Energia Solar – Como funciona?

Energia Solar – Como funciona?

O desenvolvimento da sociedade está intimamente ligado com a sua forma de usar energia, bem como as principais fontes disponíveis para esse uso. E quando o assunto é fonte, nenhuma delas oferece tantos recursos como o sol.

Por muito tempo, nossa sociedade ficou presa a formas poluentes de gerar energia, como o uso do petróleo e dos combustíveis fósseis. No entanto, vivemos em um mundo globalizado e com fácil acesso à informação, e por causa disso, sabemos o quanto é importante gerar eletricidade de forma limpa.   

Nesse contexto sustentável de geração de eletricidade, a energia solar sai na frente das outras. O porquê disso, mostraremos para vocês a seguir.   

O que é energia solar?  

É considerado energia solar toda a forma de energia que chega até nós, através da incidência dos raios solares.  

A energia solar é tida como uma fonte de energia renovável (isto é, sem limite de uso pois se renova).   

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que todas as formas de geração energética são provenientes da energia solar. É a energia do sol por exemplo, que altera o estado físico da água, deixando-a apta para ser utilizado pelas usinas hidrelétricas.   

O aquecimento das massas de ar são responsáveis pelos ventos, que por sua vez são utilizados na geração de energia eólica. Ou seja, tudo gira em torno da energia solar.   

Qual a potência solar no Brasil?  

O nosso país é enorme, possuindo dimensões continentais. Sua localização é considerada privilegiada no globo terrestre, quando o assunto é radiação solar. Cortado ao norte pela linha do Equador, nos encontramos em um local que recebe incidência direta dos raios solares.   

Através da visualização do mapa, é possível observar que todo o território brasileiro recebe taxas altas de irradiação solar.   


Energia Solar Fotovoltaica    

A energia solar fotovoltaica é um processo de conversão de energia que transforma a luz solar em energia elétrica.  

A transformação acontece graças às células fotovoltaicas, componentes feitos de materiais semicondutores como o silício.  

Quando as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos das diversas células fotovoltaicas que estão acopladas às placas, acontece o deslocamento dos elétrons, e assim a geração de energia elétrica.  

Vale ressaltar que as placas solares geram energia em corrente contínua (CC), porém a energia consumida nas casas e estabelecimentos comerciais é fornecida em corrente alternada (CA).  

A conversão de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) é realizada pelo Inversor.  

O equipamento converte a energia elétrica gerada pelas placas solares, e injeta a produção na rede da concessionária local (em projetos conectados à rede – on-grid) o que permite a troca da energia gerada pelo sistema fotovoltaico com a energia da rede elétrica local.  

Como funciona a troca de energia com concessionária local?  

A energia gerada pelo conjunto de painéis fotovoltaicos é convertida em créditos de energia. Cada crédito é equivalente a 1 (um) kWh.  

Após a conversão dos kWh em créditos, que é automática, será cobrado somente o resultado da diferença entre a energia consumida e a energia gerada. Caso sobrem créditos, estes possuem 60 meses de validade, portanto é possível utilizar em outros meses.  

É possível realizar a compensação destes créditos em diferentes localidades, isto é, você pode gerar energia elétrica em um local e consumir em outro. Para este caso, é necessário que a concessionária de energia elétrica dos locais seja a mesma.  

Para quem mora em condomínios, é possível instalar este sistema e dividir os créditos entre os moradores, colaborando assim para a redução das contas de todos.  

Vantagens de investir em energia solar  

Além de gerar um abatimento de até 95% na conta de luz, ainda existem vários outros motivos que confirmam a importância de investir em sistemas fotovoltaicos. Confira esses motivos abaixo:   

1 – Retorno rápido de investimento  

Contar com um sistema fotovoltaico representa um investimento que volta ao cliente na forma de economia de até 95% obtida na conta de luz.   

O retorno do investimento depende muito da quantidade de energia que você gasta e do tamanho do seu sistema. No entanto, a média de retorno gira em torno de 3 a 5 anos.   

