Usina Solar Fotovoltaica do Estádio do Mineirão

A Usina Solar Fotovoltaica (USF) Mineirão tem uma potência total instalada de 1,42 MWp, com cerca de 5910 módulos fotovoltaicos de 240 W. Toda a energia gerada será injetada na rede de distribuição da Cemig. Esse empreendimento fez parte do Projeto Minas Solar 2014, da Cemig, que foi financiando em 80% com fundos do Banco de Desenvolvimento da Alemanha, Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).

 

A iniciativa de se instalar uma central geradora de energia a partir dos raios do sol no Mineirão foi inspirada em estádios na Alemanha (Freiburg) e na Suíça (Berna), além de outros estádios solares construídos para a Eurocopa 2008.

A energia elétrica será injetada na rede da Cemig, por meio da subestação de alimentação do Mineirão. Nesse contexto, 10% da energia total gerada vai retornar à Minas Arena e será utilizada dentro do Gigante da Pampulha. Estima-se uma geração de 1.825 MWh de energia por ano.

Em maio de 2017, a energia total gerada acumulada é de mais de 5507 MWh, o que evitou o lançamento de cerca de 360,89 toneladas de co2 na atmosfera. A energia solar fotovoltaica conectada à rede já é realidade em todos os níveis. A partir da Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é possível a conexão de microgeradores no sistema de distribuição das concessionárias de energia elétrica. Em suma, qualquer residência está apta a ter sua própria fonte de geração de energia.

E então, ficou curioso? Entre em contato com a Insol Energia e faça um orçamento gratuito.

%d blogueiros gostam disto: