Conte com Energia Solar de qualidade

Conte com Energia Solar de qualidade

É do conhecimento de todos que a energia solar gera muitos benefícios, desde que ela seja corretamente documentada e instalada.

Mas é necessário cuidado. Pense por exemplo na seguinte pergunta: Você compraria um carro na concessionária na pura e simples base de que ele é o mais barato? Mesmo que ele já tenha demonstrado que tem defeito?

Acreditamos que sua resposta seja NÃO! Adquirir um carro dessa maneira não faz nenhum sentido. Porque seria diferente com os sistemas fotovoltaicos?

Lembre-se sempre daquele ditado. Se parece bom demais para ser verdade, é porque não é verdade.

Adquirir uma solução de energia solar pode ser uma experiência muito empolgante para a maioria das pessoas. Mas como em qualquer grande investimento, é necessário cuidado. Cuidado com quem você negocia e cuidado com os equipamentos que estão te oferecendo.

Como em qualquer outro setor, o da energia solar também conta com suas partes “enganosas”. São empresas que não estão interessadas em reduzir seus custos, muito menos com as vantagens ecológicas da energia solar. Elas só querem o seu dinheiro e serão implacáveis nessa missão.  Para evitar esse tipo de negócio, você deve estar atento aos seguintes pontos: 

1 – Fique atento as estimativas de geração dentro do orçamento

Muito provavelmente você receberá orçamentos com variadas estimativas de geração. Essas diferenças de preço podem estar ligadas a tecnologia dos módulos utilizados, com o modelo do inversor e até mesmo com a sua localização e inclinação do seu telhado.

Fique de olho em orçamentos que ofereçam uma estimativa de geração muito acima das outras, com dados exorbitantes de economia. Isso pode estar ligado à falta de experiência da empresa ou ao uso de métodos de cálculos não corretos para estimativa, com o intuito de criar vantagens que não existem. Quem se prejudica com isso é o cliente, pois corre o risco de adquirir um sistema que não abata seu consumo de energia.

2 – Faça comparações justas e coerentes

Uma empresa pode, por exemplo, usar painéis solares de alta qualidade, mas economizar no inversor, nas estruturas, no cabeamento e nos dispositivos de proteção.

Quando for realizar essas comparações, faça isso com cada componente. Também faça perguntas que justifiquem o preço de um determinado produto ser mais barato que outro. Hoje por exemplo, existem várias diferenças entre tipologias de inversores.

Saiba tudo sobre inversores fotovoltaicos.

Outra parte importante relativa à instalação desses sistemas, são as estruturas de fixação. Componentes feitos de materiais impróprios, corroem ao longo do tempo, podendo causar danos irreversíveis ao seu sistema e ao seu telhado.

3 – Fique de olho nas garantias dos equipamentos

Existem inúmeros fabricantes no mercado e os mesmos oferecem diferentes prazos de garantia. Além de conferir o período exposto pela garantia, certifique-se do tempo que o fabricante/fornecedor está no mercado, de forma que ela possa te atender se você precisar no futuro.

Sistemas de energia solar com microinversores e/ou inversores que utilizam otimização de potência por exemplo, são mais seguros, geram mais energia e contam com monitoramento aprimorado. O custo de investimento é maior, mas as garantias de retorno também são.

4 –Avalie a qualificação da empresa que está fazendo o orçamento

Procure saber quantos sistemas fotovoltaicos essa empresa já instalou na sua região e a qualificação da sua equipe de obras. Peça a indicação de clientes já atendidos pela empresa e se achar necessário tire dúvidas sobre os serviços de instalação e pós-venda dela.

Vale lembrar que empresas qualificadas, sempre recebem boas avaliações de sua clientela. Opte por organizações com capacidade comprovada, para te atendem bem independente da distância.

5 – Se atente com as letras pequenas no contrato

Algumas empresas usam equipamentos de alta qualidade no contrato, enchendo os olhos dos clientes. No entanto, dentro do contrato eles utilizam uma clausula que permite a troca desses equipamentos expostos no orçamento, por “equivalentes”.

Ou seja, eles instalam módulos e inversores de baixa qualidade, ou te cobram valores extras para instalar produtos de qualidade.

CUIDADO com as empresas que não vão te dizer quais painéis e inversores serão usados no seu sistema de energia solar. 

6 – Acompanhe de perto todas as etapas do projeto

Confirme na entrega dos equipamentos se eles estão de acordo com a potência e tipologias prometidas no orçamento.

Procure saber se o layout e local de instalação que foram aprovados por você estão sendo seguidos, e se a regularização do seu sistema foi feita dentro das normas pré-estabelecidas pela concessionária.

7 – Se um custo é tirado, algum lugar ficará prejudicado

Quando um custo significativo é cortado da sua instalação, existe um sinal claro de que esse dinheiro era para ser usado em outro lugar.

Durante a instalação, os preços mais baixos podem ser atribuídos a trabalhadores inexperientes ou empresas que não entendem bem do trabalho.

Se o seu sistema de energia solar não for instalado por uma equipe qualificada e experiente, as chances de dar errado são altas. Uma série de problemas, como incêndio, geração baixa e diminuição da vida útil podem acontecer. Tome cuidado pois o barato pode sair muito caro.

8 – Por onde a empresa se comunica?

Se atente a empresas só te prestam suporte na hora de efetuar a venda. Certifique-se dos canais de atendimento dos colaboradores da empresa e não perca contato.

9 – Escolha com sabedoria

Como outros investimentos, você é a pessoa que toma a decisão final. Após fazer a análise dos equipamentos e da empresa que irá instalar o seu sistema, você estará pronto para tomar a melhor decisão possível.

PORQUE VOCÊ NÃO DEVE COMPRAR APENAS PELO PREÇO?

A primeira e mais importante razão para não fazer isso é que um sistema fotovoltaico mais barato pode afetar seus retornos. Empresas sérias de energia solar, sempre afirmam os pontos altos dos sistemas e frisam no retorno do investimento.

Elas afirmam isso pois sabem que trabalham direito e que fazendo tudo do jeito certo, é possível garantir um retorno sobre o investimento. Mas empresas que não trabalham assim, mentem com relação ao retorno sobre o investimento, pois sabem que suas instalações não garantem essa lucratividade. Um sistema que era para durar 25 anos, na mão delas dura de 3 a 5.

Além disso, quando as empresas cortam custos nos componentes dos sistemas fotovoltaicos, aumentam o risco de ocorrência de falhas, bem como reduzem o desempenho do sistema, o que significa menos economia para você.

A Insol Energia, recebe diariamente contatos de pessoas que optaram por um sistema fotovoltaico mais barato na hora da compra, mas que no momento estão insatisfeitas com a desempenho do sistema. A empresa que instalou faz o que sempre se espera, some e deixa o cliente na mão.

Por isso, não opte nunca por um sistema de energia solar mais barato. Existem coisas mais importantes que o preço na hora de escolher o seu sistema fotovoltaico. Escolha empresas como a Insol Energia.  

WhatsApp