Após 93 anos, Vinícola Vinhos Beloto passa a produzir sua própria energia

Após 93 anos, Vinícola Vinhos Beloto passa a produzir sua própria energia

Com mais de 80 anos de tradição na produção de vinhos, a família Beloto é constituída por imigrantes italianos que chegaram no Brasil buscando novas oportunidades. Assim como várias famílias italiana daquela época, os Belotos se dedicaram ao plantio de parreiras.

Com muito trabalho e dedicação, a família Beloto adquiriu a propriedade onde são produzidos até hoje os seus vinhos. Mas afinal de contas, quando essa história começou?

Em meados de 1928, Fernando Beloto que havia vindo para o Brasil com seu pai, Pedro Beloto e seus irmãos, começaram a produzir vinhos destinados ao consumo familiar. Rapidamente, se consolidaram na produção de uvas e vinhos, muito apreciados pelos vizinhos e amigos.

Unindo-se a arte técnica, através da produção própria das uvas, os vinhos Beloto são conhecidos como por terem um sabor único.

Toda essa tradição de produção de vinhos foi passada de pai para filho. Gervásio e Valdemar Beloto, filhos de Fernando assumiram a Vinhos Beloto na década de 50 e logo expandiram os negócios.

Ganhando mercado em Andradas, cidade no sul de Minas Gerais que é conhecida como a capital mineira do vinho, os Belotos começaram a produzir vinhos que em pouco tempo começaram a ser comercializados no país todo.

Usina solar na Vinícola Beloto

Visando a implementação de um sistema fotovoltaico, que vai de encontro aos valores sustentáveis da empresa, a Vinícola Beloto fez a instalação de uma usina solar, com a equipe da Insol Energia.

Além de contribuir com a geração de energia própria e limpa, o sistema possibilitou um aumento exponencial de economia nas faturas de energia.

Confira os dados da usina:

  • 120 módulos fotovoltaicos de 335Wp;
  • 40.2 kWp;
  • + 90% de economia nas contas de luz.


Além de economia, o que mais ganhou a Vinícola Beloto com os sistemas fotovoltaicos?

1 – Retorno rápido de investimento

Contar com um sistema fotovoltaico representa um investimento que volta ao cliente na forma de economia de até 95% obtida na conta de luz.

O retorno do investimento depende muito da quantidade de energia que você gasta e do tamanho do seu sistema. No entanto, a média de retorno gira em torno de 3 a 5 anos.

Mas, é necessário ressaltar que você vai demorar 1 ano para ter lucro e não economia. Esse lucro diz respeito a quantidade que você investiu na aquisição do sistema, e não na economia que ele vai gerar. Assim que o seu sistema

2 – Longevidade da tecnologia

Outro ponto importante que reforça as vantagens de investir em sistemas fotovoltaicos é a longa vida útil dos aparelhos do sistema.

Em média, as placas fotovoltaicas, quando bem cuidadas, duram cerca de 25 anos. Já os inversores são utilizados por 10 a 25 anos, dependendo da tecnologia escolhida.

3 – Baixa manutenção

Sistemas fotovoltaicos não precisam de muita manutenção. Importante mesmo é limpar os módulos (placas), principalmente em locais muito secos e empoeirados.

Vale frisar que a manutenção elétrica também é necessária. Quando ela é feita dentro dos períodos corretos, a vida útil do sistema tende a ser maior.

4 – Instalação rápida

A instalação do sistema é a parte mais rápida de todo o projeto. Geralmente quando o sistema será residencial, a instalação dura cerca de 3 dias.

Já quando trabalhamos com indústrias, o tempo de instalação costuma ser maior, variando de 1 a 3 meses.

5 – Silêncio para gerar

Se você acha que o sistema fotovoltaico terá ruídos no telhado, pode tirar isso da sua cabeça. A geração de energia solar é totalmente silenciosa.

Isso porque ela utiliza o processo fotovoltaico, e não mecânico, para gerar energia elétrica. Esse efeito fotovoltaico ocorre silenciosamente dentro de cada uma das células que compõe o módulo.

6 – Imunidade contra inflação energética

A energia elétrica fica mais cara a cada dia no Brasil. Ano após ano as contas de luz sofrem aumentos de preço e machucam o bolso do consumidor.

No entanto, quando você instala um sistema fotovoltaico, você fica protegido contra essa inflação, que sobe anualmente. Isso acontece porque o sistema fotovoltaico sempre vai gerar o que você precisa, não importando o preço da fatura de energia.

Vale lembrar que a expectativa sobre o preço da energia elétrica é ruim, e é possível que ela continue aumentando seu preço. A melhor forma de se proteger disso, é contando com um sistema movido a energia solar.

Se você quer ter todos esses benefícios na sua casa, comércio ou indústria, agora é a hora certa para você investir em sistemas fotovoltaicos. Fale com a Insol Energia.  

WhatsApp