Agora é a hora para investir em energia solar

Agora é a hora para investir em energia solar

Se você acompanha o nosso blog, sabe das inúmeras vantagens que a energia solar oferece. No entanto, hoje vamos mais além e te mostrar que você está muito próximo de contar com soluções fotovoltaicas.

Hoje vamos te mostrar que o melhor momento para investir em energia solar é agora. Quer saber o porquê? Acompanhe com a gente.

Aquisição facilitada pela regulamentação

Em janeiro, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.300/22, que institui o marco legal da micro e minigeração de energia. Essas modalidades permitem a consumidores produzirem a própria energia que utilizam a partir de fontes renováveis.

A lei permite às unidades consumidoras já existentes — e às que protocolarem solicitação de acesso na distribuidora em 2022 — a continuação, por mais 25 anos, dos benefícios hoje concedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). Também define as regras que prevalecerão após 2045 e quais serão as normas aplicáveis durante o período de transição.

No entanto, apesar de a regulamentação por lei ser algo benéfico, que gera mais confiança e credibilidade para o mercado, existem algumas burocracias que são inevitáveis nesse fluxo.

O uso da energia solar, que hoje é “gratuito”, passará a ser taxado nos próximos anos, com impostos sobre a geração de energia. Por isso, o momento de aproveitar é agora, onde você encontra a confiabilidade da regulamentação, junto com a facilidade de aquisição sem impostos.

Linhas de financiamento facilitadas

Também impulsionadas pela regulamentação, inúmeras linhas de crédito começaram a vigorar no nosso país, possibilitando que qualquer pessoa consiga investir em energia solar.

Instituições como Banco do Brasil, Caixa e Banco Santander estão vindo com soluções incríveis, viabilizando a aquisição das usinas fotovoltaicas.

Cada banco possui suas particularidades, mas calma que a Insol pensa em tudo. Clique AQUI e saiba tudo sobre as principais linhas de financiamento dos bancos.

Caso queira saber das linhas de financiamento exclusivas da Insol Energia, clique AQUI.

Mercado em desenvolvimento

Contrariando todas as previsões, a energia solar cresceu muito no Brasil mesmo num cenário pandêmico. Dados informam que as instalações fotovoltaicas cresceram 92% nos últimos três anos.

Isso porque, as pessoas passaram a conhecer mais sobre as vantagens de contar com sistemas fotovoltaicos, gerando economia para todos os seus ambientes.

Com o término da pandemia do Coronavírus, o mercado está mais aquecido e as pessoas mais dispostas a investir. Está sendo observado que a energia solar terá papel decisivo na reconstrução econômica do país, pois além de gerar mais economia, o aumento dos projetos geram mais empregos e aumentam a renda dos brasileiros.

Economia na conta e retorno sobre o investimento

A energia solar apresenta vantagens únicas. Essa solução, ao mesmo tempo, gera economia IMEDIATA na conta de luz e ainda te dá um belo retorno sobre o investimento.

E o cálculo para isso é bem simples. Quando você adquire o seu sistema fotovoltaico, você passa a economizar imediatamente nas faturas de energia. Isso quer dizer que você não vai pagar a usina + conta de luz. Você pagará somente a usina, pois, repito, a economia nas contas de energia acontece assim que seu sistema é instalado.

Geralmente, um sistema fotovoltaico é quitado em 3 ou 5 anos. Ou seja, depois que você pagar ele, você não terá conta de luz para pagar e nem o sistema fotovoltaico. Ou seja, o dinheiro que outrora investia, passa a ser seu para você usar da forma que achar melhor.

O investimento em energia solar gera muitos lucros e uma alta porcentagem de retorno sobre o investimento.

Isenção até o final de 2022

O marco legal estabelece que durante os 12 meses após sua sanção quem solicitar autorização para ligar sua geração de energia solar à rede de distribuição da concessionária de energia de sua localidade ficará livre da taxação criada pela nova lei. Este benefício valerá até 2045, como ocorre com os consumidores que já dispõem de geração própria de energia solar.

Ou seja. Se você quiser ter energia solar e não pagar imposto, precisa adquirir o seu projeto o mais rápido possível.

Percebeu que agora é a hora certa de investir em energia solar? Não perca mais tempo e invista já nessa tecnologia. Entre em contato conosco que iremos ajudá-lo.


WhatsApp