Você conhece as maiores usinas solares do mundo?
Com uma configuração simples, alto nível de economia financeira, baixos custos de instalação e apelo sustentável, as usinas solares têm se transformado, acima de tudo, em polos de investimento no setor energético.
A tecnologia passou a ser utilizada no mundo na década de 80, mas ganhou terreno de verdade nos últimos 10 anos. Foi quando o preço do investimento começou a cair e as vantagens da energia solar ficaram mais atrativas.
Tida como uma fonte sustentável e infinita, a energia solar fotovoltaica é um processo de conversão de energia que transforma a luz solar em energia elétrica.
A transformação acontece graças às células fotovoltaicas, componentes feitos de materiais semicondutores como o silício, presentes nos módulos fotovoltaicos.
Agora me conta, você já parou para imaginar quais são as maiores usinas solares do mundo? É o que vamos contar para você agora.
Tengger Desert Solar Park
Localizado em Zhongawei, na China, o parque solar Tengger é atualmente, a maior usina solar do mundo em termos de produção, otimização energética e tamanho.
Carinhosamente apelidade de Grande Muralha Solar, em metáfora com a Grande Muralha da China, a usina conta com 1200km dos 36.700km do deserto de Tengger, ocupando 3,2% da região. Essa área equivale a uma área 200 vezes maior que o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Localização: China
Conclusão da obra: 2017
Potência: 1.547 MWp
Bhadla Solar Park
A princípio, o que temos de informação sobre o parque solar Bhadla é que ele é um complexo solar de 2,25 GWp, que está sendo desenvolvido na vila de Bhadla, na Índia. O projeto, que teve início em 2015, está sendo desenvolvido em 4 fases e já foram instalados mais de um milhão de painéis solares no local.
Assim que atingir a capacidade total, o parque assumirá o título de maior instalação fotovoltaica do mundo, auxiliando a Índia no seu projeto de obter 17% de sua energia a partir do sol.
Localização: Índia
Conclusão da obra: Em construção
Potência: 1515 MWp (última medição feita)
Pavagarda Solar Park
O parque solar Pavagarda é um complexo de 2GWp que está sendo construído no distrito de Tumkur, na Índia, com a finalidade de gerar energia para uma área de 12 mil acres. O projeto teve início em 2017.
A expectativa é que o projeto substitua 578.631 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.
Localização: Índia
Conclusão da obra: Em construção
Potência: 1.400MWp
Sweinhan Photovoltaica Independet Power Project
Esta gigantesca usina solar, construída nos Emirados Árabes Unidos, ainda está em construção, mas, com a sua capacidade atual de geração, já é provável que se torne uma das maiores usinas solares do mundo.
A usina que foi, outrora, projetada para uma potência de 350MWp, foi aumentada conforme a disponibilidade de terra adicional. Desse modo, foi construída em um local com 780 hectares.
Localização: Emirados Árabes Unidos
Conclusão da obra: 2017
Potência: 1.177MWp
Kurnool Ultra Mega Solar Park
O Kurnool Ultra Mega Solar Park é mais uma imensa usina solar construído na Índia. Cobre uma área superior a 20 mil quilômetros e utiliza mais de 4 milhões de painéis solares, com capacidade de 315 e 320Wp, se tornando uma das maiores usinas solares do mundo.
Localização: Índia
Conclusão da obra: 2017
Potência: 100MWp
Longyangxia Dam Solar Park
O parque solar da Represa de Longyangxia foi concluído em 2015 e está gerando muita energia para a região norte da China. Se integrando com a hidrelétrica de Longyangxia, a usina de 1.280MWp da China.
Juntas, as duas fontes de energia se complementam, uma vez que a energia solar ajuda a poupar o uso de água pela barragem, enquanto a represa hidrelétrica equilibra a produção de energia variável das placas solares.
Localização: China
Conclusão da obra: 2015
Potência: 850MWp
Yanchi Solar Park
O parque solar Yanchi está localizado na China, gerando, aproximadamente 820 MWp. Tendo sido findada em 2016, á considerada hoje uma das maiores usinas solares do mundo.
Uma curiosidade sobre a Usina Yanchi é que ela é quase do mesmo tamanho que Macau, de forma que pode ser vista pelo espaço.
Localização: China
Conclusão da obra: 2016
Potência: 820MWp
Enel Villanueva PV Pant
O parque solar Enel Villanueva, localizado no município de Viesca, é considerado o maior projeto de Energia solar da América do Norte e do Sul do México.
Hoje, a usina solar conta com mais de 2,6 milhões de painéis solares em 2400 hectares na região semiárida mexicana.
Mesmo com a obra concluída em 2018, a usina espera aumentar seu crescimento e seus níveis de geração de energia, com o próposito de garar 1700Gwh por ano.
Localização: México
Conclusão da obra: 2018
Potência: 754MWp
Qual a maior usina solar do Brasil?
A maior usina solar do Brasil opera desde janeiro de 2020 e foi batizada de São Gonçalo, por estar localizada nessa cidade, no estado do Piauí.
Hoje, a usina gera 475MWp, mas possui uma expansão de 133MWp prevista para 2021.
E aí, conhece mais alguma usina solar grande como essas que citamos acima? Conte para a gente nos comentários.