Em quanto tempo tenho retorno sobre o investimento com meu sistema fotovoltaico?

Em quanto tempo tenho retorno sobre o investimento com meu sistema fotovoltaico?

Geralmente o payback (tempo de retorno do investimento) de um sistema fotovoltaico no Brasil é de mais ou menos quatro anos.

Isso quer dizer que, após quatro anos, com a economia de energia elétrica proporcionada pelo sistema fotovoltaico, você recupera todo o valor que investiu.

Acompanhe o restante do artigo e veja como funciona o retorno sobre o investimento de energia solar no Brasil, em casos reais.

Retorno sobre o investimento

É importante lembrar: o que deve ser avaliado na compra de uma usina solar não é o valor total do investimento, mas o benefício que ele proporciona.

O primeiro passo é analisar o tempo de retorno sobre o investimento, que no Brasil gira em torno de 4 a 5 anos. Depois disso, deve-se avaliar o retorno do investimento de forma macro, ou seja, verificando quanto dinheiro você irá ganhar com o sistema fotovoltaico ao longo dos anos.

Existem várias formas de analisar como é o retorno sobre o investimento de energia solar. E é exatamente disso que falaremos agora!

Sistema fotovoltaico adquirido com capital próprio

Vamos supor que temos uma usina solar de 5 kW que custou R$25.000,00 reais.

Na prática sabemos que a energia solar custa muito mais que isso em diversos lugares do Brasil, e que a inflação costuma estar acima dos 5%, o que deixa nosso sistema fotovoltaico ainda mais rentável. No entanto, vamos considerar esses valores médios em todos os cálculos até o final deste texto.

Os três primeiros anos de pagamento são negativos, indicando que o sistema está se pagando. A partir do quarto ano o lucro acumulado é positivo, mostrando que o sistema já se pagou. Dessa forma, podemos observar que o proprietário já recuperou tudo aquilo que foi investido.

Do quinto ano em diante, a rentabilidade só cresce, indicando que o lucro está cada vez maior. Em termos gerais, podemos afirmar que o retorno sobre o investimento no sistema fotovoltaico será de mais de 900% ao final dos 25 anos. Por isso, afirmamos que energia solar é um excelente negócio.

Sistema fotovoltaico adquirido com financiamento

Agora iremos analisar como acontece o retorno sobre o investimento em sistemas fotovoltaicos que foram financiados. Ou seja, ao invés de utilizar capital próprio você financia integralmente o seu sistema fotovoltaico.

Confira aqui as principais linhas de financiamento de energia solar.

O fluxo de caixa é sempre positivo, pois você não precisará desembolsar nenhuma quantia para ter o sistema fotovoltaico. Vale lembrar que as parcelas do financiamento se pagam com a economia gerada pela usina.

A principal desvantagem em utilizar um sistema fotovoltaico é que você não precisa desembolsar um capital próprio. No entanto, devido aos juros do financiamento, a lucratividade no final do processo é um pouco menor.

Mesmo financiado, o sistema fotovoltaico continua sendo uma excelente opção, já que o proprietário se livra da conta de luz cara e da inflação energética, alcançando uma lucratividade de 880% no final dos 5 anos.

Conclusão

Não existe investimento melhor que energia solar no Brasil. Pelos números que apresentamos, você pode ver que o sistema se paga rápido e que depois você desfruta de economia por mais de 20 anos.

Não é por acaso que mais de 360 mil consumidores já instalaram sistemas fotovoltaicos no Brasil, espalhados em mais de 5 mil municípios, de norte a sul. Hoje, temos mais de

4,32 GW (bilhões de watts) de potência instalada no nosso país.

Venha fazer parte desse crescimento. Tenha energia solar agora!


WhatsApp