Qual a importância de analisar o projeto arquitetônico e elétrico antes de instalar um sistema fotovoltaico?

Qual a importância de analisar o projeto arquitetônico e elétrico antes de instalar um sistema fotovoltaico?

Como funciona um sistema fotovoltaico?

Os sistemas fotovoltaicos são feitos para reduzir custos e diminuir os níveis de poluição do nosso planeta. A energia solar fotovoltaica é limpa, econômica e ainda te garante liberdade energética.

Os painéis solares são produzidos com materiais semicondutores, como o Silício. Através desses painéis, o sistema capta a irradiação solar e gera correntes elétricas contínuas, que são invertidas para alternadas, através do inversor solar.

Dessa maneira, o sistema produz energia 100% limpa, gerando eletricidade que pode ser consumida em qualquer local.


O mercado solar brasileiro

O mercado solar brasileiro é uma das melhores opções para investimento no nosso país. Esses sistemas, que geram economia de energia e sustentabilidade, estão cada vez mais próximos do bolso do consumidor brasileiro, por causa das diferentes opções de financiamento e queda dos preços.

Você sabia que desde 2012, o mercado solar brasileiro cresce mais de 100% ao ano. Segundo dados obtidos pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o número de aquisições/instalações de usinas solares desse ano, triplicou a quantidade do ano passado.

As pessoas estão percebendo que contar com autossuficiência energética é a melhor forma de se livrar dos aumentos na conta de luz, e por isso, o mercado solar brasileiro não para de crescer.

O que o mercado fotovoltaico tem oferecido para o Brasil?

Além das vantagens econômicas dos sistemas fotovoltaicos, a energia solar fotovoltaica tem se mostrado uma importante aliada na recuperação econômica do Brasil. Isso porque, os investimentos no setor geram mais empregos e por conseguinte, mais renda.

O Brasil entrou recentemente no seleto grupo dos dez países que mais geraram empregos em energia solar nos últimos anos. De acordo com o relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o mercado fotovoltaico emplacou de vez no Brasil. Para se ter uma ideia, ocupando a oitava colocação, ficamos na frente de líderes históricos do setor, como Alemanha e o Reino Unido.

Segundo palavras do presidente-executivo da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, o Brasil é uma nação solar por natureza, com condições climáticas ideais para se tornar um líder no segmento. Ele acredita que “A energia solar fotovoltaica terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável do Brasil e dos demais países. Irá ajudar fortemente na recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”.

Segundo o relatório da IRENA, o setor de geração de energia renovável gerou 11,5 milhões de empregos no mundo ano passado, com o mercado fotovoltaico marcando participação majoritária, com 3,8 milhões de vagas preenchidas, um terço do total. O estudo ainda afirma que o mercado fotovoltaico é mais inclusivo e justo com relação aos gêneros, tendo as mulheres ocupando 32% dos postos de trabalho, ao contrário de outros setores onde a representatividade feminina chega a apenas 21%.

Porque analisar corretamente os projetos elétricos e arquitetônicos antes de fazer o projeto solar?

Os projetos de sistemas fotovoltaicos são desenvolvidos sobre medida, de acordo com as particularidades de cada empreendimento.

Por causa disso, a correta avaliação dos projetos elétricos e arquitetônicos é a principal forma de garantir que seu sistema atinja o máximo de desempenho, atendendo as necessidades dos seus clientes.

Confira a seguir alguns passos importantes que permeiam esse estudo.

Dimensionar corretamente a demanda

O primeiro passo para se instalar um sistema fotovoltaico é calcular a demanda energética que ele irá suprir. Basicamente é pegar o consumo médio do cliente e projetar um sistema que abata ele.

Em imóveis já construídos por exemplo, é feito um levantamento do consumo em kWh dos últimos 12 meses.

Para empreendimentos que estão na planta, a potência do sistema vai depender da necessidade de consumo do local e do tamanho das instalações.

Estudo de ambiente e equipamentos

Em edificações já construídas, é preciso verificar se existe uma área para instalar as placas. É importante conferir se não existem interferências no local onde os módulos vão ficar. Vale lembrar que sombras de prédios, árvores ou outros objetos podem atrapalhar a geração do sistema.

Um sistema de energia solar fotovoltaica On-Grid é composto basicamente pelos seguintes equipamentos.

Painéis fotovoltaicos

  • Inversor solar
  • Caixa de junção
  • Estruturas de fixação
  • Cabos e conectores

Integrando energia solar à arquitetura

Como a energia solar fotovoltaica é uma tecnologia mais recente no nosso país, a maioria das construções é feita em prédios prontos. Isso quer dizer que os sistemas fotovoltaicos precisam ser integrados nessas edificações.

Muitas vezes a instalação exige algumas adaptações simples na estrutura e na rede elétrica. No entanto, o objetivo é sempre suprir a demanda energética do cliente, sem pecar no aspecto visual e estético.

Mas, é necessário dizer que integrar os sistemas fotovoltaicos no projeto arquitetônico e elétrico gera vantagens significativas, como a redução de custos da instalação, uma vez que obras de adaptação não serão necessárias.

Além disso, o equilíbrio estético da construção pode ser pensado e mantido ao longo dos anos.

Você já ouviu falar no Sistema BIPV?

Dentre as soluções de integração entre energia solar, projetos arquitetônicos e projetos elétricos, destaca-se a BIPV, traduzida para o português como sistema de integração fotovoltaica em edificações.

Essa tecnologia usa painéis solares como parte da estrutura da construção, substituindo, por exemplo, janelas e claraboias por esses equipamentos de geração de energia.

Os módulos também são usados no revestimento de fachadas e como elementos de fechamentos, em marquises, e até em coberturas de estacionamento.

Essa integração gera um bonito aspecto visual, gerando economia, sustentabilidade e agregando valor ao negócio.  

Por hoje é isso pessoal. Deu para você aprender sobre a importância de estudar os projetos arquitetônicos e elétricos, antes de desenvolver um projeto de energia solar. Além disso, você também viu que integrar os sistemas fotovoltaicos, no início dos projetos arquitetônicos, pode gerar muitos benefícios para a sua construção.

Caso tenha alguma dúvida sobre os sistemas de energia solar fotovoltaica, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo. 

WhatsApp