Energia Solar: Saiba mais!

O sol é a maior e mais significativa fonte de energia que incide sobre o nosso planeta. Nada mais inteligente, portanto, do que buscar formas de aproveitar isso melhor e converter em energia elétrica para ser utilizada nos afazeres do nosso dia a dia. O responsável por isso é chamado de sistema fotovoltaico, cujos componentes e funcionamento você vai conhecer em detalhes a seguir.
Primeiramente, é preciso distinguir duas categorias: a energia térmica e a fotovoltaica. Ambas são captadas a partir da luz do sol, mas a diferença é que no caso da primeira, os raios solares primeiramente são transformados em calor e só depois em energia elétrica. Já no caso da fotovoltaica, a conversão é direta, ou seja, a irradiação do sol é convertida em energia elétrica.

Como funciona o sistema fotovoltaico?
O principal elemento desse sistema é o painel fotovoltaico. É uma espécie de placa confeccionada com materiais semicondutores de energia, instalada no telhado das construções.
Ao longo do dia, esse painel é exposto à radiação solar e essa energia é absorvida para depois ser convertida na energia elétrica que vai permitir o funcionamento dos aparelhos que você tem em casa.
No início, a utilização da energia elétrica gerada pelos painéis fotovoltaicos eram ligeiramente mais complexo do que os de hoje em dia, porque eram isolados da rede elétrica. Por isso, a energia elétrica gerada pelo sol ficava armazenada em baterias para poder ser utilizada depois. No início da década de 90, surgiu na Alemanha o sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica e entrou em cena um dispositivo chamado de inversor. Ele recebe a energia do sol em corrente contínua e a transforma em corrente alternada, colocando-a no mesmo padrão da energia distribuída pela rede elétrica.
Com isso, todos os aparelhos que estão ligados na rede elétrica podem ser utilizados automaticamente aproveitando a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos.
Quão eficiente é esse sistema no Brasil?
O Brasil tem um grande potencial para aproveitar a energia solar, porque na maioria das regiões do país o sol se faz presente praticamente durante o ano todo. Isso faz com que os painéis fotovoltaicos atinjam uma eficiência bem satisfatória para resolver ou, pelo menos, amenizar as demandas de energia do país.
Além de o país ser privilegiado pelo sol que brilha para nós o ano inteiro, também temos por aqui uma das maiores reservas de silício do mundo, material usado na confecção das placas fotovoltaicas. Mais uma razão para investir na energia solar.
Nos dias de hoje, o governo brasileiro já tem investido para levar energia solar até algumas regiões, especialmente na área rural. Mas quem deseja ter esse tipo de energia em casa, já pode instalar as células, mas isso é assunto para outro momento!
O mais importante é que cada vez mais pessoas tenham a consciência do quanto é importante optar por fontes de energia que gerem menos impacto para o meio ambiente, para que a sociedade continue se desenvolvendo, mas de modo sustentável.
Quer saber mais? Entre em contato com a Insol Energia! Nossos orçamentos são gratuitos!
Gere você também sua própria energia elétrica!
%d blogueiros gostam disto: