Qual Tipo de Sistema Escolher?

Sistema Fotovoltaicos Conectados à Rede ou Sistemas Fotovoltaicos Autônomos: Qual escolher?

Uma das maneiras alternativas e renováveis de se obter energia é utilizando a energia solar. A energia solar fotovoltaica nos traz diversas vantagens, tendo como principal benefício estar em todo lugar.

Para adquirir uma usina fotovoltaica, devemos saber que existem basicamente dois tipos de sistemas, o Sistema Fotovoltaico Autônomo (Off-Grid) e o Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (Grid Tie). Para lhe auxiliar nesta decisão, separamos uma série de vantagens e desvantagens de cada tipo de sistema. Confira:

Sistema Fotovoltaico Autônomo (Off-Grid):

Esses sistemas são autônomos, isto é, são independentes da rede de distribuição de energia elétrica. A energia excedente é armazenada em baterias, o que possibilita o uso dessa em períodos noturnos.

Estes sistemas são amplamente utilizados e indicados em sistemas de bombeamento de água, eletrificação de cercas, postes de iluminação e em locais onde a rede de energia elétrica da distribuidora é de difícil acesso.

Por este sistema utilizar baterias como única fonte de energia em períodos noturnos, é necessário um projeto criterioso, levando em consideração as condições climáticas do local em todas as estações do ano bem como conhecer a fundo a demanda de energia elétrica necessária.

 

Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (Grid Tie):

Estes sistemas precisam necessariamente estar conectado à rede de distribuição de energia. Não é necessário a utilização de baterias para armazenamento de energia elétrica, portanto são mais eficientes e indicados para locais onde o acesso à rede de distribuição de energia elétrica é fácil.

Adquirindo um sistema deste tipo, o relógio do medidor de energia elétrica girará para os dois lados, medirá seu consumo de energia elétrica e também sua geração própria. O excedente é convertido em créditos, que possuem uma validade de 60 meses, assim você paga, para a concessionaria, somente a diferença entre a energia gerada e consumida, somando a taxa de disponibilidade.

A energia solar ainda é um dos recursos mais promissores do Brasil para a geração de energia elétrica. Essa é considerada limpa, é renovável e não causa danos para o meio ambiente em sua geração.

%d blogueiros gostam disto: