Energia Solar no Agronegócio
O crescimento do agronegócio
A demanda pelo consumo de alimentos ao redor do mundo cresce diariamente. Nosso país, tido por muitos como o celeiro do mundo, é um importante player na agricultura e na pecuária, tanto para o mercado interno como para o externo.
Por causa disso, é preciso encontrar maneiras de aumentar a produção. Se a demanda cresce, a oferta também precisa aumentar. E uma das principais formas de aumentar a produtividades no agronegócio brasileiro, é usando a energia solar fotovoltaica.
Energia solar no agronegócio
A agropecuária é de extrema importância para o nosso país. Tida como um dos principais motores da economia brasileira, a agropecuária se destaca aqui pelos nossos vastos recursos naturais, condições climáticas favoráveis, extensa zona territorial, entre outros fatores. Vale lembrar que o Brasil é o quinto maior país do mundo em tamanho, e a maior parte dessas terras está localizada em áreas tropicais.
Mas como a energia solar no agronegócio pode ser útil? Acontece que o setor agropecuário é um grande utilizador de energia elétrica, representando uma parte considerável dos gastos. Além do mais, por estarem muitas vezes situadas em locais distantes dos centros urbanos, o produtor rural sofre com um serviço precário oferecido pela concessionaria de energia pública.
Isso tem impacto certeiro na qualidade da produção, pois não é incomum faltar energia nas fazendas. Uma alternativa que muitos produtores rurais recorreram foi o uso de geradores movidos a diesel.
No entanto, essa solução apresenta um ALTO custo de investimento, além de ser uma fonte poluidora. Diante desse cenário, a utilização da energia solar no agronegócio aparece com grande destaque para solucionar o problema.
De acordo com informações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), já são cerca de 4,7 milhões de consumidores de energia elétrica (fazendo uso da energia solar) nas zonas rurais. Esse número comtempla somente as fazendas que utilizam os sistemas ON-grid, ou seja, conectados à rede da distribuidora.
A seguir, mostraremos para vocês algumas formas de utilização da energia solar no agronegócio.
Bombeamento de água
É muito comum o uso de bombas para a distribuição de água em áreas rurais. Elas são usadas para irrigação das plantações, para matar a sede do gado ou até para consumo próprio
As bombas podem ser alimentadas pela energia solar, que é uma fonte muito mais confiável e econômica que os motores movidos a diesel.
Cerca elétrica para controle do gado
Mais uma forma de conectar energia solar no agronegócio é a eletrificação das cercas que manejam o gado.
Essa aplicabilidade não gasta muita energia elétrica, e por isso é bem simples de ser realizada. Vale ressaltar que você não precisa de muitas placas para fazer essa eletrificação da cerca.
Produção leiteira
Quem cria gado com foco na produção leiteira, costuma ficar na mão devido à instabilidade do sistema elétrico brasileiro. Quando falta energia, as ordenheiras ficam sem funcionar, ocasionando possíveis mastites nas vacas e diminuindo a produção.
Outro ponto relevante é relativo ao tanque de resfriamento. Se faltar luz, todo o leite armazenado pode estragar.
Por essas razões, contar com um sistema fotovoltaico é uma das soluções mais eficientes para acabar com esse problema, deixando a produtividade sempre alta e os prejuízos basicamente nulos.
Avicultura
A despesa que mais aumenta os custos dos avicultores é justamente a energia elétrica. O Brasil possui grande destaque nesse segmento do agronegócio e otimizar a produção reduzindo custos com eletricidade, representaria um grande diferencial para o mercado.
Usar a energia solar é a melhor maneira de diminuir os gastos fixos, visto que o sistema fotovoltaico começa a gerar economia nas faturas de energia assim que a instalação fica concluída.
Secagem e armazenagem de grãos
O Brasil é definitivamente umas das nações que mais produzem grãos no mundo, tais como feijão, arroz, trigo e soja. Esses alimentos precisam passar por um período de secagem, que garante mais durabilidade e segurança na armazenagem.
O processo de secagem costuma ser feito artificialmente, por meio de maquinário ou com ar quente. Para aumentar a eficiência e a economia, pode-se utilizar secadores de grãos movidos a energia solar. Dessa maneira, o ar das estufas fica aquecido e é levado à câmara de secagem.
Panorama do uso de energia solar no agronegócio.
O uso de energia solar no agronegócio está ficando cada vez maior.
Como a energia elétrica figura como uma parte importante do investimento produtivo, o corte de gastos proporcionados pela energia solar, faz com que o custo total da produção caia muito para quem trabalha no campo.
Utilizando energia solar no agronegócio
Existem inúmeros fatores que atestam sobre os benefícios de utilizar energia solar no agronegócio, sendo o mais atrativo a economia financeira. Porém, não é só isso, visto que a sustentabilidade também é um grande diferencial para os produtores rurais.
Outro fator que impulsiona a aplicabilidade da energia solar no agronegócio são as constantes hídricas no Brasil. Muitas vezes devido a condições climáticas – as hidrelétricas não produzem eletricidade suficiente. Por causa disso, o valor da energia é sobretaxado e o valor sobe.
Essa cobrança do sobrepreço na fatura, é o sistema de bandeiras tarifárias, que avaliam o preço da energia de acordo com a gravidade da crise.
Retorno sobre o investimento
O ROI (Retorno sobre o Investimento) em energia solar no agronegócio gira em torno de 4 anos. Considerando que a vida útil de um sistema fotovoltaico gira em torno de 25 anos, podemos colocar no mínimo, 21 anos de livre economia energética.
Isso torna a rentabilidade do investimento muito mais atrativa que outras aplicações de renda fixa, por exemplo, ainda mais quando a taxa Selic se encontra em patamares extremamente baixos.
Para os produtores rurais que tem mais de uma fazenda, é possível dividir a energia solar entre elas através dos créditos de energia. Isso pode ser feito desde que a conexão seja ON-grid, os locais sejam atendidos pela mesma concessionária e a fatura de luz tenha a mesma titularidade (mesmo CPF), seja ela pessoa física ou jurídica.
Quero investir em energia solar no agronegócio
Se você acabou de ler esse texto e viu que a energia solar no agronegócio pode te trazer muitas vantagens, precisa conversar conosco.
Vamos te mostrar como e porque trazer a energia solar para os seus empreendimentos. Não deixe de entrar em contato conosco. Estamos esperando vocês.
Confira alguns dos nossos cases