ambientais, como: temperatura da célula fotovoltaica, coeficiente de massa do ar, irradiância, dentre outros fatores.
No entanto, mais importante do que isso tudo, é a escolha da empresa que irá projetar o seu sistema fotovoltaico. Contando com uma empresa qualificada do setor, você terá um sistema fotovoltaico potente, eficiente e que supre toda a sua demanda energética.