Mas, é necessário ressaltar que você vai demorar 1 ano para ter lucro e não economia. Esse lucro diz respeito a quantidade que você investiu na aquisição do sistema, e não na economia que ele vai gerar. Assim que o seu sistema   

2 – Longevidade da tecnologia   

Outro ponto importante que reforça as vantagens de investir em sistemas fotovoltaicos é a longa vida útil dos aparelhos do sistema.   

Em média, as placas fotovoltaicas, quando bem cuidadas, duram cerca de 25 anos. Já os inversores são utilizados por 10 a 25 anos, dependendo da tecnologia escolhida.   

3 – Baixa manutenção  

Sistemas fotovoltaicos não precisam de muita manutenção. Importante mesmo é limpar os módulos (placas), principalmente em locais muito secos e empoeirados.   

Vale frisar que a manutenção elétrica também é necessária. Quando ela é feita dentro dos períodos corretos, a vida útil do sistema tende a ser maior.   

4 – Instalação rápida  

A instalação do sistema é a parte mais rápida de todo o projeto. Geralmente quando o sistema será residencial, a instalação dura cerca de 3 dias.   

Já quando trabalhamos com indústrias, o tempo de instalação costuma ser maior, variando de 1 a 3 meses.   

5 – Silêncio para gerar  

Se você acha que o sistema fotovoltaico terá ruídos no telhado, pode tirar isso da sua cabeça. A geração de energia solar é totalmente silenciosa.   

Isso porque ela utiliza o processo fotovoltaico, e não mecânico, para gerar energia elétrica. Esse efeito fotovoltaico ocorre silenciosamente dentro de cada uma das células que compõe o módulo.   

6 – Imunidade contra inflação energética  

A energia elétrica fica mais cara a cada dia no Brasil. Ano após ano as contas de luz sofrem aumentos de preço e machucam o bolso do consumidor.

No entanto, quando você instala um sistema fotovoltaico, você fica protegido contra essa inflação, que sobe anualmente. Isso acontece porque o sistema fotovoltaico sempre vai gerar o que você precisa, não importando o preço da fatura de energia.    

Vale lembrar que a expectativa sobre o preço da energia elétrica é ruim, e é possível que ela continue aumentando seu preço. A melhor forma de se proteger disso, é contando com um sistema movido a energia solar.   

7 – Créditos de energia  

Os créditos de energia são gerados quando uma unidade consumidora (casas ou empresas que possuem sistema solar fotovoltaico) injeta o excedente de energia elétrica na rede da concessionária local.    

Isso acontece, pois, em determinados momentos a usina solar irá produzir uma quantidade de energia elétrica maior do que o consumo. A fim de que a energia produzida não seja desperdiçada o Inversor Solar injeta o que sobrou na rede da concessionária para que seja utilizada em outros locais.  

O Medidor Bidirecional é o equipamento responsável por medir quantos KWh sua usina solar fotovoltaica injetou na rede da concessionária, pois, no fim do mês a quantidade de créditos gerados será abatida da quantidade de energia que a residência ou estabelecimento consumiu da rede local. Cada crédito é equivalente a 1 (um) kWh.  

Aprenda tudo sobre créditos de energia.   

8 – Geração Distribuída  

Geração distribuída pode ser definida como uma fonte de eletricidade, conectado à rede de distribuição. A geração distribuída de energia solar pode ser obtida através de diversas fontes, e a energia solar fotovoltaica é uma delas.  

Em termos simples, geração distribuída é o nome que se dá a energia elétrica gerada no local de consumo, ou próxima a ela, podendo ser compartilhada com outras localidades (distribuída).  

Percebeu agora como é importante e vantajoso investir em energia solar? Só essa alternativa é capaz de agregar economia e sustentabilidade nos seus empreendimentos.   

Você sabia que a Insol Energia trabalha com soluções completas em energia solar? Clique AQUI e faça o seu orçamento.  


WhatsApp